sexta-feira, outubro 26, 2007

no domingo muda a hora e saiba porquê


No próximo domingo, dia 28 de Outubro, os portugueses vão poder dormir mais uma hora, já que às 02:00 vão ter de atrasar os seus relógios 60 minutos, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa.
Com a entrada na hora de Inverno, os relógios vão ser atrasados de 60 minutos às 02:00 da madrugada de domingo, em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, passando para as 01:00.
Na Região Autónoma dos Açores quando se registarem 01:00, os ponteiros vão atrasar-se para as 00:00.
«A hora muda a nível europeu por decreto de lei sendo alterada no mesmo instante em todos os países membros», recordou à agência Lusa Rui Agostinho, subdirector do Observatório Astronómico de Lisboa.
Ao contrário do que muitas vezes é dito, segundo Rui Agostinho, a mudança da hora prende-se com a necessidade de «não haver desfasamento solar» e «não com questões económicas».
A Comunidade Europeia faz estudos regulares para escutar os pareceres de todos os países, no sentido de verificar os indicadores mais e menos benéficos da mudança de hora.
«Chegou-se à conclusão que a mudança de hora era a opção mais favorável, para as actividades económicas e para o próprio bem-estar das pessoas», referiu.
Para se chegar a esta conclusão,«verificou-se o impacto da mudança de hora nas actividades do ser humano, no Comércio, na Indústria (da grande à pequena indústria), na Agricultura e sobretudo no modo como a luz influencia a produtividade e o tempo de lazer das pessoas», justificou o responsável.
Para Rui Agostinho, as decisões desenvolvem-se em torno da necessidade «de se aproveitar o melhor possível a luz nas actividades num modo geral», uma vez que «há muitas actividades, nomeadamente a Agricultura, que dependem muito da luz solar para trabalhar».
Deste modo, para o subdirector do Observatório Astronómico, a mudança de hora «é benéfica para Portugal», porque se pode «aproveitar melhor as horas de sol», apesar de Portugal não ser dos países mais afectados pela mudança de hora, devido à existência de grande simetria entre o número de horas do dia e da noite. Deste modo, para o subdirector do Observatório Astronómico, a mudança de hora «é benéfica para Portugal», porque se pode «aproveitar melhor as horas de sol», apesar de Portugal não ser dos países mais afectados pela mudança de hora, devido à existência de grande simetria entre o número de horas do dia e da noite.
Esta situação já não acontece no norte da Europa, onde a actividade é mais afectada, tendo em conta que no Inverno começa a escurecer às 15:00.
No entanto, para alguns portugueses a adaptação ao novo horário é uma dura realidade.
O não poder aproveitar o fim da tarde numa esplanada para relaxar, ou dar um passeio e o facto de se chegar a casa com a sensação de que é muito tarde e já não há luz para aproveitar o resto do dia, traz a sensação de que o dia é menos rentável.
«É como viver um jetlag, porque há uma descoordenação de hábitos», explicou à Lusa Marta Gonçalves, médica especialista do sono.
«Vai ter efeitos diferentes se a pessoa é matutina ou vespertina», acrescentou.
Os portugueses vão despertar com maior claridade, sem ter de ligar as luzes, mas regressar a casa de noite, depois de um dia de trabalho ou de escola.
«Isto é um problema sobretudo para as crianças, que se levantam muito cedo e chegam a casa de noite», confirmou Teresa Paiva, neurologista e especialista em Medicina do Sono.
No entanto, para a especialista «bastam 48 horas» para o corpo, biologicamente, se adaptar à nova realidade.
«O mau estar nos primeiros dias após a mudança de hora é normal, porque as pessoas estão a habituar-se às diferenças de luz», explicou a especialista.
Para além disso, há a sensação de que há a necessidade de acender as luzes mais cedo e usar mais tempo a luz artificial.
No entanto, segundo a EDP, «a mudança da hora não trás vantagens nem inconvenientes» para os consumos.
Para a empresa, quando a hora é mudada, «não se verificam alterações de consumos na casa dos portugueses, nem na iluminação pública, porque é comandada por célula fotoeléctrica».
A Comissão Permanente da Hora, com sede no Observatório Astronómico, é a entidade consultada pelo Governo para se decidir a mudança de hora, mas o seu poder é facultativo, porque «esta é uma decisão da comissão Europeia», disse Rui Agostinho.
O subdirector do Observatório Astronómico referiu, no entanto, que a mudança de hora não agrada a todos.
«Quem tem actividades que dependem do sol prefere que a hora mude, mas quem, por exemplo, trabalha na bolsa ou com o comércio internacional o horário central europeu é a melhor opção», explicou.
Portugal apenas uma vez, em 1992, não mudou os ponteiros dos relógios, quando o governo do então primeiro ministro Cavaco Silva decidiu por decreto-lei não atrasar os relógios para a Hora de Inverno e continuar a adiantar os ponteiro uma hora em Março, sem consultar a Comissão da Hora.
«Os portugueses andavam às avessas com o sol, porque o dia nascia quando a actividade laboral e estudantil se encontrava a trabalhar há algumas horas, o que implicava maior consumo de energia durante a manhã», observou Rui Agostinho.
.
Diário Digital / Lusa

4 comentários:

Mano 69 disse...

Olha um relógio... biológico!

Fresquinha disse...

Bem observado, sim senhor ! Como sempre.

:-)

Anónimo disse...

Fresquinha,
Curiosa e interessante imagem ...
A nova versão da Sininho!?...
:-)

Os conhecimentos que parece que não dão jeito, mas dão ... úteis!

Anónimo disse...

eu prefiro sair de casa de manha e estar escuro , do que chagar a casa as 6.30 da tarde e ser noite cerrada!!!! fico sempre deprimido com este horario. ainda torna o inverno mais triste, pk nas horas de lazer ou de estar c a familia é sempre de noite.