terça-feira, Janeiro 29, 2008

bebe água quente


Hoje em dia um grande número de pessoas aceita com relativa facilidade a ideia de beber regularmente água quente, quer seja em jejum, quer ao longo do dia. Nestes tempos modernos, uma das imagens citadinas, sobretudo feminina, é a da mulher moderna que carrega consigo: a carteira, as chaves do carro, os óculos de sol, o cigarro e uma garrafa de água na mão (normalmente de litro e meio) porque beber dois ou mais litros de água por dia tornou-se uma obrigação, não de saúde, mas social!!!!De facto, as pessoas tomaram consciência de que beber água é importante, e isso é muito bom; mais de oitenta por cento do nosso corpo físico é água e sem água os tecidos e os órgãos tornam-se mais secos.Uma das consequências graves desta secura (não só pela falta de ingestão de água, mas também pela alimentação errada) é a osteoporose. Mas, se há de facto um grande número de pessoas que não se importam de beber água quente, há igualmente um grande número de pessoas que insistem em ingerir água gelada, fora e dentro das refeições…. E isso é muito mau!
Vejamos, então, as vantagens salutares da água quente:

1) A água quente limpa toxinas, a água fria congela os alimentos e isso provoca toxinas! Beber água quente em jejum acorda o organismo e começa a limpar toxinas. Aqueça a água num púcaro ou chaleira, (nunca no microondas) e beba 1/2 copo de água quente (bem quente), por três vezes. Depois, aguarde, pelo menos, uns 15 minutos antes de ingerir alimentos.
.
2) Os povos orientais (sobretudo Chineses e Japoneses) bebem chá quente no início e no fim das refeições... e não água gelada... porque isso ajuda a incrementar o Agni (fogo digestivo), favorecendo assim a digestão. É importante não beber líquidos, sobretudo frios, às refeições porque isso dilui os ácidos do estômago dificultando o processo digestivo, criando mais toxinas; no entanto, devemos beber uma bebida quente no fim da refeição.
.
3) Algumas pessoas acham que "sabe bem" beber um copo de água gelada depois da refeição. Contudo, a água gelada vai fazer solidificar os componentes oleosos do que comemos, logo, que não vão ser digeridos, tornando-se por isso em toxinas que ficam “alojadas” nos intestinos; esse acumular de toxinas, que em Sânscrito e no Ayurveda é denominado de “Ama” tem a característica migratória e circula por todo o organismo, indo “alojar-se” nas veias, nos orgãos, e sobretudo nas articulações (temos aqui a causa primária de todas as doenças do foro reumático, artrites reumatóides, etc.) Mas voltando aos componentes oleosos “congelados” pelas bebidas frias ou geladas, que vão retardar a digestão. Uma vez que esse "gelo" reage com o ácido, quebra-se e é absorvido pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos. Em pouco tempo isso vai transformar-se em gordura que circula e se acumula no organismo, provocando mais tarde doenças: quistos, tumores e até cancro. É melhor ingerir uma sopa quente ou água tépida (ou uma bebida quente, chá ou café) depois de uma refeição. Nunca beba água ou outras bebidas geladas, sobretudo à refeição ou após a refeição. Igualmente, tudo o que é doce tem a qualidade de “frio” e por isso retarda a digestão; por essa razão, a fruta, os docinhos (para quem os ingere!), e os gelados devem ser comidos sempre nos intervalos das refeições! e nunca no fim destas!
.
4) Sempre que quisermos, ao longo do dia e fora das refeições, devemos beber água quente em pequenas quantidades de cada vez. Nunca ingerir muita quantidade de água de uma vez só (provoca retenção de líquidos). Essencialmente, devemos beber água apenas quando temos sede, pois o facto de estar sempre a beber água, esforça demasiado os rins, danificando-os!
.
5) Finalmente, a água quente relaxa o intestino, facilitando o trânsito intestinal.
.
6) Para além da água quente, alguns exemplos de infusões digestivas: hortelã, gengibre, cidreira, funcho, chá 3 anos, e outras….
.
Faça da água quente um aliado na sua rotina diária e depressa poderá constatar os benefícios.
.
Autora: Paula Soveral

11 comentários:

Mano 69 disse...

A água lava tudo menos a má lingua!

fresquinha disse...

É que nem com sabão azul e branco ! :-)

Dr. Estagiário disse...

Gostei do post, se bem que beber agua quente só em chá, já que não gosto do sabor de agua quente. Agora agua fresca sabe-me bem...será mesmo que congela os alimentos? É que o corpo humano, estando a 37ºC normalmente, deve aquecer bem depressa a agua. Mas de qualquer maneira, está mais que provado que os chás fazem muito bem.

Agora em relação à imagem citadina (seja ela feminina ou masculina), não a tenho como que a levar um cigarro, mas é mais opinião que outra coisa qualquer.

fresquinha disse...

Dr.,

Não é bem uma temperatura que dê para aquecer água. Mas a digestão faz aquecer o estômago e a água fria faz paragens de digestão. Se gostas de chá, experimenta bebê-lo sem açucar. Não fará tão bem mas é quse igual.
Agora ..não percebi nada do último parágrafo do teu comentário. Nadica.

fresquinha disse...

Mano,

Tens aqui a solução:
http://www.ananova.com/news/story/sm_2703621.html?menu=news.quirkies

Rosy disse...

Será que vale beber agua quente do chuveiro? rs

Claudia Ramos disse...

QUE BOM SABER DESSAS INFORMAÇÕES, UMA TIA MINHA JÁ TINHA ME FALADO SOBRE OS BENIFICIOS DA AGUA QUENTE EM JEJUM, TENHO INTESTINO PRESSO, E DEPOIS QUE COMEÇEI A BEBER TODOS OS DIAS AGUA MORNA EM JEJUM TENHO VISTO UM OTIMO RESULTADO, SÓ NÃO SABIA QUE NÃO PODIA SER NO MICRONDAS, MAIS APARTIR DE HOJE SO ESQUENTO NO FOGÃO.
OBRIGADA PELAS INFORMAÇÕES. SE PODER MANDAR ALGUMAS DICAS PARA INTESTINO LENTO FEITO O MEU AGRADEÇO. FORTE ABRAÇO.

Anónimo disse...

Adorei o artigo, muito obrigada.
Lilia

marta disse...

Bom dia! Gostei muito do seu artigo. Há muito tempo que não tomo água gelada por causa dos meus dentes que tem sensibilidade. Sendo assim peguei o ábito de só tomar agua natural e agora lendo esse artigo, vou passar a tomar água morna todos os dias pela manhã. Obrigado pela iniciativa de passar pra frente coisas úteis, são pessoas como vc que nos faz acreditar que os bons ainda são maioria. BJS

Gui disse...

Olá. lembro-me de a minha mãe antigamente beber agua quente em jejum lembrando agora ao fim de tantos anos que faria bém adoptei fazer-lo todos os dias e quando acabo de bebe-la simto-me muito bém bebo-a logo que me levanto porque enquanto me arranjo já passaram 25m e tomo então o pequeno almoço,como tenho problemas de estomago e muitos acidos tambem bebo e seguir a certas refeiçôes. Hoje vim procurar na net se havia algum beneficio e encontrei este blog. Obrigada. Guilhermina Prudencio

SOU MÃE DE UMA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN disse...

Eu sofro muuuuuiiito com problemas intestinais e vou seguir esta dica a risca com certeza, na esperança de que tudo se resolva, pois não estou mais aguentando tomar estimulantes que resolve só na hora que ingerimos...adorei a dica.