sexta-feira, janeiro 30, 2009

uma carta que deve circular

.

A Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa
Campo de Santa Clara
Mosteiro de S. Vicente de Fora
1149-185 LISBOA
Lisboa, XX de Janeiro de 09

.
A Sua Eminência
Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa
.
Chamo-me Tânia de Saint-Maurice Correia de Matos Capela Ferreira, tenho 42 anos, casada com Paulo Capela Ferreira. Sou mãe de família, até há pouco, de dois rapazes, o Pedro, mais velho, de 18 anos, e o David, de 16 anos. Com o meu marido temos procurado dar uma educação esmerada aos dois.
.
Mas, infelizmente, no dia 26 de Janeiro, o nosso filho Pedro suicidou-se. Não sabemos porquê, não houve sinais e, se os houve, não os soubemos ler. Confrontamo-nos com a inelutável e irreparável perda do nosso filho.
.
De uma forma consensual, eu e o meu marido decidimos que os nossos filhos seriam baptizados se assim o quisessem, com plena consciência desse acto tão sério e responsável. Teria de ser uma decisão deles. Somos casados pela Igreja, decisão da nossa inteira responsabilidade e convicção religiosa.
.
Tal como nesse tempo em que procurámos a benção de Deus, agora, mais do que nunca, nestes momentos de imensa dor, precisávamos dela. Que Deus está connosco é uma certeza interior. Mas os representantes da religião que professamos, insensíveis ao nosso sofrimento, recusaram oficiar essa benção. Tendo a agência funerária, na minha presença, contactado o padre José Maria da paróquia de Alverca, onde vivo, este recusou-se a fazer o funeral, tal como outros padres que alegaram não poder entrar na jurisdição do primeiro. Todos se negaram a acompanhar o Pedro à sua última morada.
.
Eu, toda a família e amigos, vivemos humilhados estes momentos, sem compreender tão grande crueldade vinda de ministros de Cristo. Alegaram que ele não era baptizado, mas é fraco argumento. Todos temos participado em funerais religiosos de pessoas nas mesmas condições e nunca vi uma atitude desta natureza. Não é esta uma prática anterior ao Concílio Vaticano II?
.
Na ausência de um padre, fiz eu uma prelecção, porque era vital para o Pedro e para todos nós. E depois, com muito amor, rezámos a oração que o Senhor nos ensinou. Eram largas centenas de jovens, colegas e amigos do meu filho Pedro, que, num silêncio impressionante, nos acompanharam. Deus esteve connosco. Em Seu nome, os representantes da religião católica estiveram ausentes.
.
De uma Igreja assim não precisamos. Não poderá Vossa Eminência obviar a que tais situações se repitam, de forma a que honremos a memória dos nossos mortos e a família não seja tão barbaramente excluída da consolação que Jesus prometeu?
.
Com os melhores cumprimentos
Tânia

Da Sara para o Pedro

desenvolva a sua própria filosofia de vida ou mensagem a todos os católicos

.

A moral pessoal - a mais pura destilação da moral social - é uma característica da consciência pura. É desenvolvida dentro e testada fora. A moral pessoal é baseada na Lei Maior, e não na opinião certa ou boa dos homens. A victória moral é aquela que guia e promove virtudes, santidade e honra. É irrelevante o consentimento ou a condenação, pois ela existe, independentemente da opinião alheia.
.
Estamos a desenvolver a responsabilidade moral, e ainda que não esteja pronta, ela vem amadurecendo rapidamente.
.
Ao começarmos a desenvolver a própria moral iremos depararmo-nos com diversas filosofias morais diferentes. Com o tempo cada um encontrará uma filosofia que melhor se encaixa consigo próprio, e as experiências escolhidas na vida farão com que ela seja aprimorada.
.
Afinal, a vida é uma extensão da filosofia da alma, e a jornada (também conhecida como "O Caminho Heróico") é uma expressão dela.
.
Uma filosofia de vida pessoal é uma chave importante, e sabe-se desde a antiguidade, que não se pode graduar numa universidade ou faculdade, sem primeiro demonstrar a destreza do conhecimento interno.
.
Em tempos passados, Ética e Moral eram os braços da filosofia, uma ciência da mesma tradição que a Matemática e a Lógica. As primeiras eram consideradas ciências normativas e as outras ciências formais. Química e Matemática eram associadas às ciências empíricas e a Psicologia (a razão e o desígnio da alma), uma ciência empírica social. Muito tempo depois surgiu a também denominada Psicologia, abordando um nível analítico da mente humana em relação ao um contexto social e cultural.
.
Nas escolas de filosofia da antiguidade, cujos mestres são relevantes até os dias de hoje, Filósofos (cientistas) aprenderam como determinar e expressar a santidade através da conduta, como se ambas, santidade e conduta, fossem companhias indispensáveis. A lição envolvia sempre a habilidade de discernir entre o que era bom ou desejável em si mesmo, em oposição ao que era desejável como meio para atingir um fim. A primeira alternativa era considerada de grande valor, um exemplo vivo do bem maior.
.
A maioria da doutrinas éticas era dividida entre virtudes como a prudência, a alegria ou o poder. Testes de discernimento englobando todas as virtudes eram aplicados aos candidatos de vez em quando. Provas imperceptíveis eram aplicadas pelos graduados, pensadores que naquela época usavam mantos azuis ou anéis de pedra azul-índigo. Os testes eram subtis por natureza, e os graduandos raramente percebiam a armadilha em que estavam prestes a cair. São os chamados teste surpresa, como dizem hoje em dia.
.
O valor máximo da doutrina ou do princípio não era facilmente revelado. Você é também um candidato que está sendo apresentado a muitos desafios diferentes. Há lições, menos formais que as descritas acima, mas de importância igual na sua medida.
.
Você saberia avaliar-se hoje face a esses valores? Poderia tomar uma decisão que afectasse a vida de muitas pessoas, para melhor ou para pior, e ficar em paz com a sua decisão? O valor máximo de um momento, um acontecimento e mesmo um relacionamento é, às vezes, impossível de ser definido a não ser à luz da sabedoria, e é por isso que o desenvolvimento de uma filosofia pessoal pode ser tanto útil como prática. Presença, coragem e satisfação são alguns dos benefícios associados á filosofia pessoal.
.
As virtudes em conjunto com a doutrina natural da realização humana levam à expansão do bem maior.
.
Aqueles que não têm motivação para exercer as escolhas, resignam-se a aceitar as decisões alheias, sejam elas boas ou más. A vida desses indivíduos pauta-se pela filosofia da prudência e vivem de acordo com a conduta moral da cultura e da sociedade a que pertencem. Os que seguem a filosofia da prudência, por ignorância, em lugar de escolha, mais tarde poderão analisar as suas vidas com amargura e inquietude.
.
O Hedonísmo, a filosofia que promove o prazer como valor supremo, está em voga nos dias actuais, principalmente quando mudanças dimensionais são possíveis e prováveis. Mesmo numa filosofia de prazer, os desafios surgem ao longo do caminho de qualquer candidato. Um hedonista terá que escolher entre o prazer intenso e o duradouro, bem como quando negá-lo em favor do conforto. O conflito do hedonista está na preferência entre o prazer mental e o físico. Essa jornada pode levá-lo a caminhos de dependência onde as pequenas distorções oferecerão fuga para essa prisão auto-imposta.
.
Pessoas que adoram competir tendem a desenvolver uma filosofia onde a maior realização é o poder, uma forma de controle. Cada victória, embora satisfatória, aumenta o grau de competição para o próximo nível. Às vezes, o poder absoluto pode tornar-se um desejo subjectivo em vez de objectivo.
.
Neste tipo de filosofia onde a pessoa se frustra, impinge aos outros a mesma situação. Pessoas que buscam poder e controle coadunam com a ética alheia enquanto lhes servir de apoio para a obtenção de poder, mas frequentemente mudam de preferência após conseguiram o que querem. A busca por recompensas comuns de uma vida ética pode, por um tempo, mascarar o desejo interior de poder, porém ele é logo revelado quando o poder começa a corroer e corromper o indivíduo internamente.
.
O desenvolvimento de uma filosofia de vida fortalece e aprofunda os objectivos. O seu propósito não é o que você faz ou o porque nasceu, mas o que fomenta e expande a sua consciência e desejo de crescer. A finalidade é parecida com as raízes de uma árvore. Alongam-se profundamente dentro da terra para que a copa possa atingir o céu. Raramente é necessário verificar as condições das raízes, pois são nutridas do interior e de dentro. Elas mantêm a árvore em qualquer situação, seja nas tempestades ou nas secas. As folhas e os galhos crescem para bem longe das raízes e em diversas direcções diferentes. Mesmo assim, as raízes continuam provendo tudo o que é necessário para que essa árvore se desenvolva. Até uma árvore podada é útil. Ao olhar além das falhas humanas, o desenvolvimento é muito mais rápido.
.
Comece de novo, para além de onde você pensava estar. Perceberá que na verdade se encontra um pouco mais adiante do que imaginava, muito provavelmente porque ainda insiste em gastar o seu tempo olhando para tràs. Lembre-se de que no começo tudo parecia um caos, mas não há caos nenhum. Parecia um tumulto, mas na realidade é a forma natural de ser.
.
Sabe agora que tudo está dentro do TODO o processo. Não há dúvidas disso. É a mesma verdade de sempre. Agora é o próximo recomeço. Existem alguns fins também, mas a Lei da Continuidade favorece a pausa, em vez da paragem completa.
.
Notem que algumas pessoas irão parar onde estão e escolherão não prosseguir ou ir adiante. Respeitem essas escolhas e agradeçam a contribuição dada por elas até ao momento.
.
A Lei da Continuidade respeita que algo (ou alguém) deva passar por vários estágios ou condições intermediárias a caminho de se tornarem algo (ou alguém) melhor. Os que preferirem dar uma pausa ou parar poderão descansar ou ficar num desses estágios intermediários. Nesse último caso, elas servirão de viga e suporte para uma ponte que em breve será cruzada. Quanto maior for a gratidão pela contribuição feita, mais forte essa ponte será.
.
Olhe para além das aparências e abaixo da superfície, literalmente falando. Algum tempo atràs a Humanidade em evolução decidiu que as coisas não poderiam continuar como estavam. Uma percentagem da população concordou e começou a imaginar um futuro diferente para a terra. Uma vez que os pensamentos se transformam em realidade, um leque de possibilidades ou potenciais nasceram e algumas dessas possibilidades estão agora a ser exploradas.
.
As filosofias que abordamos também se aplicam à Terra. A Terra serve a Humanidade, significando que ela se recria, de acordo com a filosofia colectiva.

  • Comece o dia sentindo-se bem consigo mesmo, independentemente do que imagina que a sua contribuição para a Terra ou para a Humanidade deveria ser.

  • Interiorize que você é parte integrante de um mundo em mudança e que cada pensamento, intenção e acção se repercutem.

  • Mude o mundo da maneira que puder. Os problemas e as soluções negligentes são temporários, mas as soluções reflectidas são permanentes.

  • Quando há o entendimento consciente da causa do problema, não há necessidade de repeti-lo ou ser intimidado por ele.

  • Peça para ser parte de uma solução que lhe interesse, e ao consegui-la use a sabedoria e a compaixão para compartilhar esse conhecimento com outras pessoas. Esse é o dom da Eternidade.

Fonte

quinta-feira, janeiro 29, 2009

Este blog encontra-se de luto, por tempo indefinido.

segunda-feira, janeiro 26, 2009

água


The Fall

... é juntar o fogo de artifício visual de Jodorowsky e a magia do contador de histórias Tarkowsky.

A fotografia de Teresa Nabais


L'Amour et la Morte

That's magic !


That's Magic! from Brandon McCormick on Vimeo.

quarta-feira, janeiro 21, 2009

legumes ao cesto

Couve Rôxa

Cenoura

Ervilhas



100 metros de existência



"A genuine leader is not a searcher for consensus but a molder of consensus."
Martin Luther King Jr

irreconhecíveis

Nicole Kidman em "As horas"

segunda-feira, janeiro 19, 2009

sexta-feira, janeiro 16, 2009

obras primas do Prado


o turbante














quarta-feira, janeiro 14, 2009

o bôbo







e o frio volta amanhã ...brrrrrrrrrrr







é muito mau !!!


segunda-feira, janeiro 12, 2009

o clima deste ano




2009 será o ano das tempestades – tempestades que fazem notícia em todas as páginas dos jornais e levam ao drama – sejam terremotos, sejam violentas tempestades jamais medidas a esse nível antes; ventos, chuva, raios – tempestades de raios estranhas e pouco normais por todo o mundo que produzem padrões jamais vistos antes em alguma tempestade de relâmpagos - isso vai ocorrer pelo mundo todo.
.
O clima será notícia, particularmente depois do primeiro trimestre deste ano. Vai deixar os cientistas perplexos e os que estudam os seus padrões, e eles vão começar a imaginar por que as transformações nos pólos magnéticos estão mudando numa base errática, assim como a intensidade magnética da Terra. Ambos os pólos magnéticos vão estar em transformação, e a força – ou falta de força – do puxão gravitacional na Terra vai mudar esse ano, e vai estar errático. Não vai seguir um bom caminho simétrico. Vai mudar em cada parte da Terra, e cada aspecto biológico da Terra vai sentir isso, mas a maioria não vai entender o que está a acontecer.
.

Muitas espécies partirão da Terra permanentemente. Elas partem para que novas espécies possam se desenvolver e entrar; de maneira que as espécies humanas possam evoluir e mudar. Tudo isso, queridos humanos, é uma benção da maior magnitude.Vai haver momentos que iremos zangarmo-nos com Deus quando deitados na cama, escondendo-nos no andar debaixo de suas casas, no meio de tempestade numa ravina em algum lugar, quando os nossos vôos atrasarem por dias e dias, dias e dias sem fim.
.

Vocês irão zangar-se com Deus quando a neve nos cobrir, acima das nossas cabeças e não forem capazes de sair, ou quando trovoadas contínuas e raios parecerem intermináveis.
.

O clima é consciência, e ela está mudando. O clima está servindo a humanidade. O clima é uma maneira tão perfeita de permitir que essa coisa simples aconteça, a energia busca resolução, transformação. Renovação. E é isso o que vai acontecer esse ano.
.

É a mudança no clima global que causará um déficit de alimento pelo menos pelos próximos anos. Lugares onde se confiava no crescimento de alimento, não serão capazes de produzi-lo. Os reservatórios, bem fundo na superfície da Terra, vão secar ou se tornar tóxicos às plantas. Lugares que experimentavam climas temperados vão começar a experimentar climas mais severos – muito frio, muito calor – e as plantas, que uma vez cresceram na superfície, não crescerão sem esforço, (se crescerem). Isso vai causar uma diminuição nos suprimentos de comida na Terra.
.

Vai haver momentos que nós iremos culpar Deus quando estivermos deitados na cama, escondendo-nos no andar debaixo das nossas casas, no meio de tempestade numa ravina num lugar qualquer, ou quando os nossos vôos atrasarem por dias e dias, dias e dias sem fim, ou quando a neve nos tiver coberto, acima das nossas cabeças e não formos capazes de sair, ou quando trovoadas contínuas e raios parecerem intermináveis.
.

O clima não é mais do que a consciência, e ela está mudando. O clima está servindo a humanidade. O clima é uma maneira tão perfeita de permitir que essa coisa simples aconteça, a energia busca resolução, transformação. Renovação. E é isso o que vai acontecer esse ano.
.

A produção alimentar vai mudar, e as tecnologias estão aí com novos tipos de produção, como a Terra jamais viu antes, e há aqueles que farão outros humanos acreditar que há escassez. Não caia nessa armadilha. Há sim uma mudança na produção de alimentos.
.
Há tecnologias agora para a produção de alimentos que não podem sair do laboratório devido à falta de fundos ou à falta de interesses. Há tecnologias nesse momento prontas para aparecer. Mas não aparecem porque essas tecnologias tem a ver com combustível muito barato e limpo, como disse David. Estão prontas para serem lançadas, mas há falta de fundos ou interesse, ou às vezes apenas portas fechadas. Essas coisas estão prontas a acontecer. Há tecnologias já desenvolvidas agora, que nos deixaríam impressionados em termos de cura. Apenas precisam de refinamento e de fundos.
.
We cannot wait for the storm to pass over - we must learn to dance in the rain.

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Genius:
To know without having learned;
to draw just conclusions from unknown premises;
to discern the soul of things.
.
Ambrose Bierce

Gin em "These Roses"


a vida é um sonho por Pedro Calderón de la Barca





.


Acto II, escena 19. Monologo de Segismundo.

Es verdad; pues reprimamos

esta fiera condición,

esta furia, esta ambición

por si alguna vez soñamos.

Y sí haremos, pues estamos

en mundo tan singular,

que el vivir sólo es soñar;

y la experiencia me enseña

que el hombre que vive sueña

lo que es hasta despertar.

Sueña el rey que es rey,

y vive con este engaño mandando,

disponiendo y gobernando;

y este aplauso que recibe

prestado, en el viento escribe,

y en cenizas le convierte

la muerte (¡desdicha fuerte!);

¡que hay quien intente reinar,

viendo que ha de despertar

en el sueño de la muerte!

Sueña el rico en su riqueza

que más cuidados le ofrece;

sueña el pobre que padeces

u miseria y su pobreza;

sueña el que a medrar empieza,

sueña el que afana y pretende,

sueña el que agravia y ofende;

y en el mundo, en conclusión,

todos sueñan lo que son,

aunque ninguno lo entiende.

Yo sueño que estoy aquí

destas prisiones cargado,

y soñé que en otro estado

más lisonjero me vi.

¿Qué es la vida? Un frenesí.

¿Qué es la vida? Una ilusión,

una sombra, una ficción,

y el mayor bien es pequeño;

que toda la vida es sueño,

y los sueños, sueños son.

banana, queijo e canela

Uma sandwich composta por pão, manteiga (para quem usa), fatias de banana, queijo e canela de boa qualidade.

segunda-feira, janeiro 05, 2009

um Dia de Reis diferente



Manteiga de maçã para barrar em fatias de Bolo Rei / Rainha torradas
.
2,5 kg de maçãs descascadas e picadas e transformadas em puré (usei o processador)
1 chávena de açúcar branco
1 chávena de açúcar mascavado escuro
4 colheres (chá) de canela (ou a gosto)
1 colher (chá) de pimenta-da-jamaica
½ colher (chá) de gengibre ralado
½ colher (chá) de de cravo-da índia em pó
¼ colher (chá) de sal
1 colher (chá) de noz-moscada
.
Misture os ingredientes numa tigela e junte às maçãs ou ao puré de maçãs numa panela grande. Cubra e cozinhe no mínimo (fogo bem baixo) até evaporar, engrossar e escurecer. Destape e deixe terminar de engrossar. Remova do lume. Ponha em frascos esterilizados e secos.
Refrigere.

o meu desejo para 2009 : "Stand by me"


No You Tube

domingo, janeiro 04, 2009

arte em flash

1. Aqui
2. Ali

Alice


Versão integral

Justice - DVNO


Justice - DVNO from Niels van Dijk on Vimeo.

ski jump

meia anatómica


mutação


MUTATION ... (HD) 3D animation from Daniel Zagórski on Vimeo.

Conceito:

"Organiza a tua vida de acordo com o teu cálculo de probabilidade"

míssil


a dois amigos muito especiais: António e Gena

10 coisas que não sabias a teu respeito


01. Produzes ácido corrosivo no estômago, ácido esse utilizado no tratamento industrial de metais.
02. Algumas posições afectam-te a memória.
03. Os ossos fracturam para equilibrarem os teus minerais.
04. A maioria do que ingeres, é consumido pelo teu cérebro.
05. Tens (se fores mulher), milhares de óvulos inutilizados nos ovários.
06. O teu cérebro é reestruturado durante a puberdade.
07. Os pêlos ajudam em várias funções, desde a digestão à audição. Os pêlos do nariz ajudam a excreção de muco, por exemplo.
08. Quanto maior fôr o teu cérebro, maior a mudança na estrutura dos teus maxilares, afectando a tua dentição.
9. Espirrar, rir e chorar reforçam os laços sociais no grupo em que estás inserido.
10. São 4 os tons da côr da tua pele.

Top Ten afrodisíacos

10. Corno de Rinoceronte
09. Mosca Espanhola
08. Álcool
07. Chocolates (eu sabia ...)
06. Ostras
05. Yohimbe, Tribulus e Maca (Viagra natural)
04. Viagra
03. Psicoanálise
02. Manter a forma
01. Respeito

20 lugares incríveis para FAZERES Bungee Jump


sábado, janeiro 03, 2009

capitalizar

Cliquem sempre nos títulos dos posts para o desenvolvimento dos assuntos

um mundo de doidos



VIDEO