segunda-feira, abril 23, 2007

quem quer casar com o professor

À Pandora, Ser professor é uma carreira reconhecida. É raro um docente sair da escola onde está colocado. Diariamente tem direito a quatro horas para preparar aulas e atender alunos. Segundo um inquérito feito às coreanas, pela Universidade de Seul, citada pela revista Veja, as condições laborais - bom ordenado, emprego estável e férias prolongadas - fazem dos docentes "o melhor partido para casar". Byung Goo Kang, assessor da embaixada da Coreia, conta que no seu tempo de estudante a palavra do professor era lei. "Hoje já estamos mais ocidentalizados" e um aluno pode contestar a sua opinião, mas sempre com respeito. Segundo o Ministério da Educação coreano, há cerca de 468 mil professores. De acordo com a OCDE, um professor experiente ganha em média, na Coreia do Sul, cerca de cinco mil euros mensais, por cá um docente em final de carreira não chega a ganhar metade (1800 euros ilíquidos).

9 comentários:

Fresquinha disse...

são quase 2000 liquidos, no final da carreira... eu estou quase lá :/

é uma tristeza, se ao menos reconhecessem o que fazemos...

SaoAlvesC disse...

hihihii... comentei e nem vi que ainda estava com a tua conta activa... sorry, ficou em teu nome! não consegui apagar...que coisa!

beijo.

Mano 69 disse...

É tão bom ser socializado por uma professora boa, digo, uma boa professora.

Fresquinha disse...

Mano,

Pois, tens bom remédio, senão quiseres ir à Coreia. Não sei é se são professoras boas. Consta que pesam pouco. O que é uma vantagem, claro.

Pandora,
Tens que ir é para a Coreia. Casas com um coreano por correspondência (um que seja professor) e escusas de ir para Angola. Eu visito-te.

Mano 69 disse...

Serão as professoras coreanas são coriáceas?

cris disse...

Eu vou!!!! Mas antes, mando a Lulu e o Simplesmente Cretino e toda a corja de gente que não merece o meu respeito, num barco com grande rombo, para cima da fossa das Marianas.

Não é coreano e nem deve estar correcto mas a eles diria: shi swo pu yu wu shi yu yen. ! Ou então soltava o nortenho que há em mim e pronto!!! Tava prontinha pa partir.

Beijocas

Fresquinha disse...

Mano,
Não. Essas são tartarugas. Ninja.

Cris,
Onde aprendeste coreano ???? Estou obviamente preocupada ...:-(

GARGALHADAS !

Gotinha disse...

Pandora, já compraste os nossos bilhetes para a Coreia??!
;-)

Fresquinha disse...

Ó Gotinha,

O homem não é árabe. Cultura monogâmica. A não ser que tenha irmãos. Eu vou perguntar. E o Goto ? Ai, ai, ai ...