terça-feira, janeiro 01, 2008

lebre com feijão branco


.
1 lebre com 1,5-2 Kg,
600 g de feijão branco,
1 nabo grande,
125 g de chouriço de carne,
80 g de bacon (ou toucinho fumado, se o conseguir encontrar),
125 g de banha,
3 cebolas,
4 dentes de alho,
cominhos, pimenta preta, 1 raminho de salsa, 1 folha de louro, 2 cravinhos.
.
Vinha de alhos:
6 dentes de alho pisados com casca,
1 folha de louro,
2 dl de vinho branco,
1 c. sopa de massa de pimentão,
4 cravinhos,
10 grãos de pimenta preta,
sal grosso.
.
Esfolar a lebre, dando um corte transversal na pele do lombo e puxando com força para um lado e outro. Retirar e rejeitar as vísceras, excepto o fígado, lavar a carcaça e cortar aos pedaços, aproveitando algum sangue que ainda escorra. Deixar de véspera no frigorífico, na vinha de alhos. Dar a cabeça ao gato.
Demolhar o feijão branco, de véspera. Cozer em água abundante com sal e uma das cebolas picada com os cravinhos, durante cerca de 10 minutos, com cuidado para o feijão não se desfazer. Coar e reservar a água de cozer o feijão.
Refogar na banha as outras cebolas e o alho picados, com o bacon às tiras e o chouriço às rodelas, mais a folha de louro. Remover o bacon e o chouriço e conservar, acrescentar os pedaços de lebre escorridos da vinha de alhos e dar algumas voltas, durante cerca de 5 minutos.
.
Regar com 1 c. sopa da marinada (cuidado, a mais fica agreste!) e um pouco da água de cozer o feijão, com o fígado esmagado, juntar a salsa atada. Tapar o tacho e deixar estufar a lume médio, mexendo de vez em quando, acrescentando água do feijão se necessário, para não queimar.
.
Ao fim de 20 minutos, juntar o nabo cortado em cubos pequenos e deixar cozer mais 10-12 minutos. Juntar o feijão e água de cozer o feijão, o suficiente para molho encorpado (pode-se juntar alguns feijões bem esmagados).
.
Voltar a adicionar parte do bacon e do chouriço, temperar com um toque de cominhos, corrigir de pimenta preta e deixar apurar, dando voltas suaves, durante 2-3 minutos. Remover o ramo de salsa e a folha de louro antes de servir. Polvilhar com salsa picada.

Sem comentários: