quinta-feira, março 19, 2009

matematicando nos dias de hoje



Na semana passada comprei um produto que custou 1,58€.Dei à empregada 2,00€ e peguei na minha bolsa 8 cêntimos, para evitar receber muitas moedas de troco.A empregada pegou no dinheiro e ficou a olhar para a máquina registadora, aparentemente sem saber o que fazer.Tentei explicar que ela tinha que me dar 50 cêntimos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou a contar isto?

Porque, nesse momento, me dei conta da evolução do ensino da matemática desde 1950. Foi assim:
1. Ensino da matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda .Qual é o lucro?
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2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou €80,00.Qual é o lucro?
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3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00.Qual é o lucro?
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4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.O custo de produção desse carro de lenha é €80,00.Escolha a resposta certa, que indica o lucro:( )€ 20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00
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5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por € 100,00.O custo de produção desse carro de lenha é € 80,00.O lucro é de € 20,00.Está certo?( )SIM ( ) NÃO
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6. Ensino de matemática em 2008:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por €100,00.O custo de produção é € 80,00. Qual foi o lucro?
Se você souber ler coloque um X no € 20,00. Caso contrário peça apoio pedagógico de inserção.( )€ 20,00 ( )€40,00 ( )€60,00 ( )€80,00 ( )€100,00

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