quarta-feira, fevereiro 07, 2007

síndrome La Tourette

A Síndrome de Tourette é um distúrbio neurológico grave, caracterizado por uma série de violentos tics involuntários e de sons vocais incontroláveis. Como sabem, em algumas ocasiões a enfermidade faz com que o paciente emita de forma compulsiva todo tipo de interjeições e palavras ordinárias. Este fenómeno - conhecido como coprolalia – é pouco frequente mas extraordinariamente chamativo quando se produz. Via Neurophilosophers blog, descubro estas imagens pertencentes ao documentário de John's Not Mad, realizado pela BBC em 1989.

O documentário, que segue a vida de um adolescente que sofre da doença, mostra como esta chega a converter a vida do paciente num inferno, dado o embaraço social que gera. Aqui fica uma versão mais longa do vídeo, para os que estejam interessados. No Chile, o caso da criança Agustín Arenas, foi amplamente divulgado, por uma famosa entrevista que podes ver aqui.

1 comentário:

SaoAlvesC disse...

Já conhecia a doença precisamente por ter visto um documentário sobre o assunto. Em termos sociais é absolutamente dramático...