sábado, outubro 11, 2008

Morreu Ricardo Videla
















ESTE BLOG ESTÁ DE LUTO
.
Mestre Ricardo Videla, que Deus lhe mostre a Luz e a Paz que todos os que privaram ou que o conheceram desejam para si.

Para a Mafalda Bettencourt, sua mulher, vão todas as nossas forças e toda a coragem que ela precisar.
.
RICARDO VIDELA nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1939. Formação Profissional 1961 - Mestrado em Escultura e Pintura - Escuella Nacional de Bellas Artes Buenos Aires/Argentina.Convidado em 1989 pelo Casino de Estoril para uma Exposição Individual de Esculturas em Bronze. Voltou a Portugal em 1991, no qual se encontra e reside até á data.
.
RICARDO VIDELA um escultor argentino de nascimento e formação com mais de duas dezenas de vivência no Brasil. As suas esculturas que traduzem a personalidade conseguida de um artista, cuja linguagem é marcada por uma pujante modernidade criativa e um código estético que se insere nos parâmetros da escultura contemporânea, traçados primeiro por Rodin, mas que vingaram e ganharam total autonomia, liberdade e força. Já nos nossos dias com Henry Moore Brancusi, Marini e tantos outros.
.
RICARDO VIDELA, para além da licenciatura e do mestrado em escultura, obtidos na Escuella Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires. Têm consigo vários prémios atribuídos pela Municipalidade da capital Argentina, para além de outras distinções em mostras, em que participou no seu Pais de origem e no Brasil e Portugal. É incontestável, que a Argentina conquistou nas ultimas dezenas de anos, uma posição invulgar no mundo das Artes Plásticas, e hoje é pátria de grandes pintores e escultores. Sobretudo Buenos Aires, transformou-se num dos centros mais importantes de desenvolvimento da Arte Contemporânea da América Latina.
.
RICARDO VIDELA (1939) pertence a uma geração de artistas argentinos, em cuja obra, de acentuado cariz modernista e privilegiando a figuração humana, no seu jeito de humanista latino, temperado pela doçura brasileira, se descobre uma grande sensibilidade e sensualidade estética, aliada a um domínio total de técnica, escolha certa das volumetrias, acerto na delimitação dos espaços e correcto tratamento das formas.Ao olharmos para as peças de RICARDO VIDELA, salta-nos ao espírito o livro de Henry Focillon - Vie des Formes - um dos poucos clássicos, que na História da Arte, analisa de maneira precisa a estética da Escultura e os frutos dessa Arte milenária, que são, as formas que na sua tridimensionalidade têm uma vida, uma existência autónoma gerada pela mão do artista que lhes deu o ser.
.
Belas são as formas deste artista; com vida e com sentido estético, quer sejam abstractas ou figurativas: bio amórficas ou tão-somente concretistas. Utilizando como suporte dos seus trabalhos, mármore, bronze, poliéster. Também a prata, em pequenos trabalhos que são grandes jóias de criatividade e requintado sentido.
.
RICARDO VIDELA dá-nos uma mensagem da Arte da América Latina dos nossos dias pujante, criadora e marcada sobretudo por um sentido profundo de modernidade e humanismo.
"Crítico de Arte - Dr. Nuno Lima de Carvalho"

Sem comentários: