"Os primeiros tratados médicos descrevem e desenham as seringas de clister de forma a que pudessem servir em todos os orifícios corporais, mas o mais comum é o enema rectal, que tem uma variadíssima panóplia de aplicações. Os enemas nutrientes eram administrados analmente, em casos de não se poderem ser administrados oralmente. Os clisteres de vapores, que dispensavam o fumo do tabaco, era usado até à primeira metade do século XIX para reanimar os que perdiam a consciência ou sucubiam à asfixia. Também há referências documentadas de administração de venenos em enemas, uma prática que Luis XIV temia em especial.
Até os membros da Igreja tomavam clisteres, usando seringas cheias de água benta para realizar baptismos intra uterinos em caso de morte ameaçada ou eminente de nados-mortos. Os padres também celebravam exorcismos com clisteres de água benta para expulsar o diabo do corpo. Os clisteres eram utilizados para limpeza do corpo e da alma, e o termo "lavagem" tornou-se um eufemismo popular para os que exercíam medicina."
24 comentários:
Devias experimentar, dizem que faz muito bem aos rinzes :-))))))
ANALogias portanto...
E também faz bem às amígDALAS...:D))))))
Bom dia!:)
Robina,
Aqui não entra nada. Só sai !:-))))
Não tenho dores de rinzes ...
Inha,
Faz bem às amigas da onça. Ou às amigas dela ... Boa noite ! :-)))) Voltaste á vida ? Tive ausente ... com as amígdalas ....
Mano,
Dizem que sim. :-)))) Interessante que a Igreja fizesse exorcismos a clister ...
Se a Igreja fizesse clisters, não faltaria gente por aí com andares novos, hehehehehe.
Ó-Ó,
A Igreja deixou de fazer clísteres aos fiéis, para lhes exorcisar os demónios, mas mesmo assim anda para aí muito andar novo :-))))
Tem por aí gentinha com andar novos, mas bem no fundo, até parecem musoléus... :)
Mausoléus ? Explica-te ...nã percebo !
Deixa-me rir :)))))
Tem gentinha fresquinha que bem se pode dar uma de Clister que magoa, logo aí se pode dizer que fica com andar novo...
Mas tem outra gente, que bem pode levar os 'clister' que quizer,que não faz moça, são estes os mausoléus que por aí abunda !!! :)
É gente que não frequento !
:-)
Disseste bem, ambientes soturnos com contornos meio esquisitos, mas falei assim porque fazendo uma viagem virtual carnal (pecaminoso), só encontramos treta dessa... :)))))
Sem falar na quantidade de elas que viraram eles ! Aí a geografia é outra !
Tens que andar noutros lados ...:-)))))) Ainda há vida !
Sim, tbm tem disso, de elas virarem a eles, e eles virarem a elas, é só procurar no lugar certo, mas não ando para esses pontos geográficos virado.
Mas como posso me virar para outras bandas, já sou outonal, já passou o meu pico, agora...
anda rodinhas.:-)))))
Um homem outonal é um vintage ! Agradece as tuas bençãos. A mulher outonal (de Setembro), é velha, o homem é finalmente interessante, maduro, seguro, ... !
Sim, comenta-se que as quedas de folhas, neste caso, tropeçoes que se apnaha ao longo dos anos, dá maturidade aos visados, é mesmo por isso que agradeço o vinho que me ofereces.
A mulher, esse sublime ser, nunca é velho, é sómente uma criatura que amadureceu, deu os seus frutos e criou-os, sempre segura de si, exemplo de uma criação perfeita, ela é sublime.
Vês ? És único !
Obrigada. Acho que tens razão. Ainda assim prefiro a vossa imperfeição ! :-)
Único? fazes de mim um parecer que me deixa lisongeado, mas não fui um pera boa de se trincar, hoje, faço jus ao que sempre em mim predominou, educação e reconhecer outrém...
Mas desde a ser imperfeito, tbm prefiro a beleza da próxima. :-))))
Eu não prefiro a beleza da próxima.
Dizem que a pêra-rocha é boa de trincar ! Depende do dente de quem a trinca. :-)
Seria imoral para ti desejar a próxima, quanto mais, só poderias desejar o próximo. :-))))
Quanto à pera-rocha, ainda existe aqui por bandas de Alcobaça uns pomares, mas é fruta que está escassear, no entanto, posso providenciar umas para dares umas trincadinhas, dispõe. :)
Não sou pessoa de me contentar com trincadinhas em pomares. Sempre tive a horta cheia ! :-)Falta-me apenas o Éden.
Mas obrigada pela preocupação. Estou tão bem assim ... Paz no pomar !
Pois fico contente de saber que as trincas não é para ti, e que a horta foi grande. :)
Mas en relação ao Éden, esse tbm eu procuro, fazendo jus ao cantor, procuro e não te encontro.
O meu pomar é humilde, mas quando quizeres dar uma trinca literalmente na pera-rocha, sou capaz de providenciar um cabaz, estou mesmo a falar de fruta, porque isto agora anda tudo à procura de fruta biológica. :-))))
Enviar um comentário