segunda-feira, março 31, 2008

hoje estou com os azeites


* A oliveira é cultivada no Mediterrâneo há 6.000 anos

* A oliveira era uma árvore sagrada para a deusa Grega Atena e o nome da capital da Grécia, Atenas foi escolhido em honra desta deusa.

* A oliveira foi durante séculos o símbolo da sabedoria e da paz.

* Todas as azeitonas são negras, se as deixarem amadurecer até ao fim.

A sua cor indica um diferente estado de maturação.

* As azeitonas pretas estão num estado de maturação mais avançado que as verdes.

*Para extrair 1 litro de azeite são necessárias, em média, 5 a 6 Kg de azeitonas.

* Ao contrário do vinho, o Azeite, como produto natural que é, não melhora com o tempo. É, portanto, aconselhado que se consuma no ano da sua colheita. Bem acondicionado, pode conservar-se cerca de 18 meses a partir da extração, sem que as suas características se alterem.

* O rendimento do Azeite é maior do que o de outras gorduras vegetais, tanto em frio como em quente.

* O Azeite deve guardar-se em recipientes de vidro, de preferência escuros, ou em recipientes de folha de flandres ou de aço inox. Deve manter-se em local fresco, sem luz e longe de produtos com cheiros intensos para evitar que os absorva.

* Quando sujeito a temperaturas muito baixas o Azeite pode solidificar. Contudo, ele retoma o seu aspecto inicial quando volta à temperatura ambiente, não perdendo nenhuma das suas características.

* Um bom e saboroso azeite é melhor se for acrescentado no final da preparação da sua receita.

* O azeite faz maravilhas à pele seca.

* É usado com muita frequência em produtos de higiene como por exemplo o célebre sabão de Marselha!


.
A azeitona já está preta, a azeitona já está preta,
Já se pode armar aos tordos, já se pode armar aos tordos.
Diz-me lá, ó cara linda, diz-me lá, ó cara linda,
Como vais de amores novos, como vais de amores novos.
.
[Refrão]
É mentira, é mentira,
É mentira sim, senhor!
Eu nunca pedi um beijo,
Quem mo deu foi meu amor! [Bis]
.
Ó que lindo chapéu preto
Naquela cabeça vai.
Ó que lindo rapazinho,
Para genro do meu pai.
[Refrão]

Quem me dera ser colete,
Quem me dera ser botão.
Para andar agarradinha,
Juntinha ao teu coração.
[Refrão]
.
Letra e música: Arlindo Duarte Carvalho

Sem comentários: