quarta-feira, janeiro 02, 2008

fundamentalismo contra os fumadores


(Arrogante, sobranceiro, com tiques de "menino bem", acho piada à sua verve, à sua acutilância, e admiro a sua coragem, ao lutar, muitas vezes, contra o mais fácil e confortável - disse alguém ...)
.

Dizia, em tempos, Miguel Sousa Tavares:
.
«É por estas e por outras que eu cada vez admiro mais os espanhóis. Disseram-lhes que tinham de adoptar os horários e hábitos de vida europeus e eles continuaram com a sua sesta. Quiseram-nos proibir de fumar em todo o lado e eles não levaram a sério. Deram-lhes uma lei do aborto igual à que nós tínhamos e eles levaram-na a sério e não deixaram que o lóbi dos médicos católicos a boicotasse. Ousaram sugerir a proibição dos touros de morte e eles responderam "nem se atrevam!" E, com tanta resistência pacífica e cívica, a Espanha é hoje um dos mais modernos e civilizados países do mundo. Continuando fiel à sua identidade e orgulhosa dela. Um país que não respeita as suas tradições não presta. Um país que não respeita os seus hábitos e a sua cultura, não existe: é assim uma espécie de alforreca, sem cor, nem cheiro, nem identidade. Uma Maria vai com todos."» Às vezes este senhor tem razão !!!


(Video enviado pelo Kandanga. Obrigada)

8 comentários:

xico.lf disse...

Fresquinha,
Há anos que leio muito do que escreve (jornais e revistas, livros não li nenhum) o Miguel Sousa Tavares
Aprecio, concordo na genralidade!
Tem mantido uma luta quase pessoal contra vários fundamentalismos, o último está fúria anti-fumadores dos politicamente-correctos.
O fim é correcto, os meios são quase ditatoriais!
Mesmo das crónicas semanais em A Bola, apesar de ferrenhamente portistas e muito tendenciosas, sou leitor permanente!
:-))

kandanda disse...

Se em Equador o talento verte-se da genealogia materna e paterna em Rio das Flores o romancista exala engenho numa simbiótica constelação de romance / história hispano-peninsular-afro-américa latina!

“Tenho medo que a liberdade se torne um vício” in Rio das Flores, pode crismar esta tenacidade ritualista de contraposição à filtragem das liberdades mesmo das minorias!
Não sendo eu um fumador, reconhecendo sem filosofias as maldades do tabaco, não posso deixar de dar razão a este viciado na liberdade de poder fazer da sua sem prejudicar terceiros!
Estamos numa democretinece poeiranta, porque utilizam conceitos válidos para enrolar a opinião pública...e há uns Drs. que, a troco de urtigas fazem-lhe a justificação!

Fresquinha disse...

A Cracia do Demo ou a soit-disant democracia, que vai fazendo das suas, encoberta por panos rosas ...

Fresquinha disse...

Que saudade eu tinha de te ouvir, Kandanda ... aguardo mais!

Fresquinha disse...

Xico,

Meios ditactoriais ? Ando a ver pouca televisão...

xico.lf disse...

Quase!
E ... que pode querer dizer soit-disant democracia?...
Se falarmos em fisco ... se discutires uma vírgula és fiscalizada até descubrirem uma mínima irregularidade!
Em televisão, e chamada comunicação social em geral, é melhor nem falar!!!
Não está fácil, estamos cercádos!...

Há dias o MRS mencionava que a alguém foi penhorado um prédio por causa de uma dívida de 37 euros!!!

Fresquinha disse...

Demo + cracia = ?

Democracia existe nos livros de quadradinhos. Não existem democracias puras. Existem aproximações muito desaproximadas. É quase uma figura de estilo lírica. Portanto ela é sempre soit-disant ....que quer dizer "a dita".

Tenho uma tia que teve a infelicidade de herdar vários prédios na Av. Almirante Reis. E digo, infelicidade, porque os inquilinos pagam rendas de 2 euros Já vem dos tempos de tios-avós), que actualizadas devem ter ido parar aos 10 euros...por aí ...
E, como os prédios estão a ruir porque o que colecta dos prédios nem chega para pagar os impostos prediais, ela não faz obras. Penalizada pelas inspecções, ela tem que vender estes monos, para poder ter um ou outro em condições. As multas paga-as do bolso, bem como as obras, os encargos ... enfim ... um presente que se tornou quase envenenado. Vende os monos por batuta e meia, sobrevive uns meses e depois torna a vender outra coisa qualquer. Inacreditável ..mas verdadeiro !

xico.lf disse...

Não Fresquinha, não é inacreditável!
Na Graça a minha avó tinha rendas de 100$00! Os inquilinos exigiam-lhe obras!!...