sábado, julho 12, 2008

Gaspacho de Tomate e Melão


Preparação : 20 mn
Cozedura : 5 mn
Repouso : 120 mn
Tempo total : 145 mn
Para 4 pessoas :
500 g de tomates
1/2 pepino
1 pimento vermelho
o sumo de 1/2 limão
2 dentes de alho
1 fatia de pão de milho
azeite
algumas gotas de Tabasco
sal, pimenta qb
1/2 baguette
1 melão pequeno
1 queijo de cabra pequeno
ervas de Provence
1 ramo de mangericão
4 espetadas de madeira

Preparação

1 Comece por pelar os tomates (escaldados rápidamente em água a ferver), e corte-os em 4. Descasque o pepino e corte-o em pedaços. Retire a pele ao pimento (escaldando-os rápidamente em água a ferver, e introduzindo-os num saco de plástico para descolar a pele), retire las sementes e corte-o igualmente em pedaços. Retire a crosta do pão de milho e reserve o miolo. Meta todos estes legumes cortados no mixer ou 1,2,3, bem como o miolo do pão de milho, um dente de alho descascado, o sumo de 1/2 limão, 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta e 2 gotas de Tabasco. Misture o conjunto até à obtenção de uma sopa onctuosa. Rectifique o tempêro, se necessário, e reserve no frigorífico durannte 2 horas, no mínimo.
2 Para o acompanhamento : Faça bolas de melão com um utensílio apropriado (à venda nos supermercados), depois de retirar-lhe as sementes. Guarde num recipiente e reserve no frigorífico. Corte o queijo de cabra em pequenos cubos, e enrole-os em ervas de Provence. Guarde noutro recipiente, no frigorífico. Corte pequenos cubos da baguette e aqueça-os numa frigideira com um fio de azeite. Descasque o 2º dente de alho, corte aos pedacinhos e junte aos pedaços de pão, na frigideira. Acrecente o ramo de mangericão também. Misture bem os cubos de pão nessa mistura durante 5 minutos. Reserve numa tigela.
3 No momento de servir : tire o gaspacho do frigorífico, e se estiver muito espesso, junte-lhe um fio de água. Deite o gaspacho em 4 copos bonitos. Em cada espetada, pôr dois cubos do pão, intercalados com um cubo de queijo com as ervas. Coloque delicadamente cada espetada em cada copo. Decora com algumas folhas de mangericão frescas e serve este delicioso gaspacho de tomate e melão com espetadas de queijo de cabra e mangericão ! Não vale babar ...

Sem comentários: