terça-feira, janeiro 09, 2007

zibelechueche ou tarte de cebola



Preparação : 20 mn de preparação : 40 mn de cozedura : Dificuldade : Fácil
.
Para 4 pessoas :
.
- 1 massa brisée
- 3 cebolas grandes
- 200 g de bacon fumado
- 3 ovos
- 1 pacote de natas frescas
- pimenta preta, noz moscada.
.
1/ Pré-aquecer o forno no termostato 6 (180 / 200°C). Dispôr a massa num prato de tarte e picá-la com um garfo para evitar as bolhas na massa. (chamada a respiração da massa, digo eu).
2/ Cortar as cebolas em rodelas muito finas e fritá-las ligeiramente num pouco de manteiga com uma colher de óleo, sem dourar.
3/ Após cerca de 5 minutos, juntar o bacon fumado e fritar mais 5 minutos em lume brando.
4/ Numa tigela, bata os ovos com as natas frescas. Tempere com pimenta e um pouco de noz moscada.
5/ Juntar as cebolas misturadas com o bacon.
6/ Dispôr tudo sobre a massa e cozer no forno durante aproximadamente 40 minutos.
.
Servir com um salada, temperada com molho vinaigrette: azeite, vinagre de xêres, alho, ervas finas. E acompanhar com um rosé fresquinho ! Uma cócega nos sentidos !
.
Variante: Cortar as cebolas em rodelas, dourá-las e juntar o bacon. Juntar molho béchamel, antes de colocar a mistura sobre a massa. Colocar então a mistura na massa, cobrir de queijo gruyère e vai ao forno.
CURIOSIDADE: O "Zibelemärit" (Mercado das Cebolas) em Berna. É uma festa tradicional em Berna no decorrer da qual se comem as tartes de cebola e todo o centro histórico se enche de pequenos stands que vendem tranças de cebola, as tartes, e bombons em forma de cebolas, etc.
"Zibele" presumo que seja "Cebola" e "chueche" é mais "tarte" depois de muito mastigada ...digo eu ... aceitam-se apostas.

8 comentários:

robina disse...

Coitadas das cebolas! Isso faz-se?

Fresquinha disse...

Fazem-me chorar ...É vingança !

robina disse...

Ah, se é assim, bem feita :-))))

Inha disse...

Considera-te gamada. Massa é comigo mesmo. Na carteira e tudo!

Boa tarde!:)

SaoAlvesC disse...

mas que raio de cebolas são estas... é assim que queres promover os colheólogos?

Fresquinha disse...

Inha,

gama o que quiseres, mas por favor nem avises. O bom ladrão é aquele que sabe gamar sem ser visto ou ouvido. A parte da massa já sabíamos. Que mais poderia por-te a ferver com os impostos que te cobram ...cof...cof ..é da tosse ...:-))))))

Pandora,filha, estas cebolas são cultivadas com todo o amor e carinho pelos mamalhólogos. A colheologia é uma especialidade muito específica, dedicada a uma zona muito sensível, e por vezes, disfuncional ou inexistente de uma grande parte da população. A mamologia é uma ciência muito actual, currentemente praticada pela classe governativa, advogados, dentistas, etc, etc., e que se caracteriza pela mamadeira esterogénica sistemática. Dá febre. Atenção pois às cebolas.

Mano 69 disse...

Fresquinha

Não te estarás antes a referir à “f” oftalmológica?

Fresquinha disse...

Não ..não inventes !!! :-) A lupalogia confirma.