sexta-feira, agosto 31, 2007

adivinhem


Era uma vez um agricultor muito rico que tinha 30 crianças : 15 de um primeiro casamento, 15 do segundo casamento. A segunda mulher estava ansiosa que o filho mais velho herdásse a propriedade e um dia disse ao marido: "Querido marido, estás a envelhecer. Deveríamos estabelecer quem vai ser o teu herdeiro. Vamos colocar as 30 crianças em círculo, e contar até 10 a partir de uma qualquer, e eliminar a 10ª criança até que só haja apenas uma criança, que deverá ser o teu herdeiro"
.
A proposta pareceu-lhe razoável. Enquanto o processo de selecção decorria, o agricultor foi ficando cada vez mais espantado quando reparou que as 14 primeiras crianças que eram eliminadas pertenciam à primeira mulher e que o próximo a ser eliminado seria o 15º filho da primeira mulher. Então, propôs contá-los desta vez de tràs para a frente, a partir desse 15º filho.
.
A segunda mulher, forçada a tomar uma decisão imediata, e reflectindo sobre as probabilidades que agora eram de 15 para 1 em favor da sua família, prontamente consentiu.
.
Quem se tornou o herdeiro do agricultor ????

2 comentários:

Unknown disse...

Cheira-me a explicação lógica e matemática, que talvez não tenha muito a ver com probabilidade, até porque em probabilidade era um zero!

Fresquinha disse...

É experimentares. Tens o círculo na imagem.