sábado, janeiro 19, 2008

a raiva que me dá


Um brasileiro por quem tinha alguma estima, falando no turismo português e espanhol que vem invadindo sobretudo o Nordeste do Brasil, tem a seguinte opinião :
.
(Ele, aconselhando a Pousada de Rio Quente, e preferindo eu, Comandatuba ... )
.
Ele:
- Mas vc tem aí perto as termas em Baden-Baden, Wiesbaden... são maravilhosas, romanas...
Comandatuba é uma miragem que esconde a miséria baiana, não aprecio ver turistas gastando tubos, um milionário ficar bilionário e a região morrer na miséria
.
A minha resposta: Os turistas não são responsáveis pela vossa miséria, nem os brasileiros são responsáveis pela miséria dos turistas. E se isso fosse aceitável, ninguém viajava. Há miséria em todo o mundo. Se vc fosse milionário, de certo que gastava tubos ....e não andava a distribuir pelas favelas. Seja realista. Ninguém sai de casa para ter condições piores do que aquelas que tem em casa.
.... Eu e os alemães não combinamos ....
.
Ele:
- o turismo aqui é exploratório e os ibéricos estão na frente disso no Nordeste ...o que antes faziam com vcs os alemães...
ou esqueceu que sempre foram um país pobre.. só agora ao entrar na Comunidade Européia são bancados pela Alemanha e se acham muito?
eu realmente tenho aversão a hispânicos... grossos e mal educados ...
.
Eu:
São os brasileiros que elegem os seus dirigentes governativos. É o vosso País.
Você veio falar dos turistas que são indiferentes à vossa miséria? Os turistas trazem dinheiro para o vosso País, e isso deve permitir que parte da vossa pobreza (e todos nós a temos) não seja ainda maior. O meu direito de reclamar advem do facto de que, quando deixo 3.000 Euros por uma estadia de uma semana no vosso País, fico indisposta quando me dizem que sou indiferente à vossa pobreza. E a crítica de que gastamos "tubos" nos vossos spas, seja onde fôr, só deveria regozijar-vos.
Eu sou Europeia. Sorry. E sou Africana, porque nasci em Moçambique. Sorry. Em ambos, temos miséria visível e não-visível. E gostamos muito que os milionários gastem fortunas, tanto no sítio, como no outro. Porque dinheiro gera progresso, desenvolvimento.
.
Impressionante !!! Vem um cidadão de um País terceiro mundista, que invade, ele País, os tais Países pobres e Ibéricos, e enche-nos de prostitutas e sem-terras ilegais, dizer que exploramos o Nordeste, sobretudo, quando lá deixamos o couro e o cabelo ... ah ! Indios .. senão fossemos nós, ainda hoje nos correspondiamos ao som do batuque para a Amazónia.
.
Só dá vontade de dar estalos !
Cheira-me que o Brasil gostaria de fazer parte da CEE ...
.... tou certa ou tou errada ?

5 comentários:

O Sibarita disse...

Ô dona moça! kkk Que bela imagem essa aí hein? hummm... kkk

Agora, deixa-me meter o bedelho onde não fui chamado.

Olhe, eu como baiano e soteropolitando (todos que nascem em Salvador/Bahia são chamados assim) Não concordo também com nada do que foi dito aqui pelo seu amigo.

Bom, em primeiro lugar a Pousada do Rio Quente não fica no Nordeste e no caso na Bahia e sim no Estado de Goias na Cidade de Caldas Novas, Região Centro-Oeste do Brasil.

A Ilha de Comandatuba fica na Cidade de Una no Estado da Bahia, Região Nordeste do Brasil.

A Ilha de Comandatuba está localizada ao sul da Bahia, a 60 km da Cidade de Ilhéus. A ilha fica no Município de Una, área considerada uma das mais importantes do planeta para conservação ambiental. Após o desembarque no aeroporto, os hóspedes seguem de ônibus até o ancoradouro e atravessam de balsa o canal, chegando à Ilha de Comandatuba em poucos minutos.

O seu amigo diz; "...Comandatuba é uma miragem que esconde a miséria baiana, não aprecio ver turistas gastando tubos, um milionário ficar bilionário e a região morrer na miséria"

Discordo totalmente dessa visão caôlha do seu amigo. Ele tem que saber que o turismo interno e externo é a maior fonte arrecadadora de impostos do mundo impulsionando o desenvolvimento econômico do local ao gerar empregos diretos e indiretos, tanto é verdade que se trava uma batalha muito grande entre paises, estados e municipios para trazer o turista, afinal, são eles que deixam a grana que gera o desenvolvimento local e empregos.

Imaginemos por exemplo que a Ilha de Comandatuba não tivesse o turismo, como ficaria seu povo e viveria de que? Se lá não pode montar indústrias por ser um local de conservação ambiental! Assim como Comandatuba outros lugares em outros paises ou regiões do Brasil.

Nada tenho contra os ricos que fazem turismo qualquer um nessa condição faria, só que a maioria dos turistas são pessoas de classe média que juntam uma grana (dinheiro) para de vez em quando conhecerem lugares e qual o problema nisso? Qual o problema desse intercambio?

Os ricos, os magnatas fazem os empreendimentos para que nós os mortais, classe média, possamos desfrutar de alguns dias de lazer e cultura, sim cultura, porque turismo também é cultura.

Se a região está na miséria não por culpa dos turista que a bem da verdade cultua o hábito da conservação muito mais do que os nativos, a culpa da miséria é dos governantes que roubam, administram mal o que lhes foi confiado através do voto. Infelizmente, é assim, o povo no geral vota mal e dá nisso!

A Bahia por ser um Estado nordestino é pobre, mas, tem melhorado muito a condição de vida, alias, o Nordeste em geral tem melhorado muito depois do Governo Lula que por ser nordestino do Estado de Pernanbuco tem desenvolvido ações para que isso aconteça. (Epa! Antes que digam que sou Petista, aviso, que não sou filiado ao PT, mas, que não voto na direita que levou, entregou o pais, no caso, PFL, hoje, transmudado de DEM, PSDB, PTB e outros menos votados).

No mais, informo que sou apenas uma pessoa de classe média com a visão no mundo, ainda, que este seja capitalista sem ser capitulado por ele.

Espero ter contribuido humildemente de alguma forma.

abraços,
O Sibarita

Fresquinha disse...

Agradeço muito o seu comentário. Não só aprendi um pouco mais desse País maravilhoso, como também acresceu a minha fé de que um brasileiro não são os brasileiros e de que há gente com o sentido de gestão inteligente, em todo o mundo. O futuro quanto a mim, aí e ainda em outros Países, de onde incluo o meu, dirá que quem apostar no Turismo de qualidade, turismo senior, turismo desportivo, reservas ecologias, lazer, energias alternativas, etc, terá feito uma aposta de sucesso. Há anos que se fala nisso e só agora se começam a vislumbrar os efeitos de quem percebeu isso a seu tempo. Vou concerteza a Comandatuba, como fui a Porto de Galinhas (num dos Estados mais pobres do Brasil, creio) sem culpas.
Fui roubada aí numa estância de luxo, e só não fiz queixa à gerência do hotel por saber que se o fizesse, as empregadas de limpeza iriam ficar sem trabalho, com toda a certeza. E achei que não valia a pena reclamar uma semi-jóia de estimação porque felizmente sou de uma classe abastada (e sem problemas de consciência)e faria um estrago maior se eu contribuísse para a pobreza em que ficariam as empregadas de quarto, ficando desempregadas. Vi miséria sim. Vejo também no meu País todos os dias. Infelizmente. E só gostaria que toda a gente tivesse condições condignas de vida. Não me faz confusão nenhuma que um milionário fique bilionário. Olha que bom !
Há gente que vive a roer as unhas, cheia de inveja do vizinho que tem mais do que eles, e são uns infelizes. Penso que é uma forma muito mesquinha de viver a vida. Gente assim, vive com uma vesícula em constante rotação. Largando fel, ficando verde ... coisa chata. Uma das maiores qualidades do povo brasileiro é essa capacidade de estar sempre em alto astral (mesmo de barriga vazia), a sua generosidade, a sua alegria, o seu samba de vida. Saravá ! Que Iemanjá o abençoe.

