domingo, setembro 09, 2007

saudades da minha infância






7 comentários:

Anónimo disse...

Fresquinha, a beleza de África - os espaços infinitos de savana ou deserto que mudam de cor ao longo do dia, os rios que variam entre o caudaloso e a terrível secura, as florestas densíssimas onde a sombra é eterna, e a beleza que um Artista Fotógrafo consegue com a fotografia a preto/branco (porque nunca falam dos cinzentos? variadíssimos).
Fiz milhares de kms em Angola - a pé, de carro/camião e de avião.
De carro desci a estrada (em construção) do planalto ( a seguir à Cidade de Sá da Bandeira - feia mas com um Hotel lindo, a sala de jantar toda em madeira, onde estava a acontecer o Concurso Viana da Mota) para o deserto até Moçâmedes.
Nova Lisboa uma cidade aberta larga sem arredores, Sá da Bandeira uma cidade feia com arredores (v.g., a Fenda da Tundavala - impressionante!).
Não sei que parte (s) de África conheces, mas entendo percebo as tuas saudades - ainda por cima da infância num lugar com outras perspectivas, outra mentalidade, os espaços (o teu espaço!?????, ...
Certo?
Beijo :) xico

Fresquinha disse...

Lembram-me os cheiros da terra molhada, das acácias e do maboque. Lembram-me o espaço sem horizontes, o pôr do sol raiado de fogo, o mar e o mar ... lembra-me Lourenço Marques, o sítio onde todas as infâncias são felizes. Onde se cresce numa dimensão diferente, sem hora, sem hora (Já leste este meu texto ??? - tenho vários no blog ...

Conheci quase tudo de Angola durante a minha adolescência. Que foi rebelde e inconformada. E que faz de mim, um poço de frescuras. A Tundavala ... Não deixes que eu largue os meus leões à solta !!!!

Anónimo disse...

Em Angola só podias ser rebelde e inconformada! Mas era uma sociedade um tipo de vida mais abertos.
Estive no Leste, na estrada entre Henrique de Carvalho e o Luso e depois na estrada para Vila Teixeira de Sousa. Depois em Luanda, onde o meu "local de trabalho" era o Farol das Lagostas por cima da Fortaleza de S. Pedro da Barra ... a melhor vista da Baía de Luanda e do Mar.
Num mês fiz Luanda/Nova Lisboa/Sá da Bandeira/Benguela (tb Baía Azul)/Lobito (feio, só a restinga vale a pena - o hotel em cima do mar)/cidade-não-me-lembro-do-nome/terra do café!/Luanda. Cerca de 4.kms.
E estar no meio da mata e ter trovoadas a toda a volta!! Aterrador, perigoso, mas que espectáculo!
Não Fresquinha não li esses teus textos - diz-me quando foram e onde estão ... e como lá ir!
Depois África só Ilha de Santiago/Cabo Verde (o Tarrafal tem uma praia linda, a prisão era uma fortaleza espectacular com muros larguíssimos mas, na altura, muito mal cuidada - visitei com um assessor do então 1º ministro que tinha lá estado preso).
Pois Fresquinha ... África!
Conversa infindável.
Tens toda a razão para ter saudades, mas como dizia alguém (??) não fiques triste porque perdeste ou já não tens, fica contente porque TIVESTE e TE LEMBRAS (é mais ou menos assim).
:))) Beijo xico

Fresquinha disse...

Um texto http://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=34874881&postID=5719989780816842069

Faz copy paste. Depois carregas no lápis pequenino no canto inferior direito e vês tudo o que escrevi ... Se não gostares, por favor, diz.

....

O mal está aí. Não me lembro: tenho uma vaga ideia de ter visto tudo o que visto (e também sei) mas depois cai a folha branca ...(memórias de Angola)
Quanto a Moçambique até me lembro do cheiro da cola patex !!!

Fresquinha disse...

Ah ! E a Cabo Verde ainda não fui. Estão a construir um empreendimento turistico perto do Sal, que se puder ser, vai ser a minha última morada de férias. O Euromilhões me ajude !!!

Anónimo disse...

Fresquinha um bloqueio?
Tens memória viva da infância e da tua adolescência, como disseste que foi? rebelde e inconformada, cai a folha branca!? Não sei explicar!
Quando aterrei em Cabo Verde, Ilha do Sal (só conheço o aeroporto e uma terreola - Espargo - onde almocei umas lagostas à vinda) pensei que o piloto tinha aterrado no Deserto do Saara, a parte turística não vi mas sei que que agora há lá muita oferta.
Estive uma semana na Cidade da Praia em trabalho (!?) - análise da situação económico-financeira da TV/Cabo Verde.
Euromilhões ... jogo todas semanas, máximo 30/40 euros!
Tb me dava jeito essa ajuda ...
Beijo :)) xico

Anónimo disse...

...

Fresquinha vou ver o teu texto sobre África. Porque não hei-de gostar?
Mas sim, digo-te a minha opinião ... vale o que vale!?
Beijo :-) xico

O site na CBox é da minha filha (e mais uma ou duas).