domingo, julho 20, 2008

10 inimigos perigosos das nossas férias



Se viajas para África ou para o sul da Ásia, cuidado com o último dinossauro, o Crocodilo.

Se viajares para a África Negra, cuidado com o Búfalo e o Elefante.

Se viajares para qualquer lado do globo, cuidado com as Serpentes.
Entre as serpentes, a cobra real é uma das mais perigosas. Já se viram serpentes matar elefantes matando-os na extremidade das trombas, onde a pele é tenra. No entanto, a serpente-tigre do Sul da Austrália tem um veneno ainda mais violento. O seu veneno é tão potente que 0,609 mg é suficiente para matar um homem. O trigonocéphale do sudeste do E.U.A. produz veneno suficiente para matar 30 pessoas. A serpente que detém o recorde do mundo é a taïpã. As grandes serpentes, como a anaconda ou piton, podem atacar e devorar seres humanos, mas apenas se elas se sentirem ameaçadas.

Se viajares para zonas muito áridas do planeta, cuidado com o Escorpião.
Em geral, o veneno do escorpião apenas paralisa. No entanto, os ferrões das caudas de alguns escorpiões como o Androctonus australis, podem infligir um aguilhão fatal. Entre 1936 e 1950, este animal matou 377 pessoas na Argélia.

Se viajares para a África do Sul e para a Austrália, cuidado com as Aranhas. (as aranhas mais pequenas são as mais perigosas)
São muitas as aranhas que mantêm as suas vítimas paralisadas numa névoa sedosa, para as pôr em reserva. Algumas são simpáticas e podem ser muito perigosas para os seres humanos. A viúva negra é extremamente venenosa. Do mesmo modo, a aranha-castanha, a aranha da teia em funil, a aranha de costas vermelhas da Austrália e a aranha-botão da África do Sul podem causar a morte. As maiores aranhas, como as tarântulas também são potencialmente perigosos, mas o seu habitat, é muitas vezes, longe da população, e as suas grandes dimensões fazem com que os acidentes sejam raros.

Se viajares para uma floresta tropical, cuidado com o Dendrobate (ou Rã Flecha) !

Se viajares para o Oceano Índico ou para mares de águas quentes, cuidado com o Peixe-espinho.
O veneno é injectado em treze dos espinhos dorsal e provoca um sofrimento atroz, delírio e, por vezes, morte. O peixe é complicado, porém, muito tímido, e evolui nas águas quentes do globo. Assim, se fizeres um cruzeiro ou fôres fazer mergulho não é raro que apareça, mas terão sempre tendência a fugir. A única precaução a tomar é, portanto, não o pôr em situação stressante.

Se viajares para a Grande Barreira de Coral da Austrália, cuidado com a Serpente do Mar.
As serpentes do mar possuem em geral, um veneno entre 10 e mil vezes mais poderoso do que o das serpentes terrestres. Convem não as colocar em posição de stress.

Se viajares para a região sub-sariana de África, cuidado com os Mosquitos.
Os mosquitos são os vectores exclusivos da plasmodia, o parasita responsável pela malária. Cerca de 30 espécies de Anofelos envolvidos na transmissão da doença, cada um com as suas características biológicas e ecológicas.
As espécies arquetípicas são os Anopheles Gambiae na África Subsariana, que é um vector muito eficaz cujas larvas se desenvolvem em qualquer colecção de água doce, exposta ao sol, incluindo a cidade.Finalmente, há milhões de pessoas por ano que sucumbem indirectamente às picadas de mosquito.

3 comentários:

xico.lf disse...

Fresquinha,
Quem te avisa ...
E por cá ... neste cantinho à beira mar plantado!?
O peixe-aranha, já experimentei, é xato mas passa!
Bem, disseram há tempos que há práí uns tubarões (estou a falar dos verdadeiros, predadores do mar), desde que começou a época balnear que ão falam deles!!!...

Fresquinha disse...

Os tubarões que apareceram ao largo da costa portuguesa são inofensivos, segundo o meu pai que é o técnico mais qualificado no Mundo para falar deles. Fez investigação durante 30 anos da dita espécie. Há muitos tipos de tubarão. Estes comem peixinho miúdo e muitos sacos de pl´´astico :-) Já ouviste falar em vitimas ?
Tomei banho na Austrália à vontade, co tubarões ao longe mas à vista. Se tocásse a sirene era o Metro à hora de ponta, em corrida desenfreada. Nunca ouvi uma só tocar. No entanto, é sabido que teem comido umas pessoas ...

:-))))
PS Não tenho medo de bicharada desta. Só de ratos. Qualquer rato deixa-me histérica.

xico.lf disse...

Já Fresquinha, já ouvi falar em vítimas, e se, como penso, te estás a referir às imensas vítimas dos sacos de plástico os tubarões e outras espécies marinhas são as principais! Já vai sendo uma calamidade!
Hoje vou-te enviar um vídeo sobre isso.