sexta-feira, janeiro 26, 2007

diferenças de percepção


Um pai, bem de vida, querendo que seu filho soubesse o que é ser pobre, levou-o para passar uns dias com uma família de camponeses. O menino passou 3 dias e 3 noites vivendo no campo.

No carro, de volta para a cidade, o pai perguntou:
- Entăo, como é que foi a tua estadia?
- Boa, responde o filho, com o olhar perdido á distância.
E o que é que aprendeste? Insistiu o pai.
O filho respondeu:

1 - Que nós temos um căo e eles tem quatro.
2 - Que nós temos uma piscina com água tratada, e eles têm um rio sem fim, de água cristalina, onde tem peixinhos e outras belezas.
3 - Que nós importamos lustres do Oriente para iluminar nosso jardim, enquanto eles tem as estrelas e a Lua para iluminá-los.
4 – O nosso quintal chega até o muro. O deles chega até ao horizonte.
5 - Nós compramos a nossa comida; eles apanham-na na horta.
6 - Nós ouvimos CD's... Eles ouvem uma perpétua sinfonia de pássaros, periquitos, sapos, grilos e outros animaizinhos...tudo isso às vezes acompanhado pelo sonoro canto de um vizinho que trabalha a sua terra.
7 - Nós usamos o microondas. Tudo o que eles comem tem o glorioso sabor do fogăo a lenha. 8 - Para nos protegermos vivemos rodeados por um muro, com alarmes...Eles vivem com suas portas abertas, protegidos pela amizade de seus vizinhos.
9 - Nós vivemos ligados ao telemóvel, ao computador, à televisăo. Eles estăo ligados à vida,ao céu, ao Sol, à água, ao verde do campo, aos animais, às suas sombras, à sua família. O Pai ficou impressionado com a profundidade da análise do seu filho.
.
E entăo o filho terminou: Obrigado, Pai , por me teres ensinado o quanto somos pobres!
.
Cada dia estamos mais pobres de Espírito e de observaçăo da Natureza, que săo as Grandes Obras do Universo. Preocupamo-nos em TER, TER, TER, E CADA VEZ MAIS TER, em vez de nos preocuparmos mais em SER: SER cada vez mais, SER cada vez melhor, SER verdadeiro,SER livre, SER completo. O Pai ficou impressionado com a profundidade da análise do seu filho.
.
E entăo o filho terminou: Obrigado, Pai , por me teres ensinado o quanto somos pobres!
.
Cada dia estamos mais pobres de Espírito e de observaçăo da Natureza, que săo as Grandes Obras do Universo. Preocupamo-nos em TER, TER, TER, E CADA VEZ MAIS TER, em vez de nos preocuparmos mais em SER: SER cada vez mais, SER cada vez melhor, SER verdadeiro,SER livre, SER completo.
.
Gentileza do David

1 comentário:

Fresquinha disse...

Um pouco de idealismo não faz mal a ninguém. Afinal, se não fossem os idealistas não progrediamos. Precisamos deles. Como precisamos do oposto. Tudo uma questão de equilíbrio. Concordas ?