terça-feira, janeiro 30, 2007

dias tristes


Hoje a minha avó morreu. Com 98 anos. Uma vida sossegada.
Era a sua hora.
Acreditam que, para ser cremada, tem que aguardar até Sábado em cemitério alheio ??? Tipo, "em sala de trânsito". Tirou senha.

Não sei se já assistiram a esta cerimónia. Eu já. Infelizmente. Não leva mais do que dez minutos. Agora, houve alguma catástrofe recente que eu não tenha conhecimento, que justifique esta demora ?

Se por um lado as pessoas optam por este método, por algumas razões e também por falta de espaço na terra, justifica-se esperar numa arca (?) 3 dias para se ser cremado ? Não há funcionários públicos a perder o emprego ? Afinal, não estamos a falar de salários de licenciados (muito embora os merecessem).

É triste viver e morrer em Portugal. Quando vejo os bobby cats a levantar terra e a despachar os corpos à velocidade da luz, deitando-lhes pás de cal por cima, com a maior das desenvolturas, pergunto-me se já se perdeu totalmente tudo ? Perdoem o pleonasmo ...

Já não há respeito pelos nossos mortos ? O que hoje temos, é a herança deles. Contribuiram, participaram, deixaram obra.

Peço desculpa, mas não consigo calar-me. (e sempre me foi difícil...)
Cala a boca, Baptista !

4 comentários:

SaoAlvesC disse...

Nem tens que te calar.
Depois de uma vida cheia de tudo um pouco merecemos um pouco de respeito. Também não percebo o porquê de tanto tempo à espera.

Os meus sentimentos, e um beijo grande no coração.

Unknown disse...

Os meus sentimentos....

Fresquinha disse...

Minha querida Pandora,

Obrigada pela tua solidariedade e pelos teus pêsames. Se nascer já é um acto tão violento, morrer deveria ser um processo sereno, calmo, como prémio. Já nem falo em respeito. Aos poucos, a palavra cai em desuso. São os tempos. A falta de valores. Na nossa dita civilização, dita ocidental. Todas as outras respeitam e acarinham os seus idosos. Em vida e na morte. Olha, coisas, se eu continuo assim ainda fico sem "spleen".
Beijo grande. Gosto de te ver por aqui.

Fresquinha disse...

Dr. Estagiário,

Conhecemo-nos da pior maneira ... Fiquei comovida por receber os sentimentos de quem não me conhece e o faz saber. Sejas bem vindo a este blog. Espero que fiques até ao dia da minha pá de cal, seja bloguística, seja da vida.
Como sou curiosa, já lá fui espreitar o teu blog e gostei. Em tempos mais serenos, faço questão de o dissecar. Até
lá, é aguentarem-me, se puderem ...
Obrigada.