sexta-feira, janeiro 18, 2008

bobby fischer: xeque-mate

Bobby Fischer morreu
(Obrigada, Marcelo)
Bobby Fischer, o reclusivo campeão de xadrez, que se tornou o ícone da Guerra Fria quando destronou Borus Sapssky, campeão mundial da modalidade em 1972, morreu ontem no Hospital de Reykjavik, Finlandia.
Tinha 64 anos. Por enquanto, desconhece-se a causa da sua morte.


Fischer em frases:

.
"Não sou um computador como os outros querem pensar. Botvinnik disse uma vez que calculo melhor que os demais, que sou uma máquina, um homem prodígio e tambem fui uma criança prodígio. Aqui não há prodígio algum. Sou meramente um homem, mas um homem extraordinário. Estudo e aprendo cada dia mais e mais, um dia hão de ser meus o carro mais caro e a casa mais bonita. Nos EUA não há ninguém que possa se comparar comigo. Fui campeão nacional sete vezes o que começa a ser fatigante. Aos 14 anos fui campeão nacional, com 16 "grande mestre", com 27 anos sou o melhor do mundo e com 28 serei declarado oficialmente campeão mundial. Meu objetivo é que ninguém no planeta saiba "mexer as peças" melhor do que eu!"
.

"O xadrez é como uma guerra sobre um tabuleiro."
.

"Eu dou 98% da minha energia mental ao xadrez. O restante fica apenas com 2%."
.

"Eu jogo honestamente e jogo para vencer. Se perco vou tomar meu remédio."
.

"Você não aprende nada na escola. É simplesmente uma perda de tempo (...) As professoras são estúpidas. Não deveria haver mulheres lá. Elas não sabem como ensinar (...) As professoras são mais estúpidas que as crianças. Metade delas é louca. Se tivessem me deixado eu teria deixado a escola quando tinha 16."

.

DAQUI

6 comentários:

Anónimo disse...

Só farei comentário depois de pesquisar o que houve com o "Mequinho" (enxadrista brasileiro) que, se não me engano, também deu uma de "atrapalhar" a vida de outros mestres nessa "brincadeira" de distrair "loucos".
Me interessa saber do que morreu o Ficher pois, pela foto divulgada, aparenta bem mais dos 64 anos admitidos.
Strix.

Fresquinha disse...

Mal eu tenha conhecimento da verdadeira causa da morte do "enxadrista", não deixarei de te comunicar. No segundo.

Ouve lá ... achas isso importante ???

Anónimo disse...

Não, necessariamente, a causa/doença.
Mas comparando com o que "aconteceu" com o Mequinho, há algo (na minha modesta opinião) mal esclarecido na "obseção" com que enxadristas se dedicam ao "esporte".
Apenas curiosidade.
Strix.

Anónimo disse...

Esqueci.
Boa noite ou madrugada, pois, aquí, 0h15min.
Aí, 2h15min.
Upa.
Strix.

Fresquinha disse...

Então será a causa, Strix ...
Comportamentos obsessivos nunca foram saudáveis em nenhum desporto. E depois à inevitabilidade que é a Morte. A nossa hora. Veremos :-)

Anónimo disse...

"Veremos e ´lá´ trocaremos idéias pelo que não vímos por aquí.
Strix.
Ia esquecendo, depois de passar semanas revirando todos teus post antigos, achei tua foto com teu sobrinho.
Strix.