Salvador: Um misto de Luanda com o Porto ! A parte antiga lembra-me o Porto (embora mais suja e menos cuidada), o enquadramento e a topografia da cidade remetem-me a Luanda.
A quem já conhece : Concordam ?
A Igreja de S. Francisco de Assis foi o ponto alto da visita. Depois, explico porquê. É meio complicado.
Acarajé : Ía direitinha à boa baiana, comprar um acarajé, e o aspecto não convence.
Pelourinho: O máximo. Desenvolvimentos mais tarde. Ainda lá volto.
Passar uma noite em Itapoã ....
Beijos
A quem já conhece : Concordam ?
A Igreja de S. Francisco de Assis foi o ponto alto da visita. Depois, explico porquê. É meio complicado.
Acarajé : Ía direitinha à boa baiana, comprar um acarajé, e o aspecto não convence.
Pelourinho: O máximo. Desenvolvimentos mais tarde. Ainda lá volto.
Passar uma noite em Itapoã ....
Beijos
Do Brasil, sem imagens para postar.
Hoje comi pitangas !
............................Casquinha de Siri
.....................................................Vatapa
............................Agua de Coco
........................................................Cachoeira
.............................................................................Moqueca de Camarão
..........................Capoeira
...........................Candomblé .... Tóróró
...Pagode ..................................................................... Feijão
................................ Imbassaí ........................... Pojuca
......................................................Porto Seguro ..................Farofa
....Pirão................................Indíos Pataxó
Radiohead - Lego time-lapse House of Cards from Ian Mackinnon on Vimeo.
22 comentários:
Há muito tempo dei o nome de "Abaeté" ao meu melhor barco/veleiro depois de conhecer a Lagoa.
Strix.
Axé !
E o que quer dizer Abaeté ??
Homem inteligente ou de grandes conhecimentos.
Strix.
Tu qui falô que irias (ou voltarias) à Itapoâ.
Uma bicoca.
Strix.
Fresquita pelos brasis!? Olha, só há pouco tive a oportunidade de ver o teu convite aqui para o Porto. Fo pena, na altura andava fora da blogagem. Não faltarão oportunidades, espero.
Música porreira dos radiohead.
Beijoca e boas férias.
obrigado pelo carinho! aqui aprende-se sempre tanto :) beijinho
Acredito que falta um esclarecimento.
Voismicê falô em passar uma noite em Itapoã. Intôncê ma lembrei da Lagoa do Abaeté, lugar mais valorado turisticamente de Itapoã.
Strix.
Oi dona Fresquinha, dona moça, desculpe fiquei em falta com você no caso se deu o seguinte quando você colocou o aviso que viria par Salvador eu estava viajando a trabalho só depois é que li e ai pensei a essa altura ela já está em Salvador. Mas, lhe aguardo na próxima vez.
Olha Lagoa do Abaete fica em Itapoan, é um lugar muito bonito e cantada de há muito por Dorival Caymmi, Caetano Vêloso e outros cantores, não conheceu? Se esteve em Itapoan é muito provável que esteve lá.
A título de colaboração abaixo alguma dica para o seu texto.
Acarajé : Ía direitinha à boa baiana, comprar um acarajé, e o aspecto não convence. - Sua menina acarajé sempre foi assim, mas, gostou não? Qual aspecto?
Pelourinho: O máximo. Desenvolvimentos mais tarde. Ainda lá volto. - Sim o Pelorinho é bonito, não sei se lhe mostraram a primeira faculdade de Medicina do Brasil fundada por D João VI, fica ao lado da Catedral Brasílica que por certo lhe mostraram.
Passar uma noite em Itapoã .... -Uma noite, uma tarde em Itapoan é demais e não foi na Lagoa do Abaeté? Não comeu acarajé da Cira em Iatapoan? Aliás, não comeu abará?
Do Brasil, sem imagens para postar. -Oxente, não tirou nem uma fotozinho do Brasil varonil? Ai deus do céu! kkkk
Hoje comi pitangas! -Comeu pitangas aqui em Salvador? Pitanga, não se zangue, é fruta fia chupa-se.
Um bolinho de peixe, aqui. -É o peixe depois de desfiado faz-se o bolinho, é frito no azeite de dênde, azeite doce (azeite de oliva) ou oléo de soja. Delicia!
Tapioca com Queijo e Goiabada - Tapioca é a farinha que faz o beiju, então, você comeu beiju de tapioca com queijo e goiaba, tem outros sabores também. Gostoso demais!
Casquinha de Siri - Você comeu o siri catado na casquinha dele. Gostoso também.
Vatapa - Uma das comidas mais gostosa da culinária baiana é servido com caruru ou moqueca de peixe.
Agua de Coco - Temos demais, somos o maior litoral brasileiro, portanto, onde você estiver no Estado da Bahia verá um pé de coqueiro e o mar próximo.
Cachoeira - Cachoeira seria a Cidade? Se for é um lugar muito bonito, onde, por sinal tem uma equipe de cineastas e atores portugueses filmando uma novela portuguesa com certeza.
Como sou soteropolitano (Quem nasce em Salvador/Bahia é assim chamado)agradeço a você pelo texto.
bjs
O Sibarita
Ôi Sibarita,
Pois eu continuo na sua terra e tenho a agenda ocupada demais. Já vinha com um roteiro planeado e como há tanta coisa para fazer, o que custa é decidir. Hoje, que tem chovido todo o dia, era para ir à Missa dos Negros, uma missa especial que você deve conhecer. Catolicismo e camdomblé juntos na igreja que era frequentada pelos escravos de antão.
Claro que conheço Dorival Caymi, Caetano Veloso e outros ...quem não conhece ? A visita que fiz a Salvador foi uma viagem City Tour que, sinceramente, foi um erro. Uma hora e meia no Mercado Modelo onde o artesanato se repete foi uma perda de tempo. Há tanta coisa bem mais interessante para fazer. Tinha a referência do Solar do Unhão, para ver, e tal como em Itapoã, passámos sem parar e desperdiçou-se muito tempo nas compras de artesanto (que eu não aprecio). Mas enfim ... viajo com um sobrinho de 16 anos que prefere fazer rappel, parasailing, quadricículo, equitação e todas as outras actividades do Hotel. Um problema é que o hotel está recheado de agitação e sair daqui para um adolescente de 16 anos é crime. Voltarei concerteza, para curtir Salvador à minha maneira. Tentei ver o Terreiro da Mãe Stella, pedi autorização e a resposta que me deu foi que tudo aquilo que eu desejar, é só confiar em Deus, que ele dará. É preciso ser mãe de santo para chegar a essa conclusão ?????????!!!!
Fui pondo pedaços da Bahía nos links (que não clicou) para dar um panorama do que tenho vivido. Cachoeira é cidade sim, mas é água da nascente. Era à última que eu me referia.
Vatapá já comi com moqueca de peixe. Faço em casa, em Portugal, e gosto mais do meu vatapá. Água de côco bebo todo o dia, e uso no cabelo (é um óptimo hidratante capilar, tb) Comi casquinha de Siri no Pelourinho, depois de uma visita muito interessante à igreja de S. Francisco de Assis. Aquela das imagens da pomba, de Nossa Senhora e das colunas que se movem à medida que andamos na pintura de ???? é muito curioso. A ostentação inusitada da capela já é, no entanto, incompreensível mas habitual nas igrejas católicas, continua a chocar-me. Tanta riqueza e tanta pobreza cotucando numa coexistência amena na mesma cidade.
Bolinho de peixe, tapioca e pitanga já conhecia. Pitanga fez parte da minha infância. Nasci e vivi em África e pitanga é dita comida (em português, chupar faz parte de comer) e cospem-se os caroços. Questão de semântica.
Vi por fora a Faculdade de Medicina também mas tudo pelo exterior. O que foi pena.
PS O acarajé é uma fritura tipo os nossos filhoses de natal, salgada. Cortam ao meio, e botam lá uma porção de coisas : uma pasta de lentilhas, camarões ecos com casca,etc. Não tem um aspecto atraente. E eu como com os olhos, também. Não me convenceu. Gostos ...
Amanhã. Rio Pojuca e parasailing de manhã. Tenho que ir. Aula de Capoeira.
Beijo, Sibarita.
Sibarita,
Há tanto nome de índio por aqui, que a palavra Abaeté me passou despercebida. De repente, tem muita informação compactada, e alguns pormenores me escaparam. A si e a todo o Brasil, as minhas desculpas.
Axé Sibarita 3,
Tenho fotografias pessoais e essas, fazem parte da minha intimidade e não gosto de publicar fotografias minhas no blog. Já o fiz e já chega. Fotografias que não sejam pessoais, encontro em postais e não perco muito tempo a tirar fotografia paisagistica. Quando voltar, coloco. Prometido.
Já esperava que você estivésse em trabalho. Já sabemos que o brasileiro promete, oferece, mas quando chega à hora .... já não está quem falou !!! :-))))
Beijo
u joão,
Pois ...também és brasileiro ???
Olha na verdade, fui a Tribunal em Gaia e não ía com muita disposição para me divertir. Mas como muita gente, ofereceste-te de cicerone e quando chegou a altura ... não estavas. Não faz mal. Conheço razoavelmente o Porto. Mas fomos (eu e uma amiga) jantar à Ribeira de Gaia e seria uma boa oportunidade para te conhecer. Espero lá não voltar tão cedo pelas mesmas razões. Embora tenha ganho a acção judicial que lá me levou.
Beijo
Ainda no Brasil ... gostoso ! Estou a adorar, apesar do tempo ser muito incerto e já ter apanhado 3 dias de chuva.
Strix,
O meu guia não valorou Abaeté. Ou eu não estava atenta. Fui ver o pôr-do-sol e de facto havia uma lagoa a que eu não prestei atenção.
Maestro,
Podes não acreditar mas nas minhas pesqisas para seleccionar o que publico, eu aprendo muito mais. Nem tudo o que vejo eu publico por não estar em sintonia com o que o blog oferece. E nessa procura, eu vou aprendendo imenso. Quem diz que não aprende nada com a net, é porque não sabe aproveitá-la. É o maior instrumento de conhecimento que eu conheço. Há que saber tirar partido.
Fico contente por gostarem do que selecciono. Aí reside o sucesso deste blog.
Um beijo grande
Porra, nem de férias nos deixas em paz? :-)))))
Ressucistaste ? Já estamos na Páscoa ?
:-))))))
Vivi 5 anos no Porto e estive 2 semanas em Salvador hà 4 anos...concordo! Enquanto estive em Salvador, não só me senti em casa como me senti come se estivesse no Porto!
As duas cidades fazem-me uma falta tremenda!
Foi só eu agitar as escuras e misteriosas águas do Abaeté e lá se foi o Caymmi àos profundos redemoinhos dos que vão sem numca mais voltarem.
Strix.
Foi só eu agitar as escuras e misteriosas águas do Abaeté e lá se foi o Caymmi àos profundos redemoinhos dos que vão sem numca mais voltarem.
Strix.
Pythea,
Fui espreitar e vejo que não sou a única que anda errante pelo mundo, (mas não errada).
Senão fosse pela falta de segurança em Salvador, e de tinta nos edifícios históricos, poderia encarar a possibilidade de lá viver. Mas há tantos lugares para onde iria viver já amanhã !!!
Por curisiodade : Qual dos Países onde viveste elejes como favorito ? Ou melhor, onde foste mais feliz ?
Obrigada por comentares. São tão poucos os comentadores. (Mas são bons)
Strix,
Minha jangada vai partir p'ro mar,
vou trabalhar,
meu bem querer !
O Caymmi nunca morre. Passei a minha infância a ouvir Caymmi. Está-me na pele.
Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer
Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer
Enviar um comentário