quarta-feira, março 21, 2007

allgarve

ALLGARVE é a nova designação da província "allgarvia", que corresponde ao distrito de Faro, no sul de Portugal. Por "decreto" do ministro da Economia, Manuel Pinho, o Algarve deixou de ser Algarve para passar a ser... ALLGARVE. Não se sabe quanto é que este "decreto" custou ao erário público, mas deve ter custado muito dinheiro, muitos milhares de euros, porquanto só um criador publicitário muito imaginativo se lembraria de tal achado para esta campanha de marketing público de uma das regiões mais genuínas e mais turísticas do país, cuja marca se confunde com os primórdios da nacionalidade. Ao que parece, o Algarve passa a ser"Allgarve" por causa dos ingleses ou dos estrangeiros que só falam inglês. É uma falta de respeito por Portugal e pela lusofonia. Luís de Camões deve estar às voltas no túmulo.
CORRECÇÃO
A notícia acima circula na net como verídica. No entanto, e graças à atenção de um dos meus visitantes (que eu agradeço), tal não se verifica. O nome Allgarve foi escolhido para uma campanha publicitária (o que eu acho extremamente infeliz) e não se vai proceder à mudança do nome, segundo o Sr. Helder Martins. «Ninguém vai mudar o nome ao Algarve»A nova campanha publicitária teve o apoio da região de turismo do Algarve. Hélder Martins, o presidente da região de turismo, explica que em causa estão apenas um conjunto de iniciativas e não a mudança do nome do Algarve.«Ninguém vai mudar o nome ao Algarve. Esta é apenas uma campanha de comunicação de um conjunto de eventos. Isto foi uma marca que uma empresa especialista no sector escolheu, e que foi aprovada por várias entidades entre as quais a região de turismo do Algarve», explica o responsável.

5 comentários:

Anónimo disse...

Reconheço que é de mau gosto a campanha, mas tb reconheço que o Algarve precisa dos estrangeiros.

Aliás, prefiro os estrangeiros, que o tipico tuga da quarteira, pronto, está dito.

Fresquinha disse...

Mas achas que é por causa do nome que o Algarve deixa de ter tugas de Quarteira e passa a ter la crème de la crème ? Não basta mudar de nome. Nâo achas ?

Fresquinha disse...

E mais... Mig. Eu resolvia o problema do Algarve com muitas bombas antónias ! Eu odeio o Algarve por tudo o que é, pelo que representa, etc. Só mesmo nas outras 3 estações do ano (excluindo o Verão) é que o Algarve é tragável. Ou na Quinta do Lago, VillaJoya, e condomínios de luxo. E nem sempre.

Anónimo disse...

Aconselho a ler melhor a/as notícias ao respeito deste tema porque o que afirma no post está completamente errado.

Fresquinha disse...

Agradeço-lhe a informação. Publiquei a notícia tal como me chegou. Mas não deixarei de corrigir, caso tenha razão. Gosto de rigor. E também não tenho tempo para verificar fontes. Obrigada.