segunda-feira, junho 23, 2008

do Arioplano em "Como sobreviver ao Carjacking ?"


Que precauções posso tomar para evitar o carjacking?
Tente dar boleia a apresentadores de TV. Está provado que quem partilha o carro com a Júlia Pinheiro nunca sofreu carjacking.

Posso ou não precaver-me do carjacking?
Definitivamente. Inverta o assalto, ande sempre com o carro na reserva. Se lhe levar o carro, quando olhar para o painel, o bandido vai encostar para ir participar de si. Recupere o veículo.

Se o meliante se aproximar de mim no momento em que estou a chegar ao carro?
Diga "Ai que distracção a minha, este não é o meu carro! Eu hoje vim de transportes!" e vá embora descansado(a).

Ó Arioplano, se um assaltante conseguisse entrar no veículo, o que fazias?
Se ele conseguir entrar, eu não resisto e deixo-o levar o veículo. Depois telefono para a Carris, informo que roubaram o 17 para Fetais e que o motorista está inconsolável.

O que fazer num "ataque com arma branca fora da viatura"?
Bestial! Se for fora da viatura, e uma vez que você está dentro da viatura, fechado(a) e trancado(a) e o sinal mudou para verde, você pode ir à sua vidinha descansado(a).

Tá bem, mas se ele atacar com uma faca e estivermos ambos fora da viatura?!
Engula a faca, depois coma uma lâmpada, trinque um prato de porcelana e diga-lhe que se ele quiser ver o resto do número vai ter de comprar bilhete para o circo Mariano.

A sério, se for um ataque de arma branca e estivermos ambos fora da viatura?!
Eu usaria a mesma técnica que o instrutor do vídeo: "Ob... observá-lo, ou seja, tentar perceber se ele está com braço esticado, o braço mais flectido; se arma está no braço direito ou braço esquerdo. No momento da decisão... devo de... errrr...(sic) primeiro tempo, o mesmo princípio... desviar, entrando, desviando um pouco a linha de corte do meu tronco e logo de seguida, antes de terminar este movimento... entrar para... errr... prender o braço..." em seguida veja se o carjéquer já adormeceu. Ao fim deste bloco já estará com certeza a nanar. Tape-o com um jornal, feche a porta devagar, deixe descair o carro e depois arranque suavemente.

Como posso escapar se sentir o cano duma pistola encostar-se às minhas costas?
Certifique-se de que é realmente o cano duma pistola. Caso não seja, convide o rapaz para jantar fora ou ir ao cinema, antes de convidá-lo a subir lá casa.Tratando-se mesmo duma pistola, continue a fazer força com as costas contra o cano para não deixar sair as balas. Peça ajuda.

E caso "o assaltante me surpreenda com uma pistola" ao dirigir-me para o parque de estacionamento?
Surpreenda-o com uma Uzi 9mm. Se o carro da quadrilha dele for melhor do que o seu, é a altura de trocar.Pois pois, mas o que faria o Arioplano se um bandido lhe aparecesse com uma pistola?Agradecia-lhe e dizia-lhe que não estou interessado, que gastei as últimas moedas a comprar uma Cais de 1995 a um Romeno.

Se eu for atacado(a) estando dentro do carro, aquela técnica do vídeo, de agarrar a arma e puxar o bandido pela janela, é realmente eficaz?
Ora porra, se é para o bandido entrar no carro você escusava de estar com essa mise en scène toda.

Que técnica devo usar se me aperceber que o facínora vai disparar?
Agarre na moca de Rio Maior que tem debaixo do banco e golpeie a bala desviando-a antes que esta o atinja. Com a mão livre, desprenda o terço pendurado no retrovisor e arremesse-o, girando velozmente, às mãos do assaltante, imobilizando-as.

Mas se a N.Sra. de Fátima, que eu tenho pregadinha ao tablier, permitir, como no vídeo, que eu realmente imobilize e saque a pistola ao agressor, devo ir-me embora ou abro a porta para, como diz o instrutor, "acabar (sorriso) o trabalho"?
Não ouviu que é para usar a estrutura do carro? Os acessórios também. Saia do carro e abra a bagageira. Pegue na chave de rodas e desfira golpes violentos nas rótulas do agressor. Amarre-o ao pára-choques com a correia de reboque e faça meia dúzia de voltas rápidas com o carro. Prenda-lhe o pneu sobressalente ao pescoço e atire-o a uma pedreira. Vá à esquadra apresentar queixa.

Se eu estiver dentro do carro e o assaltante se chegar, de surpresa, à janela com uma pistola automática, há alguma técnica do Krav Maga mais eficaz do que a moca de Rio Maior?
Há. É o Pita Kebab. Especialmente se tivermos escolhido o molho de alho. Já foram presenciados casos em que o correspondente traque perfurou chapas de 3mm.

Sem comentários: