quinta-feira, agosto 16, 2007

licopódio da ressurreição: rosa de jericó

clica na imagem
Selaginella lepidophylla
A Rosa de Jericó cresce nos desertos de Alexandria e nos afluentes do Mar Vermelho, mas não na cidade de Jericó. A sua tradição ocultista data de tempos muito remotos. Foi inicialmente usada como elemento adivinhatório do clima, já que ao ser um higrómetro, o sábio ou o xamã prediziam acertadamente o tempo. O afortunado possuidor desta maravilhosa planta também o pode fazer, basta que para isso plante em terra arenosa e a deixe à intempérie. Em tempo seco permanecerá completamente fechada. Em tempo húmido abre-se lentamente e se ameaçar chover desenvolve-se esplendorosamente e com mais ou menos rapidez segundo a proximidade da descarga das nuvens.Mais tarde, estudiosos do oculto constataram as magnificas virtudes esotéricas desta Flor Divina. No seu livro “Tratado das Superstições”, J. B. Thiere, diz-nos que é muito conhecida pelas terras de Provença por acreditarem que uma mulher grávida colocando esta flor num vaso cheio de água da chuva e se esta desabrochar rapidamente é sinal de parto feliz.
.
Para Conseguir Mais Dinheiro
Colocar a Rosa de Jericó num recipiente grande, quase coberta de água e depositar no seu interior 5 moedas actuais, de preferência douradas (ouro, cobre) e fazer a oração da Rosa de Jericó todos os dias conforme a sua necessidade.
.
Para eliminar Tensões e Inveja
Colocar a Rosa de Jericó num prato fundo com água, cobrindo totalmente as suas raízes e deixando a descoberto as suas folhas; de preferência às nove da manhã ou ás três da tarde, numa terça ou sexta-feira. Deixar três dias consecutivos, retirando à mesma hora que se colocou, fazendo a oração uma vez por dia. Deixar secar de novo a flor e usar a água que ficou no prato para aspergir os cantos das portas da casa, pela parte de fora, pedindo Paz e Amor. Deve repetir-se a oração durante 7 semanas consecutivas.
.
Para conseguir Trabalho, Emprego ou qualquer outro objectivo
Colocar a Rosa de Jericó num recipiente grande, totalmente coberta de água. Escrever num pergaminho virgem ou papiro, a lápis ou tinta resistente à água, o desejo ou a meta a conseguir, enrolando-o juntamente com um pequeno íman atando o embrulho as raízes da planta, sempre em Lua Nova ou Crescente e deixando até à Lua Cheia. Fazer a oração juntamente com a petição, com muita fé, durante 7 dias. Começar numa segunda-feira se for para saúde, terça para trabalho, quarta para exames, quinta para os negócios ou assuntos legais, sexta para amor, sábado para temas de gravidez e partos felizes, reconciliações, etc. e domingo para sorte, bem-estar e harmonia perfeita, etc.
.
Para Paz e Felicidade
Colocar a Rosa de Jericó coberta de água na sua totalidade, num recipiente grande e deixá-la num canto da casa, sala ou quarto. Junte-lhe água sempre que esta se evaporar ou se ficar verde e turva, fazendo a oração da Rosa de Jericó uma vez por dia.
.
Oração da Rosa de Jericó
Divina Rosa de Jericó!
Pela energia cósmica que tu encerras e, pelo poder que te foi concedido, ajuda-me a vencer as dificuldades da vida, dando-me Saúde, Força, Felicidade, Tranquilidade e Paz no meu lar, Sorte nos meus negócios, destreza no meu trabalho para ganhar mais dinheiro para cobrir as minhas necessidades, as do meu lar e de toda a minha família.Divina Rosa de Jericó:Tudo isto é o que te peço pela virtude que tu encerras e pelo poder de comunicação que tu tens.(recomenda-se fazer uns minutos de meditação para conectar com a Rosa de Jericó).
.
Cuidados de Manutenção:
Tenho um exemplar há uns dois anos e procedo da seguinte forma:
Troco a água a cada 2 dias. Retiro da água a cada 6 meses deixando-a secar completamente. Depois de totalmente seca volto a colocá-la na água. Creio que o mais importante para sua sobrevivência seja a troca da água. Não utilizo água da torneira devido ao cloro; evite. O ideal é a água da chuva e na falta desta utilize água mineral. Pode ser mantida na água somente ou com algumas pedras ou areia lavada. Desaconselho a utilização da areia onde poderão se desenvolver alguns micro-organismos nocivos à planta.Pode também ser plantada em solo arenoso mas com grande risco de perdê-la ao ser atacada por alguma praga.Mudas podem ser obtidas através de sua divisão quando estiver seca. São caríssimas e normalmente são trazidas de Israel com a necessidade de certificado fito-sanitário.

8 comentários:

Anónimo disse...

Fresquinha mais uma novidade para mim.
Desconhecia em absoluto.
Beleza estimulante e interessante.
Onde existe? Israel?

Fresquinha disse...

Cá. Eu tenho uma.:-)

Renasce com água a ferver. Vou ver se encontro um artigo que escrevi sobre ela.

Anónimo disse...

Thanks. Fico waiting. :-)

BiChOs Do MaTo disse...

onde compraste?
Trouxeste de Israel?
Planta interessante.

Fresquinha disse...

Lara,

Eu vejo disto naquelas bancas de produtos esótericos nos halls dos centros comerciais, ou aquelas lojas "new age" com velas e incensos, bancas de produtos brasileiros. Não é dificil de encontrar.

JC disse...

Lamento informar que a rosa de jericó não tem propriedades ocultas. Esse mito foi criado ao longo dos anos e mantido ainda hoje pelas lojas de ocultismo. tenho 6 exemplares, estudei tudo o que se escreveu sobrea rosa de jericó e com um medidor foi medida a sua vibração que é muito baixa comum a uma erva, nada comparado a uma rosa branca ou amarela que são as plantas de vibração maior no ocidente, sendo ultrapassadas por uma do oriente de nome sândalo. a rosa de jericó é uma planta que está muito bem explicada pela autora do blog, acrescentar apenas a beleza da natureza, a rosa seca e fecha, voltando a desabrochar com a humidade ou água, é também a forma de reprodução pois uma vez seca, a sua forma arredondada faz com que esvoace com o vento percorrendo assim kms de distância. custa entre 1,50€ e 2,00€ nas lojas esotéricas e quiosques como por exemplo o quiosque do centro comercial dos olivais, Olivais shopping.
este comentário é penas um complemento e não uma crítica.

bem haja a todos

Fresquinha disse...

JC,

Mesmo as críticas - só que construtivas - teem sempre lugar neste blog. O texto não foi escrito por mim, mas desconheço o autor. Foi-me enviado por e-mail. Agradeço portanto, que tenha complementado a informação que tinha e sempre que quiser, repito, é bem vindo.
Permita-me apenas discordar num pequeno ponto. As propriedades ditas ocultas, a que se refere o texto, adveem pois do facto de fazerem parte de um mito antigo e por explicar. E sendo assim, não se poderá dizer que tem "propriedades ocultas" ??? Agradeço mesmo a sua explicação. Bem haja ! E dobro os seus votos de felicidade. Desejo-lhe o dobro do que me deseja a mim.

Fresquinha disse...

Ah ! O artigo que tinha escrito sobre a Rosa de Jericó não o encontrei mais. No meio de milhares de posts (3 mil e tal, acho)perdi-me ...