sexta-feira, julho 27, 2007

a arte do picnic ou o esplendor na relva


A arte do picnic invadiu nos ultimos anos as relvas verdejantes dos parques das cidades. Eis alguns conselhos para nada esqueceres neste momento íntimo e bucólico.
.
A surpresa
Sexta à noite. Saída com a Carolina. Faláste-lhe de um restaurante na berra que te indicaram mas de que não sabes bem o endereço. Quinta-feira e uma pequena incursão aos sites e boletins metereológicos. Céu azul e mar aberto.
Sem estragar a surpresa, e para guardar o plano maquiavélico em mente, vais buscá-la a casa, com o picnic na bagageira. À questão : "Onde vamos ? ", a resposta deverá ser: "Supresa!". O teu lado Indiana Jones deverá atiçar a curiosidade dela.
.
O lugar
Paisagem alentejana ou não, há sempre maneira de encontrar um cantinho agradável, longe de curiosos, para estender a toalha.
.
O cesto
É a peça mestre de um fim de tarde. Evita a todo o custo os sacos de supermercados bem como todo o tipo de saco plásticos, transparentes ou não. Um cesto de picnic deve ser como um chapéu de um mágico. Tudo o que de lá sair deve surpreender.
.
A toalha
Digam o que disserem, a toalha é indispensável. Em primeiro lugar, evita passarem a noite toda a verificar se se estão a sujar ou não. Em segundo lugar, o tamanho da toalha condiciona abertamente o espaço máximo que vos vai separar durante a noite toda. Evitem também o pano da louça ... ou toalha demasiado pequena. A evitar também os oleados que cobrem as motas em dias de chuva.
.
Os utensílios
Não é porque é um picnic que te vais esquecer dos copos de plástico, os pratos e os guardanapos de papel, e talheres normais para evitar o dobrar do plástico sobre um suculento prato de entrada. O erro do principiante é esquecer-se do saca-rolhas e do saco do lixo. A Carolina apreciará a tua devoção ecológica.
.
Os condimentos
Inútil levar o sal e a pimenta. Um elemento importante: o pão. Este deve ser do dia para ser perfeito. Crocante por fora, e mole por dentro. Não esquecer uma garrafa de água. Pode sempre servir em momentos delicados.
.
A ementa
Por tradição, não é de todo descartável servir umas peças de charcuteria, tal como patês, presuntos, queijos e outros. Por atenção às possíveis dietas da Carolina, prever uns legumes já cortados e prontos a mordiscar para acompanhar um pâté feito em casa tipo light, ou por exemplo, tomates cereja e um molho de iogurte, já preparado para saladas, à venda no vosso supermercado. É sempre comovente, ver a piquena mordiscar um tomate maduro ...
Prato Principal: Pessoalmente, e para não dar muito trabalho, churrasco com umas belas batatas salteadas, ainda mornas da churrascaria, ou porque não uma salada russa. Tem vantagens: pode comer-se à mão e há quem o faça. Uma mulher que não saiba comer com os dedos, é mau prenúncio. Para regar tudo isto, um bom tinto frutado e ligeiro.
Se ainda não serviste queijo, é a hora de rematar a refeição. Opta por um clássico e evitas o bafo a cavalo de fim de refeição: Emmental, Cammembert, Brie e o sempre delicioso, queijo de Azeitão (o melhor do mundo e fácil de transportar, desde que bem acondicionado por causa do calor). Para terminar, uns bolinhos de chocolate para regalar qualquer papila ou pupila. Encontrei aqui algumas receitas (recettes de moelleux au chocolat) que tentam qualquer mulher de bom gosto. Uns morangos por exemplo, lavados, garantem que as papilas entrem definitivamente em transe.
.
A conversa
...a do bandito ! Enganem-nos que nós gostamos. A esta hora, ela está tão impressionada que dificilmente arranjará motivos para partir ou fazer-se esquisita.
.
Os imponderáveis
Vizinhos e o desafio de futebol, ou a histeria do último concerto de Tony Carreira. Ou pior, crianças hiperactivas num raio de 500 metros.
A chuva, outro imponderável. Um processo judicial aos serviços metereológicos já consultados, consolará. No entanto, haverá maior desculpa para terminarem o picnic, bem aconchegados, num dos apartamentos, hotel do campo, turismo rural ...etc ...? Há males que vêem por bem.
A bexiga. As mulheres estão equipadas duma bexiga com capacidade para 10 ml no mínimo, e por conseguinte é importante ir esvaziá-la com alguma frequência. E aqui não há soluções fáceis. Um arbusto. Dois arbustos...
.
O depois
São quase 10 horas. Uma brisa corre e levanta graciosamente os cabelos da amada. Ela estremece. Não podes deixá-la assim. O frio é inimigo da mulher. Propõe-lhe a tua camisola, o teu casaco ... porque não há mulher que não aprecie o gesto. E que venha perfumado com aquele perfume que ela adora. Uma desculpa para a aproximação corporal, também. E finalmente chega a hora de propôr um copo em tua casa ...

2 comentários:

Inha disse...

Olha, aos anos que já não faço um pic-nic!...


;)

Fresquinha disse...

Olha ..nem eu !!! E tu com recantos para isso em todo o lado ! Eu levo é com os picniqueiros de beira de estrada. Acreditas que na Serra da Arrábida, as pessoas abancam ao pé do alcatrão ?????? Desencoraja qualquer cristão ! Bom fds ! Namora muito.