quarta-feira, março 28, 2007

a diferença entre dizer e transmitir


Buddha juntou os seus discípulos no lago Gridhakuta para instrução. Os seus aderentes sentaram-se em círculo à sua volta e aguardavam ávidamente os seus ensinamentos. Sem uma palavra, Buddha debruçou-se sobre o lago e arrancou uma flôr de lotus. E ergueu-a no ar, para que toda a gente a visse. Praticamente todos os discípulos ficaram confusos até que o discípulo Mahakashyapa começou a rir à gargalhada.
Então, Buddha entregou a flôr de lótus a Mahakashyapa e disse,
“Tudo o que pode ser dito, já vos disse, e o que não pode ser dito, já o dei a Mahakashyapa.”
.
Deixa fluir ôm, ôm, ôm

9 comentários:

robina disse...

Estou a reflectir...om, om, om, om...zzzzzzzzz :-))))

Fresquinha disse...

Desde que não faças muitas flexões, a coisa não deverá correr mal.:-)

Anónimo disse...

om...om...om...

Xinha disse...

Ontem tava eu ÔM, ÔM, (francesinha), ÔM, ÔM, (francesinha)! lol

Ahh, já agora, só uma correcçãozita... a palavra ÔM, leva acento circunflexo no O, já que na sua língua original (sânscrito, língua antiga da Índia) não existe a pronuncia do O aberto! ;)

Xinhos!

Fresquinha disse...

Xinha,

tens toda a razão ..costumo usar Oum, oum, oum ..que vai dar ao mesmo. Mas só em tua honra,´vou corrigir. Se te tiro o chapéu, lá cometo o mesmo erro ...:-)))

Xinha disse...

lol
Bigada! Serviço público, é o que faço!! lol ;)

Mais uma explicaçãozita, antes que eu comece a ficar muito chata. AUM, é como se escreve em sânscrito, mas é erro pronunciar assim e transcrever assim. Mas a verdade é que em sânscrito a+u=ô e a+i=ê.

Tenho de saber isto tudo! Estou a fazer formação para instrutora de Yôga. (que também leva chapéuzinho!)
looool

Fresquinha disse...

Xinha,

Mais uma vez te agradeço. Não és chata nenhuma e só espero que nunca te abstenhas de dizer alguma coisa. Gosto muito de aprender.
Já fiz Yôga em Singapura e fez-me muito bem. Se hoje sou calma e serena é porque, sem querer, aplico alguns dos ensinamentos. Gosto de no final de praia, pôr-me na posição de lótus, fazer o vazio e "viver" o pÕr-do-sol. És de Lisboa ? Já ganhaste uma aluna. Esta.
Tenho uma tia que aprendeu sânscrito. Sempre pensei que ela fosse única. Bj, Xinha.

Xinha disse...

É muito bom quando se transporta o que se aprende com as práticas de yôga para o dia-a-dia. Desde que comecei a praticar que o meu respirar nunca mais foi o mesmo!
Ainda não pratiquei na praia, mas deve ser delicioso!
Já que gostas de aprender, a posição de lotus em língua de yôga chama-se padmásana. Padma = lotus, ásana = posição. Usamos os termos sânscritos porque há termos que não têm tradução e outros em que as palavras já não têm o mesmo sentido.
Não estou em lisboa, mas posso indicar-te umas escolas óptimas com instrutores formados e de qualidade e ainda por cima bonzões e com os músculos todos definidos! ;)

Xinhos ;)

Fresquinha disse...

Venham eles, Xinha ! Por todas as razões :-))) Obrigda, Xinha