terça-feira, junho 10, 2008

falemos de merda

Piero Manzoni, um artista italiano que viveu apenas trinta primaveras, morreu em 1963. Dois anos antes da sua morte, ele criou a sua mais que controversa "Merda d'artista". Em Maio de 1961 o artista foi guardando as suas próprias fezes, num total de 90 latas com 30 g. cada. Rotulou-as e começou a vendê-las. Chegou-se a pagar até 97.000 € por uma das suas latas:
O Verão passado correu a notícia de que, na realidade, o que ele tinha dentro dela era só gesso, mas acreditamos que nenhum dos seus colecionadores tenha ousado abri-la, e penso que na verdade tinha pouca quantidade. Para sublinhar a genialidade deste autor, em 1960 expôs ovos cozidos nos quais anteriormente tinham impressas as suas impressões digitais e, em seguida, deixou que os participantes da exposição os comêssem. Que personagem !

○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○○

Uma máquina engenhosa que já dispõe de várias versões e tem sido exposta em grandes museus de todo o mundo:

Cloaca é uma instalação que reproduz o processo digestivo humano através de 6 recipientes de vidro contendo ácidos e enzimas. A máquina é "alimentada", duas vezes por dia e uma série de condutas e bombas faz circular os alimentos através dos recipientes onde são digeridos até que se produza, após 27 horas, o resultado final: real merda humana.

A Máquina de Merda : Aqui é apenas um jogo flash [em francês] que combina alimentos que estamos prestes a engolir numa refeição virtual, e vamos ver como muito gráficamente afectam a força, consistência, cor e nódulos das nossas fezes. Aqui vê-se o que é obtido por comer batata com um tomate, com uma coca-cola e algumas lychees. Uma perfeita caca, o melhor que há! Até me felicitaram e tudo: