quinta-feira, julho 10, 2008

erotismo nas goteiras


goteira em que o Diabo introduz o seu penis numa jarra

Valência e "la Lonja de los Mercaderes"
.
Na arquitetura medieval são amplamente utilizadas em igrejas e catedrais, e muitas vezes são adornadas com figuras grotescas intencionalmente, que representam os homens, os animais, torneiras, monstros e demônios ... No entanto, para além do gótico, algumas podem também ser algo erótico.
É um erro muito comum e difundido chamar goteira a qualquer figura grotesca encontradas em igrejas medievais, mas só se podem qualificar como tais, as que têem o papel de drenagem ou escoamento de águas...
Por exemplo, as famosas figuras monstruosas com a função meramente decorativa instaladas por Viollet-le-Duc na Catedral de Notre Dame de Paris devem ser chamadas quimeras e não goteiras... Do mesmo modo, a Ponte do Reino (sobre o River Turia, na cidade de Valência), popularmente conhecida como a Ponte das Goteiras, talvez também devessem ser renomeadas assim, apesar de valer a pena a travessia do rio para ver as esculturas em bronze com cabeça de águia de Juan Bautista Marti, desenhadas pelo engenheiro Monleón Salvador, que lá se encontram.
«A Idade Média foi um momento de contradições, em que manifestações públicas de piedade e de austeridade eram acompanhadas por generosas concessões ao pecado ... »
« ...Sem dúvida , não foi comédia popular, mas sim manifestações do desprezo e da desconfiança que o mundo feudal e eclesiástico fazia aos camponeses.» "Livro da Fealdade" de Humberto Eco

Sem comentários: