terça-feira, janeiro 30, 2007

pain bagnat


Ir à Côte d'Azur e não comer Pain Bagnat, é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa.
Mas se não puderes ir à Côte d'Azur, e pagar 22 Euros /unid. (ça cogne !) por esta deliciosa sandwich, ca ça lixe. Aqui vai a receita.
"La vraie recette niçoise"

Os ingredientes
(serve 6 pessoas)

-6 carcaças
- 2 ovos
- 2 limões
- Meio copo de azeite (azeite extraído a frio, acidez 0,2 ou inferior)
- 3 dentes de alho
- Meio pepino
- 2 tomates médios
- Um pimento
- 3 échalottes
- 1 lata de atum em conserva de óleo
- 18 filetes de anchovas em óleo
- 6 folhas de alface
- 36 azeitonas pretas, descaroçadas
- sal e pimenta preta q.b.

A preparação

Coza os ovos durante 5 minutos, em água a ferver. Durante esse tempo, corte a parte superior das carcaças e retire o miolo da parte inferior. Faça o sumo de limão e junte-o ao azeite. Descasque e pise os alhos. Esfregue-os no interior das carcaças. Junte a mistura do azeite e do limão, humidificando o pão apenas. Faça rodelas grossas dos ovos que cozeu e descascou, depois de mergulhados em água fria. Descasque o pepino e retire a pele do tomate, fazendo também rodelas espessas. Corte o pimento e as cebolas em lascas finas. Volte às carcaças, e sobre uma folha de alface, disponha as rodelas de ovo, em seguida o rodelas de pepino e de tomate, as lascas de pimento, os anéis de cebola, uma camada de atum, de anchovas e de azeitonas pretas.
.
E um belo tinto português ... para lhe acrescentar carácter e apascentar a alma.

2 comentários:

Caritas souzza disse...

Olá! Passando para ver as novidades desejar uma semana repleta de realizações. E k novidade vi aki... rsrsrs... Copiei a receita e vou fazer para a prole aki de casa. rsrsrs... Obrigada e aceite bjos doces.
Comentei com este blog: http://mundoempoemas.zip.net

Fresquinha disse...

Mi casa es su casa. Sirva-se à vontade. Esta receita é simplesmente divinal. E eu odeio atum. Esqueço-me que aquilo é atum. Eu acrescentaria que se o pão tiver morno, absorve melhor o azeite, e é mais saborosao. Mas mais calórico tb. Mas perdoa-se o mal que fz, pelo bem que sabe. Bom apetite.
(Pode variar com salmão, sardinha, bacon) Se todo o mundo gostar, não vale enjoar. Beijo. Volte sempre.