quarta-feira, setembro 05, 2007

sob hipnose

.
"Todos los imbéciles de la burguesía que pronuncian las palabras: inmoralidad, moralidad en el arte y demás tonterías me recuerdan a Louise Villedieu, una puta de a cinco francos, que una vez me acompañó al Louvre donde ella nunca había estado y empezó a sonrojarse y a taparse la cara. Tirándome a cada momento de la manga, me preguntaba ante las estatuas y cuadros inmortales cómo podían exhibirse públicamente semejantes indecencias."
Charles Baudelaire.
...
As opiniões das pessoas que aqui comentam, são todas muito importantes.
Não posso deixar de publicar algumas delas que suplantam o conteúdo publicado e enriquecem-no, sob o meu ponto de vista:
Xico disse C. Baudelaire, talvez pelo "espírito da época", critica a burguesia. Eu penso que é transversal na sociedade, pessoas que por qq razão ou tacanhez mesquinhez, tentam condicionar dogmaticamente a Arte sempre houve sempre haverá. A Arte tem vencido esta luta e de batalha em batalha talvez um dia ganhe a guerra. Arte tendenciosa (com "bias") ou condicionantes moralistas, do espírito reinante, governante, ou do artisticamente correcto, encolhe, estrangula, entra em letargia clandestina mas não morre, só hiberna.

4 comentários:

Anónimo disse...

Fresquinha, C. Baudelaire, talvez pelo "espírito da época", critica a burguesia. Eu penso que é transversal na sociedade, pessoas que por qq razão ou tacanhez mesquinhez, tentam condicionar dogmaticamente a Arte sp houve sp haverá. A Arte tem vencido esta luta e de batalha em batalha talvez um dia ganhe a guerra.
Arte com baias ou condicionantes moralistas, do espírito reinante governante ou do artisticamente correcto encolhe estrangula entra em letargia clandestina mas não morre, só hiberna.
:))) Xico

Fresquinha disse...

Fico sob a hipnose das tuas palavras, Xico. E permite-me que as publique ... pliiiiize

Anónimo disse...

Fresquinha ... sem pliiizzze!
Eu vivo (!?) com algumas ideias próprias, minhas! Quando escrevo uma carta ou AQUI faço um comentário, a (s) cartas ou o (s) comentário (s) já não me pertencem são do destinatário, neste caso da Destinatária - Tu! Disse-te antes, escrevo "ao correr da pena", às vezes perco-me a meio deambulo desvio-me, e tb por vezes sai "burrada", mas sempre entrego! Dou!
E Fresquinha ... ler ali o que escreveste e ver o comentário que te dei - gosto mesmo.
"Sob a hipnose das tuas (das ex-minhas) palavras" ...
Ego inchado cheio, vaidoso? - sim, why not?
Fresquinha, thanks.
Beijo ;)) :))) xico

Fresquinha disse...

Um coração do tamanho do mundo !! Tens tomado conta dele ???