O Sibarita disse...

Oi Dona Fresquinha! E, é? Ai meu Deus! kkkkk

Olha obrigado pelas palavras acima, eu posso falar sobre pobreza porque nasci e me criei na maré, hoje, chamada de palafitas, alagados, ou seja, as casas são tábuas carcomidas sobre a maré, as ruas são pontes, sem nenhum serviço público, escola posto de saúde etc... para sobriver tinha que mariscar, dividir com ratos, baratas, urubus etc... pois, mandaram entulhar a maré e montanhas de lixo de toda Salvador era despejado todos os dias.

Então, conheço profundamente o que é pobreza, porém, eu não queria aquilo para mim e meus pais mesmos semi-analfabetos também queriam uma vida melhor para os filhos, e nos colocava em escola pública a pesar da distância e era muito longe íamos a pé por não ter dinheiro para transporte. Somos seis, três estudavam pela manhã e três pela tarde, sabe por que? A farda colegial, o sapato era passado pelos que estudavam pela manhã para os que estudavam pela tarde e o sapato uns usavam o pé esquerdo com uma sandália na direita e outros o pé de sapato direito com sandália na esquerda é mole é fia? kkkk

A vida minha senhora era duríssima, eu aprendi a profissão de barbeiro e creia aos 10 anos de idade eu já tomava conta de uma cadeira e era chamado de barbeirinho para ajudar em casa já que sou o mais velho dos filhos.

Mas, se agente quer vencer e sair do estado de miséria temos que nos esforçar, temos que dizer a si próprio, "um dia eu chego lá!" então, eu estudava, não tive infância é verdade, mas, eu aos 19 fiz vestibular((sei um tanto tarde, não tive condições para fazer antes, imagine, um morador da maré prestar vestibular) na UFBA (Universidade Federal da Bahia)no Curso de Engenharia Elétrica e que não é fácil e passar.

Pela primeira vez um morador da maré chegava a uma Universidade e num curso super concorrido, isso, foi a soma da fome, da miséria e do querer vida melhor para mim, meus pais, irmãos e meus filhos que um dia eu poderia ter, além, do efeito estimulador à todos.

Lembro-me que todos na maré ficaram surpresos e nem mesmo sabiam a dimensão daquela vitória para mim e para eles também que a partir dai vislumbraram novos horizontes através dos estudos, hoje, temos muitos, mais muitos mesmos formados em várias áreas oriundos das palafitas, eu me sinto gratificado e agradeço à Deus por isso.

Aos 26 me formei, poderia me formar antes, mas, sem recursos para comprar livros fui pegando poucas matérias por semestres, eu continuei trabalhando na barbearia até me formar, ai quanto sofrimento para chegar a minha formatura, mas, aqui não estou me maldizendo, me renegando por ter nascido pobre, não, absolutamente não!

Eu apenas relato como forma de incentivo ao dar palestras em escolas das palafitas de hoje para que muitos não enveredem pelo mundo da marginalidade, embora, não morando mais lá, continuo o mesmo de sempre e como base de vida a humildade e a perseverança.

Meu Pai continua morando no mesmo lugar opção dele por ter sido o fundador do bairro e sempre estou lá.

Quando me formei fiz concurso para a maior Empresa Brasileira, da América do sul e uma das maiores do mundo, onde, me encontro até hoje preste a me aposentar.

Foi nessa Empresa que muito aprendi e tive oportunidade de fazer vários cursos de especialização dentro do que me formei e que mais gosto. Sou especializado em Geração de Energia Elétrica,

Então, eu lhe relatei tudo isso e peço desculpas por ocupar seu espaço longamente para você ver que não podemos ficar acomodados com uma visão estereotipada do mundo de que quem é rico e ou nasceu em berços de ouro é nosso inimigo!

Não, não é! Temos é que somar, ninguém, tem culpa por esse ou aquele nascer pobre ou rico. Cada um faça a sua parte, o pobre apesar da adversidade pode muito bem se o quiser estudar, se dedicar e ter uma vida mais digna, o rico não é obrigado a dividir seus bens com ninguém, mas, se tiver o coração bondoso pode atenuar o sofrimento de muitos, aliás, quantos deles fazem isso anonimamente?

Olhe se quiser ler sobre minha vida leia a poesia “ALAGADOS” eu está no nosso blog o Sibarita http://osibarita.blogspot.com/2007_12_01_archive.html ai vc procura a poesia que está mais abaixo.

Sou a favor sim de todas as formas de turismo, menos, o sexual é claro!

Agora, mesmo em Salvador os Português se não me engano de Sintra compraram quatro casarões de mais de 200 anos na cidade baixa (Salvador é dividida em Parte alta e Parte baixa interligadas por ladeiras Elevador Lacerda e Planos Inclinados)junto ao mercado Modelo para faz um hotel de cinco estrelas, os prédios, estavam abandonados, caindo aos pedaços e com isso indo embora uma parte importante da história da Bahia e até dai de Portugal porque todos eles são de construção Portuguesa com azulejos de séculos passados e que serão restaurados e preservados na sua forma original, ai teve gente em Salvador que foi contra essa venda, ora veja a xenofobia das pessoas o prédio estava abandonado caindo aos pedaços, ai chega alguém com dinheiro para recuperar e fazer deles(os prédios)uma fonte de renda para a cidade, gerando impostos, empregos e embelezando o local, acham ruim! Só rindo não! kkk Ai eles dizem; Ah eles vão lucrar muito, sim e daí? Capitalismo é isso, se investe tem que ter retorno, agora, se nesse retorno eles fazem alguma coisa pelo social, amenizando, a pobreza é uma outra questão, não é porque eu não seja capitalista (Politicamente sou socialista)que vou ser contra uma coisa que ajudará a minha cidade.

Olhe Porto das Galinhas fica no Estado de Pernambuco. Meus Parabéns pela sua atitude de não prejudicar as trabalhadoras, vê-se que você é uma pessoa bondosa e de bom senso.

Ah, olhe você já ouviu falar da Festa do Bonfim né? E sabe como ela nasceu e por que?
Durante uma tempestade, o navio do capitão de mar-e-guerra, Teodósio Rodrigues de Faria, ficou sem rumo e ele rogou ao Senhor do Bonfim que o salvasse. Em pagamento da graça alcançada, encomendou uma imagem do santo em cedro, medindo 1,06 metro de altura, cópia do crucificado da Igreja de Setúbal.

Em 1745 teve início a construção de uma capela na colina de Mont Serrat. Nove anos depois, foi inaugurada a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Em 1804, o capitão conseguiu do Papa Pio VII a instituição da devoção ao Senhor do Bonfim, no segundo domingo após a festa de Reis. Ainda no final do século XIX, a Arquidiocese de Salvador proibiu a lavagem no interior do templo, que permanece fechado durante a festa.

Ah a Festa de Iemanjá é dia 02 de fevereiro data está que caíra junto ao carnaval, nunca aconteceu isso antes, a Festa de Iemanjá sempre foi antes do carnaval, de qualquer forma será muita bonita.

Venha conhecer menina!

Oi desculpe esse jornal ai viu fia? kkk

Bjs
O Sibarita

Fresquinha disse...

Sibarita,

Só agora tive oportunidade de me sentar para responder ao seu comentário.
Ao ler o que vc me escreveu, revi-me no "O meu pé de laranja-lima" de José Mauro de Vasconcellos. E, sem querer, o olhar embaciou-se e ganhou uma ternura nova por você. Nem todas as alturas da minha vida foram douradas. Mas, graças a Deus, não passei pelas suas dificuldades. E como você, há milhões de pessoas que passam por situações menos boas. O que importa, a meu ver, é o que você faz com os obstáculos da vida. A sua maneira de encarar a vida enterneceu-me porque fez de você um ser excepcional, um ser inteiro, um ser sensível. E isso não depende de quanto dinheiro vc possa ter. Depende do seu caracter. E apraz-me muito conhecê-lo.
As pessoas não são o que teem. Mas o que são. Já vi ricos que não prestam e pobres que não prestam. A pessoa que escreveu os comentários do post, até pode ser pobre, mas não aprendeu nada da vida. Enquistou, endureceu e hoje é um homem cheio de traumas porque não soube aproveitar os ensinamentos que os obstáculos da vida lhe foram postos. Nem soube perceber que é na dificuldade que aprendemos a viver connosco e com os outros. Na facilidade, ninguém aprende. Somos o somatório daquilo que passámos no passado. Outras pessoas, que não tiveram dificuldades monetárias, tiveram que aprender a lidar ou com a solidão, ou com a inveja, ou com a traição. E as lições que se podem aprender podem até ser mais duras ainda. Ter dinheiro não significa nem que se rouba, nem que se é feliz. Aceitarmo-nos tal como nós somos, com qualidades e defeitos, e abraçarmo-nos, perdoando, tem a haver com a verdadeira busca da felicidade. E sómente quando encontrarmos esta paz com nós próprios, poderemos ser capazes de viver bem connosco e com os outros. Espero, sinceramente, que este sujeito encontre a sua paz, e que quando chegar a sua hora de ter o que procura, dinheiro, seja capaz de o partilhar com os menos desfavorecidos, porque é essa a luta dele. Eu partilho na medida que posso. E quando deito a minha cabeça na almofada, sei que a minha consciência dorme tranquila. De bem com a vida.

Fresquinha disse...

Continuação =

As pessoas que preferem ver as ruinas do tal edifício de São Salvador, em vez de um hotel de 5 estrelas que possa gerar desenvolvimento e evolução para elas próprias, teem mentalidades pequenas, e isso só me deixa triste. Porque preferir ruína ao desenvolvimento é uma doença que não tem cura. Nem sei o que dizer. Infelizmente nem toda a gente tem o discernimento para ver o que é melhor para elas. E acabam mesmo na miséria, arrastando as gerações vindouras nessas decisões. Porque nós adultos, somos os responsáveis por aquilo que deixamos aos nossos filhos, às gerações mais novas. È muito egoísmo junto. O mundo te muita falta de tolerância. Para mim, é o maior erro humano. Mas aprenderemos, mais cedo ou mais tarde. Nem todas as pessoas teem as mesmas características e é também isso que dá côr à vida. Temos de deixar de pensar como nações, religiões, grupos sectários, e pensarmos juntos pelo bem do Mundo. E isso virá a seu tempo. As culturas são o mais difícil de mudar. Temos nós que ser tolerantes e pensar que o tempo deles virá, um dia. Estamos assistindo a esse despertar agora mas muito lentamente. Só esperamos que cheguemos todos a tempo para conquistar uma nova ordem, uma nova forma de pensar o mundo, o planeta. Porque está provado que senão mudarmos nossas atitudes, este mundo vai para o espaço.
Terei o maior prazer em vivitar Salvador. Pela sua espiritualidade, pelo interesse histórico, pela cultura, pelo vatapá ... kkkk ... e nessa altura espero conhecer vc e sua família pessoalmente. Tudo "culpa" de Jorge Amado e Dorival Caymi...
Bem haja, Sibarita !!!
Agora vou ler seu site.
Um beijo
:-)