terça-feira, janeiro 15, 2008

cantigas de escárnio e mal dizer


Luzia Sanches, Jazedes em gram falha
(sob a temática da Impotência)
.
Luzia Sanches, jazedes(1) em gram falha(2)
Comigo, que nom fodo mais nemigalha(3)
D'ua vez; e, pois fodo, se Deus mi valha,
Fiqu' end' afrontado bem afrontado bem por tercer dia.
Par Deus, Luzia Sanches, Dona Luzia,
Se eu foder-vos podesse, foder-vos-ia.
...
Vejo-vos jazer migo muit' agravada,
Luzia Sanches, por que nom fodo nada.
Mais, se eu vos per i ouvesse pagada(4),
Pois eu foder nom posso, peer-vos-ia(5).
Par Deus, Luzia Sanches, Dona Luzia,
Se eu foder-vos podesse, foder-vos-ia.
...
Deu-mi o Demo esta pissuça cativa(6),
Que já nom pode sol cuspir a saíva(7)
E, de pram, semelha mais morta ca viva,
E, se lh' ardess' a casa, nom s'ergeria(8).
Par Deus, Luzia Sanches, Dona Luzia,
Se eu foder-vos podesse, foder-vos-ia.
...
Deitaram-vos comigo os meus pecados.
Cuidades de mi preitos tam desguisados(9),
Cuidades dos colhões, que tragu' inchados,
Ca o som com foder e com maloutia(10).
Par Deus, Luzia Sanches, Dona Luzia, Se eu foder-vos podesse, foder-vos-ia.
.
(1) estais, estais deitada.
(2) agravada.
(3) já não fodo mesmo nada.
(4) se pudesse desse modo agradar-vos.
(5) peidar-vos-ia.
(6) infeliz.
(7) nem sequer pode cuspir a saliva (ejacular).
(8) ergueria.
(9) coisas tão inconvinientes.
(10) doença.
.
A vós, Dona Abadessa
...
A vós, Dona Abadessa,
de mim, Dom Fernand'Esquio,
estas doas vos envio,
porque sei que sodes essa
dona que as merecedes:
quatro caralhos franceses
e dous à Prioressa.
...
Pois sodes amiga minha
nom quer'a custa catar (1),
quero-vos já esto dar
ca nom tenho al tam aginha (2):
quatro caralhos de mesa (3)
que me deu ua burguesa,
dous e dous en'a bainha (4).
...
Mui bem vos semelharám
ca sequer levam cordões (5)
de senhos pares de colhões (6);
agora vo-los darám:
quatro caralhos asnais (7),
enmanguados em corais (8)
com que calhedes a mam (9).
...
(1) não quero olhar a despesas;
(2) não terei outra coisa tão depressa;
(3) de mesa- os ditos objectos adornariam os toucadores das damas;
(4) em saquinhos de dois;
(5) sequer - até mesmo;
(6) senhos - respectivos;
(7) asnais - grandes, muito grandes;
(8) com punhos de coral;
(9) mam - mão (calhar a mam= fazer habituar a mão).
.
Agora é que eu sou deserdada ...
.
.

Sem comentários: