quarta-feira, dezembro 26, 2007

solução Fim de Ano

Sopa de Tomate e Basílico no Forno
.
Ingrdientes:
12 tomates, sem pele e sem sementes, cortados ao meio
2 dentes de alho cortados ao meio
20 folhas de basílico fresco
4 raminhos de salsa
½ chávena de chá de azeite
sal e pimenta a gosto
.
Preparação:
Aquece o forno, por 10 minutos, a 160ºC (forno baixo). Num pirex médio, coloca os tomates e os demais ingredientes. Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Retire do forno e, assim que esfriar, mete no frigorífico. Na hora de servir, bata tudo no liquidificador ou processador (se desejares uma sopa mais lisa, passa por uma peneira).
Corrige o sal e a pimenta.
A sopa pode ser aquecida ou comida fria. Serve com croutons ou então, torradinhas com manteiga de alho. Enfeita com uma folha de basílico fresca e salpicos de pimenta moída fresca.
.

Costeletas com Rosmaninho e Romã

Tempera as costeletas com sal e pimenta. Grelha-as durante 5-7 minutos de cada lado (dependendo da grossura da costeleta). Reserva-as, cobrindo com papel de alumínio.
.
Entretanto, numa panela, aquece uma colher de sopa de óleo em lume médio, junta 2 colheres de sopa, finamente cortadas, de chalotas (cebolas pequenas esguias), mexendo sempre até dourarem. Junta meia chávena de sumo de romã, 1/4 de chávena de vinagre de vinho tinto, 1/4 de chávena de caldo de galinha, 1 colher de sopa de rosmaninho fresco, e 1 colher de sopa de mel e deixa reduzir este molho a metade, aproximadamente 5 minutos, em lume vivo. Reduz a chama e junta-lhe 1 colher de sopa de manteiga até derreter.
.
Serve com as costeletas, rodelas de batatas coradas e uma salada variada.
.
Bolo de Menta e Chocolate
.

Crosta:
1 chávena de biscoitos de chocolate esmagados
1/4 de chávena de manteiga sem sal derretida
.
Recheio:
1/2 chávena de açucar granulado
2 pacotes de queijo creme Filadéfia à temperatura ambiente
2 ovos
3 colheres de Licor de Creme de Menta (a Bayleys, tem um Licor de Chocolate e Menta excelente)
6 After Eights (opcional) cortados aos bocadinhos
Se utilizares os After Eights irás precisar de 1/2 colher de sopa de farinha
.
Preparação da Crosta: Aquece o forno préviamente a 325º Farenheit. Mistura as migalhas dos biscoitos com a manteiga numa tigela média. Forra uma forma de alumínio movível (fundo de tarte) com a mistura, pressionando com os dedos no fundo da mesma. Leva ao forno até ficar ligeiramente dourada nas extremidades por cerca de 8 minutos. Retira do forno e deixa arrefecer completamente. Reduz a temperatura do forno para 300º Farenheit.
.
Preparação do Recheio: Bater o queijo crème numa tijela até ficar fôfo. Acrecenta o açucar devagarinho, batendo a uma velocidade média, até formar uma pasta cremosa (1 a 2 minutos). Continua a bater, juntando os ovos - um de cada vez - até estar bem unido. Não bater demais para não amanteigar. Envolver o licor à mão (sem bater com o 1,2,3).
Opcionalmente, numa pequena tigela, mistura os After Eights com a farinha. Envolve com cuidado a mistura dos After Eights, na mistura dos biscoitos. Deitar a mistura na crosta. Leva ao forno até que as extremidades estiverem firmes e o centro ligeiramente líquido, cerca de 45 minutos a 1 hora. Desliga o forno e deixa arrefecer dentro do forno, completamente. Cobre e refrigera pelo menos durante 4 horas (é melhor fazer de véspera).
.
Para desenformar, usar a ponta de uma faca para libertar o bolo dos lados da forma. Transferir para um prato de ir à mesa.. e enfeitar como a ilustração.
.
O começo de um Ano em Grande.

4 comentários:

Mano 69 disse...

O basílico arranja-se na Basílica da Estrela?

Fresquinha disse...

Tal como o Alecrim se arranja aos molhos, o jasmim no Cemitério dos Prazeres, os Oregãos nos EUA, a Salvia no Braço de Prata, a canela num pontapé, o sal em Cabo Verde.

:-)

kandanda disse...

Será que vossexcelências ainda não curaram a tripa d'uma já estão n'olho n'outra? Haja decência com pitada de abstinência...

Fresquinha disse...

E o planeamento não se faz ? À boa maneira portuguesa ...