quinta-feira, maio 17, 2007

o belo do presunto


A carta que hoje vos trago, foi enviada ao Comissário Europeu da Agricultura e retrata o terrivel dilema de um homem...
.
"Senhor Comissário da Agricultura,
.
O meu amigo Robert, que vive na Bretanha, recebeu um cheque de 100.000 EUR da UE para não criar porcos estes ano. Por essa razão eu estou a pensar entrar no programa de não-criação de porcos no próximo ano.
O que eu gostaria de saber era qual é a melhor quinta possível para não criar porcos e também qual a melhor raça a não criar. Gostaria de não-criar Javalis, mas se eles não forem uma boa raça para não-criar, fico igualmente satisfeito se puder não-criar uns Landrace ou uns Large White.O trabalho pior neste programa parece-me ser manter um inventário preciso do número de porcos que não criámos.O meu amigo Robert está muito entusiasmado quanto ao futuro do seu negócio.Criou porcos durante mais de 20 anos e o máximo que tinha conseguido ganhar foram uns 35.000 EUR em 1978... até este ano, que recebeu o tal cheque de 100.000 EUR para a não-criação de porcos.
Se eu posso receber um cheque de 100.000 EUR para não-criar 50 porcos, então receberei 200.000 EUR por não-criar 100 porcos, etc?
Proponho-me começar por baixo para depois chegar a não-criar uns 5000 porcos, o que significa que receberei um cheque de 10.000.000 EUR para poder comprar um iate e para outras necessidades urgentes.
Mas há outra coisa: os 5000 porcos que eu não criarei deixarão de comer os 100.000 sacos de milho que lhe estão destinados. Entendo, portanto, que irão pagar aos agricultores para não produzir esse milho.Isto é: receberei alguma coisa para não-produzir 100.000 sacos de milho que não alimentarão os 5000 porcos que não-criarei?
Pretendia começar o mais cedo possível, porque parece que esta altura do ano é a mais propícia à não-criação de porcos.

Com os melhores cumprimentos,

(Assinatura ilegível)
.
PS: Mesmo estando implicado no programa poderei criar uns 10 ou 12 porcos para ter algum presuntito para dar à família?"

8 comentários:

Anónimo disse...

Ora aqui está uma opção de carreira fixe!
Carago, comoé que não pensei nisto...

Fresquinha disse...

Maria Porto,

Afinal encarreirámos todos pelo não fazer, mas o cheque não chega ....Bem vinda, Maria Porto !

Mano 69 disse...

E eu que gosto tanto de presunto e até nem falo muito!

Fresquinha disse...

Coaxas !

Mano 69 disse...

Mas tu não percebes o meu coaxar.

cris disse...

Tristeza. Eu aqui a olhar para o presunto e a comer soja. Tu andas a triturar-me nina. Fogo, pah.

Aqui tens tu um belo retrato das páginas quotidianas do povinho dede a entrada na UE. Não faça e não fale, e não nada.

Possas. A nós pedem-nos para sermos positivos. Na tou a ver bem em quê.


Bj e bfds

Fresquinha disse...

Mano,

Percebo se me coaxares ao ouvido ! Tenho as pilhas fracas !:-)

Fresquinha disse...

Cris,

A soja mata, mulher ! Já escrvei um artigo sobre isso. Agarra aí a tua febra, e trinca, trinca .... ando muito sanguinária, ultimamente. :-)

Soja ?????