quinta-feira, janeiro 11, 2007

a palavra dos outros

"Sim África" - História e histórias de contactos culturais em Angola" (Editora Prefácio) , de autoria de Leonor Correia de Matos, licenciada em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa, tendo vindo a concluir em Londres um Ph.D. com uma tese versando o impacto do direito e administração portuguesa sobre determinado aspecto do direito consuetudinário africano. Investigadora no Instituto de Investigação Científica de Lourenço Marques, organizou também a Galeria de Etnografia do Museu. Em Portugal, publicou extensos ensaios na colectânea em 6 volumes "Portugal no Mundo" e em fins de 1999, publicou pela mão da Fundação Lusíada "A Ordem de Cister e o Reino de Portugal - Mito e Razão".
(E minha tia. Um grande orgulho meu ou uma pequena vaidade.)
.
Uma visão plurifacetada dos encontros (muitas vezes, desencontros) entre os valores sociais, filosóficos e religiosos a que chamamos "ocidentais" e os de uma sociedade africana. Ao fim e ao cabo, a compreensão de que, parte a parte, vai surgindo que a Humanidade é menos heterogénea do que à partida se afigurava.
.
Primeira mulher do filósofo Prof. Fernando Gil, recentemente falecido, doutorado em Lógica na Universidade de Sorbonne e agraciado pelo Governo francês com o título de Cavaleiro da Ordem das Palmas Académicas. Autor de "Mimesis e negação" e "Viagens do olhar", obras premiadas pelo Pen Club, o filósofo, ensaísta e professor universitário foi galardoado com o Prémio Pessoa e o título de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 1992.

5 comentários:

robina disse...

Andas desaparecida :-)

Fresquinha disse...

Ando a namorar ...:-)))) Amanhã tens-me lá a encher a tua caixa com baboseiras. Desculpa a ausência. Mas é por uma boa causa. Como tenho muitas coisas em rascunho, vou postanto essas ...Beijo, Robinita.

Unknown disse...

será que é desta! Olaaaaaaa

...civilização, valores, seja em Africa ou mundo Ocidental - temos um driver comum - a necessidade absoluta do Comércio. A seguir à globalização, cuidado Universo...
bj
consegui :)

Fresquinha disse...

Eureka !!! Uma lança em África !
Bem vindo, Carlos ? Estava difícil esse parto.

..... tínhamos ...acho que o Universo começou a mudar. Não a tempo de se salvar mas de sobreviver mal.

Bj
Volta sempre.

Mano 69 disse...

Mãe África?