As palavras desnecessárias só dão trabalho a ler e fazem perder tempo. As frases mal estruturadas mostram que o importante era pôr as palavras cá fora e não quem as quer pôr de novo lá dentro. Termos confusos e ambíguos proclamam «não tenho nada de jeito a dizer mas ouçam-me à mesma».
.Se respeito alguém, o respeito e a honestidade exigem que o avise quando me parece que diz um disparate. Porque se quer compreender as coisas é do seu interesse perceber os erros e debater ideias. Uma critica fundamentada é uma forma de colaboração. É como se corrige os erros e se aclara o raciocínio.
.É pondo em causa que se percebe se está certo ou errado. A critica fundamentada aponta um possível erro e dá oportunidade ao outro de explicar porque não é um erro ou de se corrigir se concordar que é. É assim que se progride, e o progresso científico atesta o sucesso desta abordagem. Por outro lado, o medo da crítica é o primeiro indício de treta.
.De Ludwig Krippahl
.Para terminar, deixo-vos esta reflexão:
"...the maintenance of a free society is a very difficult and complicated thing and it requires a self-denying ordinance of the most extreme kind. It requires a willingness to put up with temporary evils on the basis of the subtle and sophisticated understanding that if you step in to do something about them you not only may make them worse, you will spread your tentacles and get bad results elsewhere." Milton Freedman
Sem comentários:
Enviar um comentário