quinta-feira, outubro 30, 2008

Jean Cocteau (multifacetado) e Dalí : uma história com arte

Há uma anedota dupla curiosa acerca do Louvre, Jean Cocteau, Salvador Dalí e do Prado, que se não é verídica, é bem encontrada. Nos turbulentos anos do Surrealismo, no início do século XX, alguns artistas radicais proclamaram o fim da pintura como era conhecida até então, e até se falou em pegar fogo ao Museu do Louvre, um símbolo da pintura que acabava de morrer para as mãos dos Fotografia e do tédio. No meio dessas controvérsias perguntaram a Cocteau que se pudesse salvar apenas uma coisa do museu, caso estivesse em chamas, o que é que ele salvaria.
A resposta do cineasta, escritor e filósofo foi breve: "O Fogo". Bom demais por ser espontâneo !
Anos mais tarde, estando Salvador Dalí no Museu do Prado, uma repórter de televisão fez-lhe a mesma pergunta, desta vez referente ao museu do Prado em Madrid. A resposta (não sei se estaria programada) é genial, e fazendo os seus gestos típicos e com a voz floreada afirmou: "O Ar" (pausa) e, especificamente o ar que está contido no quadro "As Meninas" de Velazquez. O que indica que provavelmente Dalí conhecia a história de Cocteau.
Se olharmos para o quadro de Velazquez, vemos que, na parte superior existe uma grande quantidade de ar, muito espaço vazio para representar o tecto da residência, o que é uma incógnita para os estudiosos da obra do grande pintor.

2 comentários:

Arnaldo Macedo disse...

"Toda manhã quando acordo eu experimento uma excepcional alegria - a alegria de ser Salvador Dalí - e me pergunto de súbito: 'Que coisas maravilhosas este Salvador Dalí vai aprontar hoje?'", disse, Ele certa vez.

Fresquinha disse...

Arnaldo,

Um certa falta de humildade mas como Deus foi o Criador de Tudo - e criou-nos à Sua imagem e semelhança - acaba por ser verdade. Quanto a mim, precisamos de mais gente carismática. Os génios não são criaturas comuns. E em cada um de nós, existe um génio, pronto a saltar, se lhe abrirmos a porta.
:-)