quarta-feira, janeiro 09, 2008

hoje levam sopa ! mai nada !

.

A sopa, dependendo da sua composição, pode fornecer uma enorme variedade de nutrientes com benefícios para a nossa saúde.
Uma sopa rica em legumes representa um prato que, geralmente, apresenta um baixo valor calórico, sendo, por outro lado, muito rico em vitaminas, minerais, fibra alimentar, antioxidantes e água. Estes nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento diário do nosso organismo.
Por um lado, as vitaminas e minerais também são essenciais pois entram na composição de várias estruturas como órgãos, músculos, ossos e sangue. Por outro lado, a fibra alimentar apresenta diferentes papéis ao nível do aparelho digestivo, com implicações desde a mastigação, passando pelo tempo de digestão e pelo fornecimento de substrato que permite às bactérias do nosso intestino um funcionamento saudável. Os antioxidantes funcionam como protectores porque limitam o papel carcinogénico de algumas substâncias.
A sopa contribui de forma significativa para a satisfação das nossas necessidades diárias de água. Se a sopa for mais rica em outros alimentos poderá também fornecer-nos outros nutrientes. Uma sopa com maiores quantidades de batata ou leguminosas pode fornecer maior quantidade de energia, verificando-se o mesmo com a gordura. Além disso, também podemos ter sopas enriquecidas com carne, peixe, ovo ou queijo, alimentos estes que aumentam o seu conteúdo em proteínas, transformando-se a sopa num prato principal. Daqui.
.
Sopa da Panela
Para 4 pessoas
.
1 frango, ou ½ galinha, ou ¼ de peru, ou 1 bocado de borrego ou de vaca,
125g de toucinho fresco entremeado;
1 farinheira;
1 chouriço de carne pequeno (linguiça);
1 cebola;
salsa;
hortelã;
sal;
150g de pão duro caseiro ou de segunda.
.
Introduz-se a carne, a cebola, a salsa, o chouriço, a farinheira e o toucinho em 3 litros de água fria. Retira-se a espuma que se forma durante a fervura e deixa-se cozer. Corta-se o pão aos quadrados ou fatias finas para dentro de uma terrina e dispõem-se por cima raminhos, de hortelã. Retira-se a cebola e a salsa da panela. Cortam-se as carnes aos bocados e dispõem-se sobre o pão. Rega-se com o caldo. Tapa-se a terrina e serve-se 5 minutos depois. Em muitas casas, as carnes são servidas à parte mas ao mesmo tempo. Come-se com o garfo e colher.
.
Sopa de Cação ou Cação Limado
Para 4 pessoas
.
4 boas postas de cação;
3 colheres de sopa de azeite;
1 molhinho de coentros;
3 dentes de alho;
1 chávena de vinagre;
1 colher de sopa de farinha;
sal;
200g de pão caseiro ou pão de 2ª; de véspera;
2 folhas de louro;
1 colher de chá de colorau (fac.).
.
As postas do cação devem ter cerca de 3 cm de espessura. Depois de bem arranjado o peixe, põe-se de molho durante 2 horas em água, vinagre, sal e louro. Refogam-se no azeite os coentros e os dentes de alho picados. Adiciona-se depois a pouco a pouco a água necessária para a sopa. Tempera-se de sal e introduz-se o cação. Deixa-se cozer. Depois, adiciona-se à sopa meia chávena de vinagre onde se defez a farinha e, querendo, uma colher de chá de colorau. Deixa-se ferver até que a farinha não saiba a cru. Corta-se o pão às fatias finas, que se colocam bem acamadas numa terrina. Regam-se com o caldo e por cima dispõe-se o peixe. Serve-se imediatamente.
.
Sopa de Espargos Bravos
Para 4 a 6 pessoas
.
1 molho grande de espargos bravos verdes;
1 molho de coentros;
2 dentes de alho pequenos ou 1 grande;
200g de toucinho;
200g chouriço de carne;
2 colheres de sopa de vinagre;
1 colher de sopa de farinha;
400g a 500 g de pão duro caseiro ou de segunda,
sal
.
Pisam-se num gral (almofariz) os coentros e os alhos com sal grosso, de modo a obter-se uma papa. Preparam-se os espargos, cortam-se em bocadinhos e escaldam-se com água a ferver. Num tacho de barro fritam-se o toucinho cortado às fatias e o chouriço às rodelas. Retiram-se as carnes e no “pingo” que ficou fritam-se os espargos bem escorridos. Quando estes estiverem bem fritos, junta-se a papa de alhos e coentros e por fim o vinagre. Deixa-se cozer mais um. Rega-se tudo com água (cerca de 3 litros) e a farinha (a colher deve ser bem cheia) dissolvida num pouco de água fria. Deixa-se cozer tudo durante cerca de 15 minutos ou até a farinha deixar de saber a cru. Corta-se o pão às fatias ou aos quadrados para uma terrina e rega-se com a sopa. Abafa-se um pouco e serve-se com as carnes (chouriço e toucinho) à parte.
.
Sopa de Beldroegas
.
1 molho de beldroegas;
2 cabeças de alho;
sal;
ovos;
bacalhau;
queijo fresco cortado em quartos;
azeite;
pão.
.
Faz-se um refogado com os alhos inteiros, as beldroegas, azeite e sal até as beldroegas ficarem brandas. Junta-se a água, quando ferver junta-se o bacalhau e o queijo. Quando tudo estiver quase cozido, escalfam-se os ovos e server-se com sopas de pão.
.
Açorda à Alentejana
Para 4 pessoas
.
1 bom molho de coentros (ou um molho pequeno de poejos ou uma mistura das duas ervas);
2 a 4 dentes de alho;
1 colher de sopa bem cheia de sal grosso;
4 colheres de sopa de azeite;
1,5 litro de água a ferver;
400g de pão caseiro (duro);
4 ovos.
.
Pisam-se num almofariz, reduzindo-os a papa, os coentros (ou os poejos) com os dentes de alho, a que se retirou o grelo, e o sal grosso. Deita-se esta papa na terrina ou numa tigela de meia cozinha, que neste caso fará ofícios de terrina. Rega-se com o azeite e escalda-se com água a ferver, onde previamente se escalfaram os ovos (de onde se retiraram). Mexe-se a açorda com uma fatia de pão grande, com que se prova a sopa. A esta sopa dá-se o nome de “sopa azeiteira” ou “sopa mestra”. Introduz-se então o caldo o pão, que foi ou não cortado em fatias ou em cubos com uma faca, ou partido à mão, conforme o gosto. Depois, tapa-se ou não a açorda, pois uns gostam dela mole e outros apreciam as suas sopas duras. Os ovos são colocados no prato ou sobre as sopas na terrina, também conforme o gosto.
.
A açorda é, fora do Alentejo, o prato mais conhecido da culinária alentejana. Vai à mesa do pobre e do rico, e raro é o dia em que não constitui o almoço do trabalhador rural. Tem muitas variantes, mais influenciadas pela mudança de estações do que, como é regra em cozinhas tradicionais, de terra para terra. É sempre um caldo quente e transparente, aromatizado com coentros ou poejos, ou os dois, alhos pisados com sal grosso e condimentado com azeite. Dão-lhe consistência fatias ou bocados de pão de trigo, de preferência caseiro e duro. Acompanha-se geralmente com ovos escalfados, que também podem ser cozidos e azeitonas. Muitas vezes, na água utilizada já se cozeu uma posta de pescada ou de bacalhau. Também pode ser acompanhada com sardinhas assadas ou fritas e, no Outono, é muitas vezes enriquecida com tiras finas de pimento verde, que se escaldam com a água ao mesmo tempo que as ervas, e acompanhada com figos maduros ou um cacho de uvas brancas de mesa.

2 comentários:

xico.lf disse...

Fresquinha ...
... carcinogénico???
Never heard!!!
Gosto muito de sopa e de sopas, desde que não tenham ervilhas e ou grão!
Lá tiram-me!!
Açorda à Alentejana com coentros (poejos, se já vi e comi não me lembro!!) e ovos escalfados adoro e não como mais nada!
:-)))

Sopa de peixe ... sérias reservas, não aprecio!

sağlık Bilgileri disse...

Muito bom site. Graças aos esforços do passado.