Todos os acontecimentos e feitos podem ser vistos por diferentes pontos de vista, mas no fundo uma ditadura é mau, por mais voltas que se dê. Não que o homem não tenha trazido alguma coisa que tenha ajudado o país na altura, mas sacrificando muitas outras coisas que hoje em dia nem nos apercebemos porque as tomamos como garantidas.
No estado em que o País e toda a Europa se encontrava na altura da sua governação, algumas coisas tinham que ser sacrificadas. É isso que a maioria das pessoas não entende. Hoje passamos por uma crise económica mundial, somos um país pobre e atrasado mas continuamos à espera de poder viver à Lorde (vejamos o crédito malparado, o sobrendividamento, a falsa pobrez, a real pobreza). Tudo na vida tem um preço. Não se podia fazer uma recuperação da economia, sem sacrificar alguma coisa e quem criou a situação em que estava a Europa não foi Salazar, certamente. Que se cometeram erros, cometeram-se. Não conheces, de certeza, um governo sequer que não tenha cometido erros. E erro por erro ... Salazar era ditador mas era honesto, não se abotoava com dinheiros públicos, nem fazia negociatas privadas. Tinha a PIDE e o Tarrafal, mas nasceu pobre e pobre morreu. E não o acusam de ter proporcionado sinecuras a primos, sobrinhos ou vizinhos, nem de ter dado tachos ou subsídios a amantes, amigas ou afilhadas. Que endireitou as finanças, que construiu escolas e estradas, que evitou a nossa entrada na segunda guerra mundial. Que manteve a ordem e o império. E que pautou a sua conduta pela defesa intransigente dos valores de Deus, da Pátria e da Família. Não encontrei milagres ao estudá-lo- encontrei coerência. Encontrei a marca forte de um homem do seu tempo, que defendeu os valores do seu tempo. Mas a sua governação foi longa, demasiado longa e o mundo alterou-se radicalmente ao longo de 40 anos. E, como acontece frequentemente, foi mais fácil conquistar o poder, ou mesmo mantê-lo, do que abandoná-lo.
Estradas também o fez o Cavaco e não foi preciso ser ditador, mas compreendo o que dizes, se bem que não o subscreva. Até porque se a cabeça da ditadura não enriqueceu, os seus tentáculos ficaram bastante gordos. Ah...e se houvesse ditadura ainda hoje, provavelmente não estaríamos aqui a expor os nosso pensamentos e ideias
A propósito, assististe aos vídeos ? Ou é uma opinião que já tinhas formado ? Aconselho-te que o faças. Bem como, leias a obra de Franco Nogueira. O que me surpreende, e espero que não seja o teu caso, é deparar-me com opiniões sobre Salazar e o antigo regime, de pessos que apenas ouviram dizer, de palavra de boca à orelha. E quem conta um conto, acrescenta um poto. Eu fui da Mocidade Portuguesa quando tinha 10 anos e vivia em Moçambique e portanto, tinha uma opinião fraquinha do que significava o Estado Novo. Só mais tarde é que aprendi quem realmente era Salazar. E pelo concurso do "Melhor Português" de alguns tempos atràs, verifiquei que não só eu o admirava como a maioria das pessoas. Hoje em dia, há mais pobres e mais iliterados que dantes e as pessoas teem memória curta. Pide ? Se a Pide tivesse sido realmente eficaz, tinha dado cabo de alguns dos oportunistas que se aproveitaram da revolução dos cravos para expoliar este País. Surgiam outros compadrios, o dinheiro mudou de mão, mas não foi nem será dado ao mesmo povo que sofreu nas mãos da dita ditadura. Mudaram as moscas ... Pide ? Acreditas que não haja Pide com outro nome em Portugal, nos tempos que correm, mas com contornos actualizados ...???? Alguma vez os casos de corrupção que assistimos diáriamente teriam lugar no tempo do "Lobo Mau" ?? Achas melhor assim ? Porquê ? Porque é democráticamente aceite ? Não me parece... Vivo uma época em que encontro pessoas que já nem teem força para reinvidicar seja o que fôr, porque se cansaram das promessas feitas em nome da liberdade. Temos mais desemprego, temos um dos níveis de vida mais baixos da Europa. Mas como somos livres de emitir as nossas opiniões, está tudo certo !!!??? Não há liberdade sem opções. De que me vale lutar pelos meus direitos, sem ser presa, se os vejo usurpados todos os dias ? De que serve essa "bendita" democracia na realidade ? Não sou presa. Ainda. Mas quem nos ouve ????
Antecipei-me. Só agora vi o teu novo comentário. Em parte já respondi à tua pergunta. Cavaco (e eu sou cavaquista) foi ajudado pela CEE, teve subsídios de todos os lados. Sem desmerecimento para a sua obra que considero única e louvável do pós 25 de Abril. Salazar encontrou uma realidade completamente diferente. Morriam milhões de pessoas à fome por essa Europa fora. O País não tinha acompanhado a Revolução Industrial e encontrava-se num estado lamentável, o que não aconteceu a Cavaco. Livrou-nos de entrar na 2ª Grande Guerra - o que seria catastrófico para nós. Era, de longe, muito mais difícil ser Salazar que Cavaco. Mas gosto dos dois.
Parafraseando Pedro Mota que já publiquei aqui no blog:
O tal Adolfo foi eleito democraticamente na Alemanha. E democraticamente eleito conquistou quase toda a Europa e democraticamente eleito ordenou o holocausto. Numa guerra onde morreram milhões e milhões de Europeus. Conclusão óbvia: As eleições, mesmo as "democráticas" valem o que valem. Nesta guerra não morreram Portugueses em combate. Sabe o Exmo. Senhor os esforços diplomáticos que foram feitos para evitar a entrada de Portugal na Guerra? Sabe quem gizou diariamente a estratégia? Sabe os riscos que corremos? As pressões que sofremos? Estimará quantos mortos morreriam se tivéssemos entrado briosamente no conflito? Sabe o estado em que Salazar herdou o país após a espantosa 1ª República, que é tanto admirada pela família Soares? Eleita democraticamente,claro está! . Sabe a que estado de miséria chegou o povo que, em 1928 abominava os partidos políticos, os quais os considerava os criminosos responsáveis pelo estado de ruína a que o país se encontrava. . Sabe quem delineou, pela primeira vez, a viragem para a actual U.E. ? Pois é: O tal que não foi democraticamente eleito. Vá verificar, caro amigo. Leia. . Sabe quem nunca fez obra? O que mandou construir a Ponte sobre o Tejo, a barragem de Castelo de Bode, o Aeroporto da Portela. Sabe quem nunca abandonou 1 milhão de Portugueses nas ex-colónias à sua sorte/morte? Pois é, pois é. Fácil foi fazer como se fez a seguir ao 25 de Abril. Fugir é sempre fácil. Além de ser próprio dos fracos. . Sabe quem morreu na miséria, tendo servido a causa pública, sem receber uma atenção, uma recompensa, um prémio, uma benesse, uma jóia, um diamante? Sabe quem foi íntegro no exercício do poder? Pois é, pois é. Se V. Exa. tem dúvida que Salazar ganharia todas as eleições durante o período que esteve no poder, está muitíssimo mal informado. Leia ! Estude sobre a época. Que era alérgico a elas. Sem dúvida. E com razão, a meu ver. Estude a 1ª República. Os governos que se sucederam. O desgoverno que se atingiu. Vem daí a alergia. E quanto à censura: Pois. E a informação que temos hoje? Eu prefiro a censura. Evitaria ter de ler, por exemplo, o que tão infantilmente escreveu. Numa palavra: Não escreva sobre o que não sabe. E ainda tem uma surpresa. . Num país infestado pela corrupção, pela mediocridade e pela ambição desmedida pelo poder na busca da corrupção, eu voto no Salazar. E não serei o único. Garanto-lhe.
Vi um pouco dos vídeos, mas não quis ver mais quando me relembrei que um familiar bastante próximo foi preso por ler um jornal. Pide como antigamente? Não, não existe. Estamos mal? Estamos, e o fosso continua a crescer. Por culpa de quem? De nós mesmos. Culpar um ou outro é fácil. Com tretas de noticiários que temos também não é muito fácil uma pessoa levantar-se e pensar positivo. Também é certo que as pessoas não terem tantas facilidades de escolaridade (não tanto no fim do regime) não deve ter ajudado. O passado é o passado e possivelmente ele repete-se, porque não sei porquê a espécie humana teima em tropeçar na mesma pedra... E achas mesmo que não havia corrupção no regime? ****
Vi agora a tua resposta. Portugal não entrou na 2ª Guerra pela intervenção do dito cujo, mas em maior parte porque nós éramos peixe pequeno para o Hitler. Se ele quisesse entrava aqui que nem faca quente em manteiga, com Espanha ou sem ela (que no momento era mais sem ela...o playground da Alemanha pré-2ª Grande Guerra estava desfeito).
Alvaro Cunhal morreu rico, em primeiro lugar. Os membros do partido deixam lá grande parte do seu salário. Tipo Igreja Universal. Entras mas pagas. Tenho o maior respeito por ele, no entanto. Apenas por uma razão, foi e é o único verdadeiro comunista. (ainda me matam ...) Respondendo ao primeiro post: 1. Podias ter visto os videos porque essa pessoa que foi presa por ler um jornal, já não regressa; 2. Se a Pide é tão má e feroz como dizes, não havia lugar para a corrupção; Imagina que se se é preso por ler um jornal, casos como a CGD / Milénio / PT e Belmiro / Apito Dourado / Moderna, etc, etc nunca teriam acontecido 3. Existiu o SIS que agora passou a ter outro nome. (Não sou contra. Todos os países teem que ter a sua polícia interna. Já ouviste falar das escutas ??? Mudam as moscas ... 4. Nunca concordei com a falta de liberdade de expressão. Como disse de início, todos os sistemas governativos cometem os seus erros. Salazar cometeu erros graves. Quem não os comete ? Mas fez um bem a Portugal que nenhum outro fez. A bem da nação.
14 comentários:
Todos os acontecimentos e feitos podem ser vistos por diferentes pontos de vista, mas no fundo uma ditadura é mau, por mais voltas que se dê. Não que o homem não tenha trazido alguma coisa que tenha ajudado o país na altura, mas sacrificando muitas outras coisas que hoje em dia nem nos apercebemos porque as tomamos como garantidas.
No estado em que o País e toda a Europa se encontrava na altura da sua governação, algumas coisas tinham que ser sacrificadas. É isso que a maioria das pessoas não entende. Hoje passamos por uma crise económica mundial, somos um país pobre e atrasado mas continuamos à espera de poder viver à Lorde (vejamos o crédito malparado, o sobrendividamento, a falsa pobrez, a real pobreza). Tudo na vida tem um preço. Não se podia fazer uma recuperação da economia, sem sacrificar alguma coisa e quem criou a situação em que estava a Europa não foi Salazar, certamente.
Que se cometeram erros, cometeram-se. Não conheces, de certeza, um governo sequer que não tenha cometido erros. E erro por erro ...
Salazar era ditador mas era honesto, não se abotoava com dinheiros públicos, nem fazia negociatas privadas. Tinha a PIDE e o Tarrafal, mas nasceu pobre e pobre morreu. E não o acusam de ter proporcionado sinecuras a primos, sobrinhos ou vizinhos, nem de ter dado tachos ou subsídios a amantes, amigas ou afilhadas.
Que endireitou as finanças, que construiu escolas e estradas, que evitou a nossa entrada na segunda guerra mundial. Que manteve a ordem e o império. E que pautou a sua conduta pela defesa intransigente dos valores de Deus, da Pátria e da Família.
Não encontrei milagres ao estudá-lo- encontrei coerência. Encontrei a marca forte de um homem do seu tempo, que defendeu os valores do seu tempo. Mas a sua governação foi longa, demasiado longa e o mundo alterou-se radicalmente ao longo de 40 anos. E, como acontece frequentemente, foi mais fácil conquistar o poder, ou mesmo mantê-lo, do que abandoná-lo.
Estradas também o fez o Cavaco e não foi preciso ser ditador, mas compreendo o que dizes, se bem que não o subscreva. Até porque se a cabeça da ditadura não enriqueceu, os seus tentáculos ficaram bastante gordos.
Ah...e se houvesse ditadura ainda hoje, provavelmente não estaríamos aqui a expor os nosso pensamentos e ideias
A propósito, assististe aos vídeos ? Ou é uma opinião que já tinhas formado ? Aconselho-te que o faças. Bem como, leias a obra de Franco Nogueira.
O que me surpreende, e espero que não seja o teu caso, é deparar-me com opiniões sobre Salazar e o antigo regime, de pessos que apenas ouviram dizer, de palavra de boca à orelha. E quem conta um conto, acrescenta um poto. Eu fui da Mocidade Portuguesa quando tinha 10 anos e vivia em Moçambique e portanto, tinha uma opinião fraquinha do que significava o Estado Novo. Só mais tarde é que aprendi quem realmente era Salazar. E pelo concurso do "Melhor Português" de alguns tempos atràs, verifiquei que não só eu o admirava como a maioria das pessoas. Hoje em dia, há mais pobres e mais iliterados que dantes e as pessoas teem memória curta. Pide ? Se a Pide tivesse sido realmente eficaz, tinha dado cabo de alguns dos oportunistas que se aproveitaram da revolução dos cravos para expoliar este País. Surgiam outros compadrios, o dinheiro mudou de mão, mas não foi nem será dado ao mesmo povo que sofreu nas mãos da dita ditadura. Mudaram as moscas ...
Pide ? Acreditas que não haja Pide com outro nome em Portugal, nos tempos que correm, mas com contornos actualizados ...???? Alguma vez os casos de corrupção que assistimos diáriamente teriam lugar no tempo do "Lobo Mau" ?? Achas melhor assim ? Porquê ? Porque é democráticamente aceite ? Não me parece... Vivo uma época em que encontro pessoas que já nem teem força para reinvidicar seja o que fôr, porque se cansaram das promessas feitas em nome da liberdade. Temos mais desemprego, temos um dos níveis de vida mais baixos da Europa. Mas como somos livres de emitir as nossas opiniões, está tudo certo !!!??? Não há liberdade sem opções. De que me vale lutar pelos meus direitos, sem ser presa, se os vejo usurpados todos os dias ? De que serve essa "bendita" democracia na realidade ? Não sou presa. Ainda. Mas quem nos ouve ????
Antecipei-me. Só agora vi o teu novo comentário. Em parte já respondi à tua pergunta.
Cavaco (e eu sou cavaquista) foi ajudado pela CEE, teve subsídios de todos os lados. Sem desmerecimento para a sua obra que considero única e louvável do pós 25 de Abril.
Salazar encontrou uma realidade completamente diferente. Morriam milhões de pessoas à fome por essa Europa fora. O País não tinha acompanhado a Revolução Industrial e encontrava-se num estado lamentável, o que não aconteceu a Cavaco. Livrou-nos de entrar na 2ª Grande Guerra - o que seria catastrófico para nós.
Era, de longe, muito mais difícil ser Salazar que Cavaco. Mas gosto dos dois.
Parafraseando Pedro Mota que já publiquei aqui no blog:
O tal Adolfo foi eleito democraticamente na Alemanha. E democraticamente eleito conquistou quase toda a Europa e democraticamente eleito ordenou o holocausto. Numa guerra onde morreram milhões e milhões de Europeus. Conclusão óbvia: As eleições, mesmo as "democráticas" valem o que valem. Nesta guerra não morreram Portugueses em combate.
Sabe o Exmo. Senhor os esforços diplomáticos que foram feitos para evitar a entrada de Portugal na Guerra? Sabe quem gizou diariamente a estratégia? Sabe os riscos que corremos? As pressões que sofremos? Estimará quantos mortos morreriam se tivéssemos entrado briosamente no conflito? Sabe o estado em que Salazar herdou o país após a espantosa 1ª República, que é tanto admirada pela família Soares? Eleita democraticamente,claro está!
.
Sabe a que estado de miséria chegou o povo que, em 1928 abominava os partidos políticos, os quais os considerava os criminosos responsáveis pelo estado de ruína a que o país se encontrava.
.
Sabe quem delineou, pela primeira vez, a viragem para a actual U.E. ? Pois é: O tal que não foi democraticamente eleito. Vá verificar, caro amigo. Leia.
.
Sabe quem nunca fez obra? O que mandou construir a Ponte sobre o Tejo, a barragem de Castelo de Bode, o Aeroporto da Portela. Sabe quem nunca abandonou 1 milhão de Portugueses nas ex-colónias à sua sorte/morte? Pois é, pois é. Fácil foi fazer como se fez a seguir ao 25 de Abril. Fugir é sempre fácil. Além de ser próprio dos fracos.
.
Sabe quem morreu na miséria, tendo servido a causa pública, sem receber uma atenção, uma recompensa, um prémio, uma benesse, uma jóia, um diamante? Sabe quem foi íntegro no exercício do poder? Pois é, pois é. Se V. Exa. tem dúvida que Salazar ganharia todas as eleições durante o período que esteve no poder, está muitíssimo mal informado. Leia !
Estude sobre a época. Que era alérgico a elas. Sem dúvida. E com razão, a meu ver. Estude a 1ª República. Os governos que se sucederam. O desgoverno que se atingiu. Vem daí a alergia. E quanto à censura: Pois. E a informação que temos hoje? Eu prefiro a censura. Evitaria ter de ler, por exemplo, o que tão infantilmente escreveu.
Numa palavra: Não escreva sobre o que não sabe. E ainda tem uma surpresa.
.
Num país infestado pela corrupção, pela mediocridade e pela ambição desmedida pelo poder na busca da corrupção, eu voto no Salazar. E não serei o único. Garanto-lhe.
Uma carta em resposta a um artigo escrito por um tal Ricardo pereira (não sei quem era nem quando) ...
Vi um pouco dos vídeos, mas não quis ver mais quando me relembrei que um familiar bastante próximo foi preso por ler um jornal. Pide como antigamente? Não, não existe. Estamos mal? Estamos, e o fosso continua a crescer. Por culpa de quem? De nós mesmos. Culpar um ou outro é fácil. Com tretas de noticiários que temos também não é muito fácil uma pessoa levantar-se e pensar positivo.
Também é certo que as pessoas não terem tantas facilidades de escolaridade (não tanto no fim do regime) não deve ter ajudado.
O passado é o passado e possivelmente ele repete-se, porque não sei porquê a espécie humana teima em tropeçar na mesma pedra...
E achas mesmo que não havia corrupção no regime?
****
Vi agora a tua resposta. Portugal não entrou na 2ª Guerra pela intervenção do dito cujo, mas em maior parte porque nós éramos peixe pequeno para o Hitler. Se ele quisesse entrava aqui que nem faca quente em manteiga, com Espanha ou sem ela (que no momento era mais sem ela...o playground da Alemanha pré-2ª Grande Guerra estava desfeito).
Sabe quem morreu na miséria, tendo servido a causa pública, sem receber uma atenção, uma recompensa, um prémio, uma benesse, uma jóia, um diamante?
O Alvaro Cunhal?
Just teasing you! :P
Alvaro Cunhal morreu rico, em primeiro lugar. Os membros do partido deixam lá grande parte do seu salário. Tipo Igreja Universal. Entras mas pagas. Tenho o maior respeito por ele, no entanto. Apenas por uma razão, foi e é o único verdadeiro comunista. (ainda me matam ...)
Respondendo ao primeiro post:
1. Podias ter visto os videos porque essa pessoa que foi presa por ler um jornal, já não regressa;
2. Se a Pide é tão má e feroz como dizes, não havia lugar para a corrupção; Imagina que se se é preso por ler um jornal, casos como a CGD / Milénio / PT e Belmiro / Apito Dourado / Moderna, etc, etc nunca teriam acontecido
3. Existiu o SIS que agora passou a ter outro nome. (Não sou contra. Todos os países teem que ter a sua polícia interna. Já ouviste falar das escutas ??? Mudam as moscas ...
4. Nunca concordei com a falta de liberdade de expressão. Como disse de início, todos os sistemas governativos cometem os seus erros. Salazar cometeu erros graves. Quem não os comete ? Mas fez um bem a Portugal que nenhum outro fez. A bem da nação.
Besos
Regressa pois...vejo-o quase todos os dias. Ele foi daqueles que voltaram!
**
E ainda lê o mesmo jornal ????
Yeap
Tano teimou, tanto teimou que não só voltou à vida, como ainda lê o mesmo jornal ! Há coisas do Diabo ...
:-)
Enviar um comentário