quarta-feira, setembro 12, 2007

fados de carlos saura

O projeto de filme do cineasta Carlos Saura, “Fados”, traz uma mistura de Brasil, Portugal e África nesta produção destacando o gênero musical que se tornou uma referência de patrimônio cultural dos portugueses no mundo.
Muitos artistas e fadistas participarão do filme como Mariza, Camané e Carlos do Carmo. Além deles, englobam o elenco Argentina Santos, Ana Sofia Varela, Pedro Moutinho, Ricardo e Fontes Rocha. Entre os artistas estrangeiros que participam, estão a caboverdiana Cesária Évora, e os brasileiros Toni Garrido, Caetano Veloso, que irá interpretar o fado "Estranha Forma de Vida", de Amália Rodrigues, e Chico Buarque, apresentando uma versão moderna do "Fado Tropical".
As filmagens já foram iniciadas, com imagens de Lisboa, por Eduardo Serra. A pretensão não é abordar a história do Fado, mas sim uma visão artística do espanhol Carlos Saura, completando para ele uma trilogia, depois de realizados outros dois filmes sobre o Flamenco e o Tango.
A produção do filme, uma idéia que iniciou numa conversa entre Carlos do Carmo e Carlos Saura, terá um investimento de um milhão de euros, sendo uma produção da Duvideo, de Ivan Dias, e Fado Filmes, de Luís Galvão Teles, além da Zebra Producciones, de Saura.Apresentação em Lisboa
A cerimônia de apresentação do filme aconteceu em Lisboa, no Palácio da Mitra, em 13 de dezembro de 2006. “O filme ‘Fados’ representará uma mais valia para o engrandecimento e divulgação internacional desta importante manifestação musical e cultural de Lisboa", afirmou o presidente da CML, Carmona Rodrigues.
Além de diversas personalidades, entre embaixadores e representantes do corpo diplomático de Lisboa, estiveram presentes integrantes do elenco de “Fados” como Carlos do Carmo, e Camané (o fadista português Carlos Manuel Moutinho Paiva dos Santos Duarte).
Para o vereador do Pelouro da Cultura e presidente da EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), Amaral Lopes, a produção de Carlos Saura enriquece a cultura de Lisboa e a “projeção internacional do Fado” numa época em que está em discussão a sua candidatura a Patrimônio Imaterial da Humanidade.
O presidente da Câmara ainda agradeceu a Saura e a todos envolvidos no projeto pela realização, em nome da Câmara de Lisboa e de "todos os amantes e adeptos do Fado” citando a música nacional como “um velho amigo nosso que nos acompanha nos momentos mais tristes e melancólicos mas também nos mais alegres e felizes".Fado do Brasil
Segundo Carlos Saura, o fado na verdade surgiu no Brasil, apesar de ser um gênero de atavismo português, numa mistura de modinha européia com lundu africano (ritmo musical criado a partir dos batuques dos escravos africanos trazidos ao Brasil).
Os brasileiros escolhidos para participar do projeto, já de conhecimento de Saura, foram indicações do produtor Ivans Dias, que assistiu Toni Garrido em “Orfeu”, filme de Cacá Diegues. “É interessante mostrar como Portugal e África se misturam no Brasil, com um resultado cultural interessante” disse Saura.
Já Chico Buarque participa do projeto cantando “Fado Tropical”, gravado com o diretor e historiador Ruy Guerra, num estúdio em Madri. Por sua vez, Caetano Veloso interpreta “Estranha Forma de Vida”, famoso na voz de Amália Rodrigues. Mas é Toni Garrido que abre o filme “Fados” interpretando “Menina, o que Tens?”, um lundu de autor desconhecido. A história se passa na época do refúgio da família real portuguesa ao Brasil, por causa das tropas de Napoleão Bonaparte, quando o fado teria nascido segundo alguns historiadores.
O nome do filme vem no plural, de acordo com Saura, por causa dos vários tipos de fado. E os brasileiros irão auxiliá-lo nessa demonstração, na origem do gênero e mistura de culturas, com o “Fado Tropical” de Chico Buarque, com o sucesso de Caetano Veloso em Portugal e na Espanha, e com um grande exemplo da mistura Portugal-África, Toni Garrido.

Fonte: Jornal Mundo Lusíada

Sem comentários: