domingo, dezembro 02, 2007

das tartarugas que eu vi


Sendo esta do Hawaii, tive a oportunidade de ver 3 tartarugas idênticas a esta na Costa Rica, na desova na praia. Depois de uma espera de 3 horas na praia, numa noite de eclipse lunar, elas apareceram, nadando até à beira-mar. Aí empurram com as patas a areia em torno delas, e dilatam para pôr os ovos, cobrindo-os novamente com a areia. Fiquei impressionada com a temperatura baixíssima de pequenas tartarugas já nascidas que se passeavam na praia. Estou sem a possibilidade de vos mostrar as fotografias, como sabem, mas encontrei este artigo que acho muito interessante e que gostaría de partilhar convosco. Deliciem-se.

4 comentários:

xico.lf disse...

Fresquinha,
As "tuas" green sea turtles são lindas, uma maravilha!
Vi, em tempos, um documentário sobre tartarugas que incluía a desova.
Tenho a certeza que não dás, ao contrário, por tempo perdido as 3 horas de espera!...
:))

Fresquinha disse...

Claro que não. Sobretudo não dão como perdidas aquelas 3 horas os milhares de mosquitos que me íam picando nos entretantos e nos entrefolhos.
Começou logo pela viagem. Sabes o que é um pequeno barco que atravessa um não muito largo mangal, de noite, com 10 tristes figuras como eu, em silêncio para não assustar a presa, numa expectactiva interior quse delirante ... senti-me uma refugiada cubana a entrar pelas fronteiras dos EUA. Depois, anda-se pela borda de água uns 2 kms a pé. Sentamo-nos em manada à espera que uma tartaruga apareça na crista da onda. O céu iluminado com aquele círculo de luz à volta da lua. Senti-me num filme (o ambiente era Bergman estival ...lol)

xico.lf disse...

Pois!!! Mas gozaste!...lol...

Fresquinha disse...

Gozei pois !!! Disto é que eu gosto.