sábado, agosto 25, 2007

citroterapia : uso terapêutico do limão


Em 1742 já se sabia que o suco de limão impede o desenvolvimento do escorbuto, doença debilitante que atormentava os marinheiros durante as longas viagens.
Porém, somente em 1928 os pesquisadores identificaram a substância responsável pelo combate à enfermidade: a vitamina C.
O efeito anti-escorbuto deu origem ao nome científico da substância, ou seja, ácido ascórbico.
.
Na condição de principal agente anti-oxidante hidrossolúvel do organismo, a vitamina C desobstrui as artérias, removendo as placas gordurosas - os temidos ateromas.
.
O limão fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento precoce, bloqueia os radicais livres, oferecendo, assim, protecção contra o câncro. No limão há uma substância antioxidante chamada limoneno que combate poderosamente os radicais livres, moléculas associadas ao envelhecimento precoce e a várias doenças.
.
O limão fortalece os capilares, vasos sanguíneos diminutos, e as paredes celulares, sendo agente essencial na formação do colagénio, proteína do tecido conjuntivo.
Desta forma, ele previne equimoses, promove a cicatrização da pele e mantém fortes e sadios os tendões, que ligam o músculo ao osso, e os ligamentos, que ligam os ossos entre si.
O limão também favorece a produção de hemoglobina nas hemácias sanguíneas e auxilia o organismo a absorver o ferro dos alimentos. A vitamina C presente no limão oferece protecção contra o câncro e as doenças cardíacas.
Na prevenção de enfermidades e no combate às mesmas, o limão ocupa lugar primordial.
.
Não há fruta que seja comparável a ele em aplicação medicinal. Riquíssimo em ácido cítrico, o limão é anti-séptico seguro e natural, que combate a fermentação gastro-intestinal, destruindo micróbios e criando ambiente invulnerável à acção dos germes. No âmbito das vitaminas, destaca-se a vitamina C, de que o limão é uma das principais fontes. No suco de dois limões são encontrados mais de 70 mg da vitamina, e a ingestão diária recomendada para homens e mulheres é de apenas 60 mg. A excepção são os fumadores, que precisam ingerir aproximadamente100 mg diariamente. Ou seja, em condição normal, para suprir a necessidade
diária de vitamina C, basta ingerir o suco de dois limões.
Para combater enfermidades, é necessário consumir doses mais elevadas.
Em alguns casos, utiliza-se até 1.000 mg/dia.
.
Analisando a química do limão, percebe-se a presença de ácido d-tricô na sua composição. Não é um ácido comum, em estado livre. Se fosse assim, não poderia ser consumido.
Os ácidos do limão - cítrico, oxálico e málico - encontram-se combinados com potássio, formando sais neutros. Pesquisadores do Instituto de Trofoterapia de Barcelona, Espanha, coordenados pelo professor Nicolas Capo, descobriram que as frutas ácidas, principalmente o limão, são alcalinizantes do sangue e da urina.
.
Há um consenso médico segundo o qual as doenças se desenvolvem somente em ambiente ácido. A enfermidade não prospera em sangue alcalino.
O consumo elevado de ovos, chocolate, carnes vermelhas, carne suína, refrigerantes artificiais, bebidas alcoólicas, frituras, maionese, catchup, açúcar, e outras substâncias da dieta moderna, comprovadamente, eleva a acidez sanguínea. Desta forma, o organismo fica vulnerável a diversas patologias, inclusive neoplasias, ou seja, cancros.
.
Pesquisadores importantes emitiram parecer sobre o uso medicinal do limão. Eis alguns exemplos tirados dos anais da história médica:
.
O Doutor Lourenço Granato: "Embora seja ácido, o limão contém citrato de potássio, que no organismo se converte em carbonato de potássio, alcalinizando o sangue e a urina''.
O Doutor José Castro: "Quando se toma limão, o ácido cítrico nele contido, que é a essência do limão no seu aspecto de acidez, combina-se às bases, produzindo sais. De um alimento ácido, o organismo obtém elementos alcalinizantes de ordem superior"
O Doutor Ch. Fiessinger: "O ácido cítrico do limão, transformado no organismo em citrato de sódio e em carbonatos alcalinos, exerce acção comparável à do bicarbonato de sódio, alcalinizando a urina e amenizando a hiperacidez do estômago após as refeições."
.
Graças à acção do ácido cítrico, o sumo de limão favorece grandemente a fluidez do sangue.
Combinado com sódio ou potássio, o ácido forma o citrato de sódio e o citrato de potássio, respectivamente.
Estes sais vegetais alcalinos são considerados os melhores remédios contra a viscosidade sanguínea, enfermidade cuja cronicidade potencializa os riscos de doenças cardiovasculares.
.
É um erro pensar que o limão afina o sangue. Na verdade, ele elimina o excesso de viscosidade, oferecendo prevenção contra infartes e derrame cerebral.
Na terapêutica naturista, o limão ocupa lugar cada vez mais importante.
Ele é o elixir da vida. Entre as várias propriedades da fruta, destaca-se a capacidade de eliminar o excesso de viscosidade no sangue.
.
Esta propriedade foi descoberta recentemente.
.
Pessoas com gangrena nos dedos dos pés e nas pernas, causadas por trombose arterial, obtêm resultados extraordinários ao submeterem-se ao tratamento com limão.
Sem tratamento, o excesso de viscosidade no sangue produz várias enfermidades causadas pela má circulação.
As mais comuns são resfriamento das extremidades, varizes, flebite, embolia e trombose.
Nos casos de trombose e tumor, podem surgir gangrenas nas regiões onde o sangue deixa de circular.
.
O consumo excessivo de carne vermelha, chocolate, bebidas alcoólicas, sal, frituras, ovos, queijos, manteiga, requeijão e creme de leite, entre outros alimentos, efetivamente, aumenta a viscosidade sanguínea. Englobados pela proteína contida em excesso no sangue viscoso, os uratos de cálcio e magnésio acumulam-se, causando putrefação e inflamações locais. Os reflexos não tardam a manifestar-se, na forma de intoxicação dos nervos adjacentes, acompanhadas de dor aguda.
.
O limão neutraliza o ácido úrico, um dos principais causadores de artrite, reumatismo, gota e artrose. Estas enfermidades causam inflamação nas articulações do joelho, tornozelo, cotovelo, punho, dedos e na coluna vertebral. O ácido úrico é um ácido azotado eliminado do organismo através da urina, sendo o resultado final do metabolismo das proteínas. Em excesso, o ácido úrico forma grandes depósitos nas articulações causando inflamação local, ou forma cristais nas vias urinárias, conhecidas como cálculos renais.
.
Pessoas que têm cálculos renais devem moderar o consumo de vitamina C. Um copo com 250 ml de suco de laranja fornece 124 mg de vitamina C, mais de duas vezes a ingestão diária recomendada.
.
A artrite crônica, conhecida como artrite deformante ou artritereumatóide, que causa perda das funções por atrofia dos músculos em torno das articulações, pode ser tratada por meio da cura de limão com resultados expressivos. Uma das principais causas da inflamação nas articulações e atrofia dos músculos é a concentração exagerada de ácido úrico consequente da alimentação rica em proteína. Carnes e pescados são grandes fontes de proteína. No organismo a acidez do limão é transformada em substância alcalina que exerce acção inibidora sobre a acidez estomacal.
.
Durante a cura de limão, podem ocorrer dores articulares, erupções pruriginosas (Urticária), diarréia, acne, diminuição da pressão arterial, ou outras disfunções. O paciente não deve interpretar estes sintomas como indícios de intolerância e desistir do tratamento. A cura deve ser suspensa somente se for constatada a existência de úlcera estomacal. Na gravidez ou durante o período menstrual não se deve fazer a cura de limão. Estudiosos em odontologia não recomendam tomar o suco de limão diretamente no copo, pois o esmalte dos dentes pode ser prejudicado. A alternativa consiste em ingerir o suco através de uma palhinha.
.
Nas curas de limão, deve-se ingerir o sumo puro (sem adição de água ou açúcar) nas primeiras horas do dia. O desjejum deve ocorrer somente após três horas.
.
Cura de Limão

1º dia - 1 limão
2º dia - 2 limões
3º dia - 3 limões
4º dia - 4 limões
5º dia - 5 limões
6ª dia - 6 limões
7º dia - 7 limões
8º dia - 8 limões
9º dia -9 limões
10º dia - 10 limões
11º dia - 9 limões
12º dia - 8 limões
13º dia - 7 limões
14º dia - 6 limões
15º dia - 5 limões
16º dia - 4 limões
17º dia - 3 limões
18º dia - 2 limões
19º dia - 1 limão
.
Extraído do livro "Medicina Alternativa de A a Z de
Carlos Nascimento Spethmann
NOTA: Atendendo a que o autor é brasileiro, e limão é LIMA no Brasil, eu sugiro que substituam o limão por lima. É a minha opinião.

4 comentários:

Anónimo disse...

Ois
Lima é LIMA e limão é LIMÃO, seja cá ou no Brasil!!
Cumprimentos

Fresquinha disse...

Acredito que hajam as duas coisas no Brasil. Mas eu própria estive no Brasil e nunca serviam o limão amarelo ...eram sempre as limas. Em África, a mesma coisa. E vejo mal uma pessoa engolir o sumo de 12limões em jejum. Ao passo que o sumo de 12 limas torna-se razoável. Eu dixo isso em aberto porque não me responsabilizo pelo que possa acontecer a alguém que bebe o sumo de 12 limões ....

Obrigada.

Anónimo disse...

ola boa tarde ... só um comentario .. quem sofrer de insuficiencia renal .. nao deve beber sumos que contenham muita vitamina C ... cuidado com o excesso de vitamina C .
outras doenças havera onde nao sera aconcelhado o uso destas receitas ... falo como insuficiente renal .. claro .. por norma esses livros de saude nao falam das contra indicaçoes . só por ser natural .. nao quer dizer que seja benéfico para todos ..
beijinhos desta amiga...sol

Anónimo disse...

Olá, sou brasileira já morei em Portugal e tenho também a nacionalidade portuguesa, e a título de informação, aqui no Brasil o limão amarelo é conhecido como " limão galego " e o que vocês conhecem como lima é que chamamos de limão.