segunda-feira, março 26, 2007

afinal não estamos orgulhosamente sós

António de Oliveira Salazar e a profética Lição de Salazar




Caro Oliveira, a RTP deve ser neutral?
-Deve.
-Mas e se aparecer alguém a defender o Salazar?
-Nesse caso não deve.
-Mas não estamos numa democracia?
-Estamos.
-E um cidadão pode opinar livremente em democracia?
-Pode.
-E se for para defender o Salazar?
-Nesse caso não pode.
.
Max Mortner
.
O PREC (Pensa, Rosna, Estica, Corta)

38 comentários:

SaoAlvesC disse...

ora aqui está algo sintomático dos tempos que correm neste país :/
eu no lugar do Sócrates pensava bem nisto!

Fresquinha disse...

O Sócrates não pensa ! Só sei de um que pensava e já morreu !:-))))

Anónimo disse...

Prefiro mil vezes Sócrates que Salazar porque posso chamar-lhes filhos da puta sem ser degolada.
Chiça!

Fresquinha disse...

Fatyly

No tempo de Salazar não havia filhos da p***. Agora é que é perigoso!:-)

Anónimo disse...

este homem continua a mater-me medo!! E não o conheciDá-me arrepios.:/

Anónimo disse...

Conta-se que em tempos levaram um menino de origem humilde á presença de Salazar. Esse menino de voz angélica, pretendia uma bolsa de estudo para poder continuar a cantar ao que Salazar respondeu:

-"Não há dinheiro para os que choram, quanto mais para os que cantam."

Para mamar é preciso chorar, o pior é que o tuga chora de uma maneira estranha...

Fresquinha disse...

E há algum homem que me meta medo. Os arrepios é da febre :-)Contaram-te muitas histórias do lobo mau. É por isso. Volta sempre.

Fresquinha disse...

Mig,

O portuga é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Da minha pessoa, adaptado de Fernando Pessoa

Dragon Soul disse...

Fresquinha já sabes que partilhamos as mesmas ideias. E que belas lições nos deu o Professor Salazar, principalmente quando pôs a economia a crescer 6% ao ano, enquanto hoje em dia falamos de défice de 4,2% como algo fantástico. Depois do 25 de Abril desbaratou-se o que com tanto esforço se amealhou. Enfim, ao menos ofereceram os cravos, já não foi mau de todo :))

Anónimo disse...

fresquinha, és mesmo tolinha. se gostas tanto do homem, fica com ele. faz-lhe um altar e põe-lhe uma velinha, reza-lhe todos os dias. pode ser que te comecem a crescer uns corninhos e uma cauda daquelas vermelhinhas. as quadras que adaptaste não são do fernando pessoa, mas sim do antónio aleixo. se estivessemos no estado novo, levavas já uma dúzia de reguadas em cada mão.

Anónimo disse...

as histórias que sei são verdadeiras! tenho familiares (mortos) que estiveram presos no tarrafal.nada fizeram só que não concordavam ou gostavam da BESTA do Sr.! A ti é que te contaram mal a história :( és africana?

Anónimo disse...

afinal os versos são mesmo do pessoa, quem leva as reguadas sou eu.

Fresquinha disse...

Meus queridos visitantes de esquerda,

Este blog tem como lema F****, e deixar F*****. Respeito as vossas ideias de esquerda mas não concordo com elas, dentro dos limites da boa educação. Aliàs, a democracia (a cracia do demo) não é mais do que uma invenção vossa.
Finalmente, eu sou de Direita -segundo as vossas iluminadas mentes - e sou que que vos respeito. Bela lição de democracia a vossa !
Já estava à vossa espera, Nelos deste País. (Faltam só as Dálias)

Dito isto, se quiserem manter algum tipo de discussão, terão que rever a vossa Cartilha de boas maneiras, ou então, convido-vos a dar um passeio pelo Passeio dos Alegres Mas Fodidos. A porta da rua é a porta da vossa serventia.

Se decidirem portar-se bem, evitarem o insulto gratuito, e conversarem como pessoas racionais, façam o favor. A caixa de comentários continua à vossa disposição.

Fresquinha disse...

Pois devias morder a língua antes de agredires pessoas, Santiago ! Já para o Tarrafal !

Pelos vistos, o meu Estado continua NOVO !

Fresquinha disse...

Mig,

Também com uma voz muito angélica já pedi o Euromilhões ao meu pai e levei sopa.:-)

Fresquinha disse...

Sr. António,

Nunca existiu tanta fome, tanta corrupção e tanto desemprego em Portugal como agora. Por isso as pessoas votaram Salazar. Também correram com o Cavaco porque era "fascista" e votaram nele para Presidente. Alguém neste País sabe bem o que quer ?

Fresquinha disse...

Santiago,

Para te responder educadamente à questão que me pões, sou portuguesa, nascida em Lourenço Marques com muita honra. Vivi 17 anos em África e não estive 17 anos presa em África. A informação chegava-me porque sou uma pessoa interessada nos desígnios do meu País.
Há coisas que não gosto daquele regime porque sou a favor da liberdade de expressão e de pensamento. Não existe, nem existirá, nenhuma sociedade perfeita, nem regime politico perfeito. Mas este, pelas provas dadas, tem muitomais imperfeições do que aquele. Daí a minha opção. Salazar foi e será o maior estadista português. Quando houver outro, mesmo dentro das tuas opções políticas, melhor do que Salazar, eu mudo. Se me deres licença.

Fresquinha disse...

De entre os 10 portugueses 'eleitos', o único que supostamente não matou (ou mandou matar, ou permitiu que outros matassem, ou com a sua acção enviou outros para a morte) foi o Pessoa. Curioso..."

Anónimo disse...

Percebi que eras RETORNADA, e não é ofensa nenhuma!Só os Retornados que lá poderam roubar e foram corridos como tu falam assim! Nem te vou responder mais que ES UMA ORDINÁRIA DAS PIORES FACISTA

Fresquinha disse...

Uma opinião desapaixonada:

A ditadura Salazarista não foi brutal como a Alemã ou Italiana (o que só por si está longe de constituir um mérito).

Qualquer morte é sempre uma morte a mais, principalmente quando esta ocorre por motivos políticos. Sabem quantas vítimas de Salazar morreram no Tarrafal? E sabem quantas pessoas morreram vítimas do fascismo e/ou comunismo? Como dizia o Guterres, é só fazer as contas - nem todos as querem fazer.

Ao contrário do que os comunistas gostam de crer, a fuga de Cunhal de Peniche foi uma encenação (a sua prisão não), com uma grande dose de calculismo: Cunhal era mais perigoso preso, e glorificado, do que solto; foi para a União Soviética, como Salazar preveu, para mais tarde fazer tentar fazer uma democracia portuguesa - à moda soviética.

(Uma nota curiosa que pouca gente sabe , ou gosta de referir, foi o próprio Marcello Caetano que foi à prisão de Peniche fazer um exame final a Cunhal, tendo-o passado com distinção. Disse que tinha acabado de fazer exame ao aluno mais brilhante que alguma vez tinha conhecido - os facos podem ser facilmente verificados).

O assassinato de Humberto Delgado executado pela PIDE ocorreu sem a ordem e o conhecimento de Salazar -o que directamente inocenta Salazar deste crime mas, óbviamente, não inocenta o seu regime.

Dos que criticam Salazar, quantos sabem o que foi a primeira república, o caos em que se encontrava o pais, a sua ingovernabilidade pela precaridade do poder ou descalabro das finanças publicas?

Pode ser ignorado o papel benéfico que desempenhou Salazar até ao final da segunda grande guerra? Não se lhe reconhece nenhum mérito?

Depois de Abril, mais de trinta anos tivemos para fazer um pais melhor e do qual nos possamos orgulhar. Acham que temos razões agora para estarmos orgulhosos? Acham que se fez mais pela educação? Pela saúde? Temos melhor justiça hoje? A justiça é um caso paradigmático: quanto tempo se pose estar na prisão sem culpa formada, em POrtugal, em pleno século XXI? Quanto tempo leva para que se faça justiça? Estamos melhor nesse campo?

E na administração do território? Está o pais em melhores mãos desde que «somos senhores do nosso destino»? E na corrupção?

Uma parte significativa da classe política e jornalística em Portugal surgiu depois de Salazar e afirmou-se através de Salazar - o «establishment» portiguês. Não é capaz de olhar para a história de uma forma asséptica. Quer, sim, que seja feita a SUA história.

Portugal foi até há trinta anos a capital de um império colonial riquíssimo, sabia-o Salazar e sabiam-no todos os portugueses. O modelo colonialista português e a sua «metissagem» é algo que nos devemos orgulhar quando analizamos o contexto da Europa colonialista de então.

Que influência temos nós no mundo de hoje? Somos mais ou menos de que antes?

Não sei quem será o melhor dos portugueses, mas tenho algumas ideias sobre quem fará parte dos piores: daqueles que falam, falam, mas que nunca lhes vimos fazer nada... que, infelizmente, abundam.

Sebastião Dias

Fresquinha disse...

Retornada foram portugueses que sairam daqui para arrepiar caminho para África, colonizaram e bem África, lucraram com isso e voltaram. Eu não voltei. Não retornei a coisa nenhuma. Nasci lá. Moçambique é a terra que me viu nascer. Não trouxe NADA.

Agora, se fizeres o favor, escolhe um blog com bonecos para colorires e desaparece.

psique disse...

calma amiga, não vale apena...
Eu tenho alguns ideias de esquerda, mas o merito é de quem o tem ... Salazar pode ter feito muito coisa mal... mas meus amigos fez muita coisa bem também...

Fresquinha disse...

Tou na boa !!! Tenho um caixote de lixo largo, ecológico e arejado !
Tens razão: houve coisas com as quais concordei, outras que obviamente que não.

Agora discordo sempre. Basta ouvir os portugueses pela net, e estão sempre todos contra tudo. De repente, o Sócrates até é bom.Ora valha-me Zeus, como diz a minha amiga Pandora. Que País Maravilhoso, este ! Lembraste do Circo Cardinali ? OLha ..era um pouco assim ...

Anónimo disse...

Temos aqui duas situações diferentes:

Uma, Salazar ter ganho o concurso de o melhor portugês de sempre, o que eu acho ridiculo, num pais com uma história tão rica, ao longo de 9 séculos. Aliás se não fosse D. Afonso Henrriques, nem sequer havia Salazar nenhum, talvez tivesse ganho Franco o concurso da TVE.

Dois, ser de direita implica logo ser fascista e logo partir daí para o insulto.
Querem uma democracia, mas só de esquerda, é isso, não é, tipo china.
Os grandes males que se praticam neste século, agora quando estás a ler isto, são praticados por regimes de esquerda, da esquerda comunista, onde não são respeitados os direitos humanos e são prepétuados os maiores atentados á humanidade, mas como são regimes de esquerda, logo não são fascistas não importa.

Já agora, sabem porque é que Salazar ganhou ?
Porque na recta final, ou ganhava Cunhal ou Salazar, ou seja o comunismo ou o fascismo e o povo, tal como eu faria, entre dois, escolheu o fascismo, por estar farto destas politicas de esquerda que afundam o pais cada vez mais desde Abril.

Anónimo disse...

Porra com este post de cima pareço a Conceição Bernardino.

Fresquinha disse...

:-) Boa, Mig ! Falaste e faláste bem. Só que se não houvesse galinha não havia ovo ! Ou vice-versa.

Se é verdade que temos uma História riquíssima, com modelos que poderiam ter ganho primeiros lugares, também é verdade que este País nega o absolutismo dos seus reis tais como as ditaduras. Parece que se envergonha da sua própria História. Faz algum sentido mudar o nome da Ponte Salazar para Ponte 25 de Abril ????
O que é que o 25 de Abril tem a haver com a Ponte Salazar ?

Se formos a ver bem, o português mais representativo foi o Egas. Anadamos sempre de corda ao pescoço.

E alguém me responde para que serve este tipo de concurso de culto de personalidade ???? Caraças, este País precisa de produzir e andamos aqui a contar mortos. Penso que nenhum computador teria memória suficiente para uma base de dados de mortos pelas ditaduras comunistas. Lembremo-nos do PREC...

Anónimo disse...

gaja velha. chamo-te assim pq não mereces respeito algum,desde de me mandares para o Tarrafal. tens pais? se os tivesses na tido, não falavas assim. ser de esquerda e não gostar do salazar, não é sinonimo de comunista! eu não sou. TU ÉS UMA GAJA VELHA RETORNADA AFRICANA E SALAZARISTA

Fresquinha disse...

Sim, Santiago. E que mais ?

Dragon Soul disse...

Essa da Ponte Salazar virar Ponte 25 de Abril é mais um exemplo da ditadura encapuçada que a esquerda tentou impor... e que não conseguiu!! Para mim e para muitos é, e será Ponte Salazar. E nem quero começar a falar do Vasco Gonçalves e das FP25 que é para não prolongar a discussão.

Fresquinha disse...

Foi baptizada assim. E assim permanece. Imagina o que era mudar as estátuas, os nomes de ruas ...pergunto-me é porque é que só a Ponte ? O resto dava muito trabalho ? Então é porque houve muito trabalho. Olha, Sr. António, eu acho que é melhor rirmos. Estou à procura de material para isso. Afinal, sempre tentei não falar nem de politica, nem de religião, nem de futebol. Já quem o faça melhor do que eu. :-))))

Anónimo disse...

Ao menos arranjaram uns feriados...

Fresquinha disse...

Isso é porque se produz muito e as pessoas andam estoiradas :-))) Aliàs, há excesso de produção, segundo as contas do Guterres.

Anónimo disse...

Guterres fica na historia por não saber fazer contas...

Fresquinha disse...

Na minha História não fica. :-)

alfabeta disse...

Será que já não há respeito pela opinião contrária? Ofensas é que não , cada um é como é.

Anónimo disse...

fresquinha, agora sim, vais levar reguadas por não saberes ler.

e garanto-te que é a minha última visita aqui, cheira demasiado a bafio.

Fresquinha disse...

Nélio,

Não me referia a ti mas a todos vocês que não sabem utilizar um rato para mudar de página. Mas estás à vontade. Até acho bem que vás porque sou contra a violência doméstica. E o bafio que te cheira pode fazer-te mal. Felicidades.

Há mais 299 visitantes por dia. Acho que não sinto mesmo a tua falta.

Fresquinha disse...

Alfabeta,

O meu melhor amigo é comunista. Apesar de não partilharmos as mesmas ideias, conseguimos fazer da nossa relação uma relação única e rica. Temos sempre muitas discussões mas tudo dentro dos limites da boa educação. Agora, observo que as pessoas estão cada vez mais radicais. E que, na falta de diálogo civilizado, correm imediatamente para a agressão gratuita. Há milhões de blogues, como sabes, na blogosfera. Faz-me imensa impressão que alguém se dê ao trabalho de escrever insultos e ofensas pessoais quando é muito mais fácil partir para outro blog. Ninguém é obrigado a cá vir.

Há muito tempo que não vinhas cá. Volta sempre !