segunda-feira, abril 21, 2008

rir



Quando foi a última vez que deste uma boa risada? Aproveita um momento para reviver os bons sentimentos que vêm com risos verdadeiros. Nós pagamos dinheiro para rir. No cinema e nos videos de comédia. Assitimos às piadas em comédias stand-up. Deleitamo-nos em encontrar alguma coisa engraçada nas nossas vidas para rir. Quando rimos, temos prazer. Que alegria! Que benção!


A criança que há em ti

As crianças no infantário riem uma média de 400 vezes por dia. O típico adulto só ri 17 vezes por dia. Talvez é hora de voltar ao poder de viver a vida através da aventura infantil, inocência, humor e irreverência.


Raízes Antigas

Ao longo da história, as tradições espirituais na China, no Japão e na Índia têm reverenciado a sagrada força de riso. Lao-Tzu é sempre fotografado sorrindo. Os samurai estão sempre a rir. "Risos de Yoga" era uma prática dos antigos rishis da Índia há mais de 5000 anos atrás. Dr. Madan Kataria de Mumbai na Índia deu início a um "Laugher Yoga Club", há alguns anos, e agora há milhares de yoga clubes de riso em todo o mundo. Os membros do clube reúnem-se apenas para disfrutar de uma profunda gargalhada e colher daí os benefícios.

O segredo do riso no Hawaii

Os antigos Hawaianos dizem que existem duas reações químicas dentro do corpo humano que podem realizar a Religação com a Fonte do seu Próprio Ser. O primeiro é a "lágrima sagrada" sob a nossa tristeza e desesperança. Debaixo dessa lágrima reside a segunda reação química, diz-se ser o mais poderoso de todos os agentes de cura conhecidos para a humanidade. "Cai do céu", com o poder de um relâmpago, rompendo a gravidade de todo o património humano. Um poder que liberta de imediato e equilibra todo a química do organismo. Esse é o poder do riso.

Quando acontece assim, o riso vem através do "na'au" (o Nível das entranhas) e irá furar o desespero de qualquer situação ou atitude. Não é um poder a ser tomado de ânimo leve, segundo os antigos Hawaiianos pois, realiza-se a química da imortalidade e irá instantâneamente curar qualquer doença terminal. Diz-se ser o " Riso de Deus ", que quebra o ridículo da desesperança.


Rir é o melhor remédio

Um dia a rir mantém o médico longe da vista! Dar uma boa risada é, desde há muito, conhecido por ser muito terapêutico. Quando deixamos que o riso nos lave por dentro, a sua energia limpa, purga, e corrige desequilíbrios e harmoniza na nossa mente e o nosso corpo. Centenas de estudos médicos têm mostrado os notáveis benefícios do riso.

O riso profundo

Liberta a Respiração

Uma boa risada a partir da barriga abre seus pulmões, distende o diafragma, facilita a tensão no peito, e tem um efeito global de cura no seu bem-estar. O riso ajuda a ventilação e depura o muco, melhorando funções respiratórias para aqueles que sofrem de condições como enfisema e asma.

Ajuda a circulação

O riso melhora a função dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial e do ritmo cardíaco, aumentando a níveis sanguíneos de oxigênio e estimulando a circulação global.

Estimula as defesas imunitárias

O riso aumenta o sistema imune de células-T, invadindo as bactérias que são nocivas ao organismo. Rir aumenta o número de anticorpos na saliva, que combatem as infecções respiratórias superiores. Rir aumenta a imunidade a infecções por inundações de imediato o sistema de células imunes e as proteínas que combatem o cancro.

Reduz o Stress

O cortisol é um químico produzido no teu corpo quando te sentes "em baixo do tempo", perturbado ou frustrado. Níveis elevados de cortisol na tua circulação sanguínea têm o efeito de suprimir a função do sistema imunológico. Rir reduz os níveis de cortisol no organismo, protegendo assim, o teu sistema imunitário dos efeitos negativos do stress.

Uma boa risada aumenta as endorfinas, que fazem uma pessoa se sentir feliz e ter uma melhor visão da vida. Rir também causa a secreção de uma enzima que protege o estômago da formação de úlceras.

Curas do Cancro

Uma vez que o cancro prospera numa depleção de oxigênio no corpo, riso é útil na luta contra o cancro. Norman Cousins, no seu livro "Anatomia de uma doença", explica como ele se riu da sentença de morte de uma doença terminal apenas por assistir filmes engraçados, rindo muito, e tomando vitamina C. Há centenas de casos de riso para curam doentes descritos como "doentes terminais", com cancro e outras doenças.

Alivia a dôr

Rir libera endorfinas, fornecendo alívio natural à dôr.

Reduz o Peso

Rir reduz o apetite. Rir 10 minutos por dia queima 40 calorias.

2 comentários:

xico.lf disse...

Pois ...

DE qualquer modo, obrigado!

Fresquinha disse...

De que vale leres este tipo de artigo ??? Salta. Lê outras coisas !...