sexta-feira, junho 13, 2008

a calçada portuguesa


Este padrão ondulante foi usado em Lisboa, no início do século 19 pelo engenheiro Cândido Pinheiro Furtado nos pavimentos do Castelo de Sãoo Jorge Castelo,no Rossio e na Baixa. Este mosaico com um pavimento de padrão parabólico e ondulante, e que consiste em pequenos espaços e umas poucas pedras pretas que representam o povo negro, foi modernizado sem abstracção por Burle-Marx e adaptado no Brasil.


Mas antes de Burle-Marx, este padrão foi usado no piso da Casa do Baile, num restaurante e no dance hall em Pampulha, perto de Belo Horizonte, Brasil, projectado por Oscar Niemeyer, em 1942, e mais tarde foi re-intrepretado pelo designer paísagistico moderno Burle-Marx em 1971, na superfície da Avenida Atlantica, a estrada do litoral de Copacabana, do Rio de Janeiro, e foi repetido em todo o mundo como um produto de alto modernismo.


E, também, Izmir (Turquia), tem uma orla costeira com um promenade ondulante de padrão semelhante, que foi adaptado pelos urbanistas locais em 1950 sob o efeito das cidades brasileiras.

Sem comentários: