segunda-feira, outubro 29, 2007

priapus

.
O pénis gigante foi incorporado pelos deuses da fertilidade, sendo um grande exemplo o do deus Priapus.
Citação: “Este deus é sobretudo conhecido pelo seu membro viril de grandes proporções, e o seu tamanho enorme é de tal forma gigantesco que tem sido denominado "coluna", "cipreste", "lança", "pirâmide", e muitos outros nomes do género. E, tal como Zeus mostra o seu raio, Poseidon o seu tridente, Atena a sua lança, ... Também Priapus não pode deixar de mostrar com todo o orgulho o que melhor o representa ou seja, o seu pénis, porquer sem ele, estaria totalmente desarmado. Esta é a razão pela qual as suas partes privadas estão sempre dispostas em erecção, sem qualquer pudor." - Carlos Parada, Greek Mythology Link.
.
A ideia, contudo, de que este pénis gigante, em particular, está tão prontamente exposto como um item inspiracional, ou com o objectivo de promover algum erotismo, não podia estar mais longe da verdade.



Em Roma, as estátuas de Priapus eram usadas como espantalhos, para guardar as vinhas e os jardins, e portanto o seu simbolismo não tinha absolutamente nada a haver com o prazer sexual. À parte da correlação comum no mundo antigo entre a fertilidade do homem e a fertilidade do solo, estas estátuas foram criadas para protecção contra roubos, sendo que a mensagem era a de que se alguém trespassásse as terras, seria penetrado profunda, brutal e dolorosamente pelas ditas "armas" nos seus traseiros.
Os epígramas romanos seguintes (extraídos do livro Priapeia de Smithers & Burton) ilustram esta atitude nos termos certos:
“... If I do seize you ... you shall be so stretched that you will think your anus never had any wrinkles.”
“Why do you, watchman, hinder the thief from coming to me? Let him approach: he will return more ‘open’!”
“He who shall plunder with dishonest hand the little field committed to my charge, shall feel me to be no eunuch ...”
"If a woman, man, or boy, thieve from me, she shall pay me with coynte, that with his mouth, this with arse.”
.
Mais

5 comentários:

Anónimo disse...

Fresquinha.
Total novidade para mim!
Nunca tinha ouvido ou lido nada sobre este deus romano, Priapus, que. penso - tal como os outros deuses romanos (ou muitos deles) - deverá ser oriundo da Grécia.
E a correlação entre a fertilidade do homem e a fertilidade do solo faz sentido, correlacionando-as, também, com as festas dos solstícios, principalmente o da Primavera/Verão.
Os nossos antepassados tinham as chamadas festas pagãs em que acima de tudo celebravam a Vida!...
:-)

Mano 69 disse...

Priapismos...

Mónica disse...

já tinha ouvido sobre isso num longinquo programa da rtp2 e já agora: há muitas esculturas dessas descobertas por arqueologos nas ruinas de pompeia q estão em sala fechada num museu de londres, n vá dar ideias :DDDDD

voltando à religião, não nos esqueçamos q o pudor veio da judaico-cristã...lá nisso entendem-se!

Fresquinha disse...

Penso que o pudor existe desde a criação. Porque rzão haveria a Eva de se tapar com uma folha de hera ? Nem tudo é culpada nossa herança judaica-cristã (embora seja quase tudo ...)

Não sei se viste o resto do artigo. Há lá mais que deve ter-se pirado da sala do museu. Os ingleses tiveram um mérito: roubaram à força toda o património do património mundial mas perservaram o que roubaram. Se não o tivessem feito, muitas das peças já não existiriram. Eu vi parte do Parthénon, em Londres.... que penso que já devolveram, em magníficas condições.

Fresquinha disse...

Mano,

A ideia é essa ! Agora, eu arranjei dois rotweillers ...