segunda-feira, outubro 29, 2007

orbo : gerador de energia do nada

No ano passado, o mundo ficou intrigado com uma pequena empresa irlandesa chamada Steorn, que dizia ter inventado um gerador que produzia energia a partir do nada.
É um sonho milenar: uma máquina que funcionasse para sempre e de graça. A proposta tem o grave problema de violar leis básicas da física, o que não impediu que vários cientistas e matemáticos - muitos deles de renome, como Leonardo da Vinci e James Clerk Maxwell - propusessem máquinas assim, ao longo da história. Nenhum deles teve sucesso, o que pode ser comprovado pelo fato de você ainda ter que levar o seu carro ao posto de tempos em tempos.
Mas a proposta da Steorn foi mais audaciosa. Em agosto de 2006, a empresa publicou um anúncio na revista inglesa The Economist recrutando cientistas para verificar se o seu gerador perpétuo de facto funcionava. Todo mundo pensou que era um jogo online - algo tipo um Alternate Reality Game - ou uma manobra de marketing, mas não era: a empresa existe há vários anos e levou adiante as pesquisas com sua tecnologia.
Desde então, tem dito que seu produto funciona e que até já tem um nome para ele: Orbo. É uma grande notícia. Se eles estiverem errados, serão uma das grandes piadas do ano. Se estiverem certos, pode ser a solução para o aquecimento global, para as guerras pelo petróleo, para amenizar a pobreza e vai mudar quase tudo o que conhecemos. Pense numa incrível e ampliada terceira revolução industrial.