domingo, julho 27, 2008

Friedrich Nietzsche, o Louco, e a Alegre Sabedoria


Mentalmente Insano
Contraditório
Confuso
Incoerente
Inconstante
Mal falado
A sua literatura influenciou o Nazismo Alemão
Aparvalhado (os seus escritos assim o demonstram)
Sem pátria (após perder a cidadania prussiana passou anos a vaguear sem rumo pela Alemanha, Suíça e Itália, morando em espeluncas e escrevendo os seus livros até que foi reconhecido mentalmente insano e internado num manicómio, onde passou o resto dos seus dias.)
Autodestrutivo
Infeliz

Já ouviram falar daquele louco que incendiou um farol em pleno dia e correu para o mercado a gritar incessantemente: "Procuro Deus, procuro Deus !". Como precisamente estavam ali reunidos muitos que não acreditavam em Deus, os seus gritos causaram enorme gargalhadas.
"Será que ele se passou ? disse um. Será que regressou à infância ? disse outro. Será que Ele se escondeu ? Tem medo de nós? Terá embarcado? Ou terá emigrado? - assim gritavam e riam às bandeiras despregadas.
O louco saltou para o meio deles e trespassou-os com o seu olhar : "Para onde terá ido Deus ? - exclamou - deixem-me dizer-vos : Nós matámo-Lo: vocês e eu! Somos todos o Seu assassino. Mas como poderiamos fazê-lo? Como fomos capazes de beber o mar? Quem nos deu a esponja para apagar o horizonte? O que fizemos quando separámos a terra do seu sol? Para onde vamos agora? Para onde é que vamos?»

Sem comentários: