quarta-feira, julho 23, 2008

para quem receia pela sua segurança em ataques terroristas


Na Análise Custo-Benefício da Segurança Interna, Bruce Schneier recolhe os resultados de uma análise custo / benefício do que supõe proteger a segurança nacional e como pode não ter sentido proteger certas coisas.

As premissas:
  1. O número de alvos terroristas é essencialmente infinito.

  2. A probabilidade de que um determinado alvo seja atacado é essencialmente zero.

  3. Se um potencial alvo tem um certo nível de protecção contra um terrorista moderadamente ágil, não lhe custa nada mudar o alvo.

  4. A maior parte dos objectivos "vulneráveis" no sentido em que não é muito difícil causar-lhes dano, mas invulnerávéis, na medida em que podem ser reconstruídos num curto espaço de tempo e a um custo razoável.

  5. É essencialmente impossível fazer com que uma grande variedade de alvos potenciais terroristas sejam invulneráveis excepto fechando-os.

O que isto deve significar, em termos do que fazer:

  1. Qualquer política de protecção deve ser comparada a um caso nulo: Não faças nada, e usa o dinheiro que economizáste para reconstruir e compensar as vítimas, se fôr caso disso.

  2. Abandona qualquer esforço para imaginar uma lista de alvos terroristas.

  3. Considera os efeitos negativos das medidas de protecção, não apenas os custos directos, mas também a inconveniência, o aumento do medo, o impacto económico negativo, e a redução de liberdades.

  4. Considera os custos de oportunidade e compromissos envolvidos nas medidas de protecção.

O resumo:

Há um grande número de alvos potenciais em que a protecção é essencialmente um desperdício de recursos e outros em que a protecção, muito mais limitada, poderia ser eficaz.

Sem comentários: