domingo, junho 22, 2008

fui muito feliz aqui


A 110 Kms do Porto, em Vila Nova da Cerveira, encontra-se a Estalagem da Boega, também conhecida como a Quinta do Outeiral, com 70.000 metros quadrados, um solar senhorial dos finais do século XVII. Uma quinta de produção vitivinícola, revivalista neobarroca.

A Estalagem e a Quinta estão ligadas ao Caminho de Santiago. Na parte norte da quinta, existiu um convento datado de 1646.

Os quartos são luminosos e acolhedores com uma decoração onde se junta o antigo e o moderno. Uma piscina fabulosa em granito, alimentada por água de mina, rodeada por um jardim francês, ambiente muito agradável, serviço simpático e eficiente. Boa cozinha no Restaurante Peregrino, onde decorre um ritual de campaínha a anunciar cada prato, evocando o tempo em que os peregrinos que demandavam Santiago de Compostela ali saciavam a sua fome e sede. A tradição conta como as freiras do convento de Gondarém chamavam a atenção dos peregrinos de Santiago, mediante o toque das campaínhas para lhes oferecer abrigo, um pedaço de pão e uma malga de caldo verde.

A Casa do Presidente (seiscentista) abrigou dois ex-presidentes do Brasil J. Vargas e G. Oliveira. Está situada em Gondarém, a 2 ou 3 quilómetros de Vila Nova de Cerveira.

O interior da capela apresenta-se totalmente revestido a azulejo figurativo, com representações do orago, com cobertura em gamela e retábulo de talha dourada e policroma, neobarroco. As pinturas do azulejo novecentista da capela copiam pinturas de Bartolomè Esteban Murillo (1617-1682), como "Santa Ana a ensinar a Virgem a ler".

Quando reservarem escolham o quarto com a varanda de pedra no Solar, a parte principal da casa datada do sec. XVIII. Tem uma vista deslumbrante sobre o rio Minho.

Sem comentários: