domingo, maio 04, 2008

fealdade propositada é maldade ?


O Sufismo considera a beleza como um dos nomes de Deus, afirma que Deus ama a beleza, e que produzir coisas conforme à Beleza é uma forma de culto, de veneração a Deus" Mas...será que pelo menos em certos casos não existe alguma subjectividade no que é belo ou feio? Como nos desenhos animados, aquele alienígena horrendo, que diz: "Como esses humanos são feios!..."

A fealdade propositada é uma espécie de maldade. Uma pessoa que não se esforça, nem um bocadinho que seja, para tornar a sua própria aparência e o seu ambiente mais bonito é má. Porque a beleza em si pode não ser uma virtude mas a capacidade de apreciar e buscar a beleza é.

Uma pessoa que acha que buscar a beleza para si mesmo é fútil é um cínico maldito, um canalha. O mundo é feio, dizem. Pois sim, mas por isso vamos desistir da beleza? Isso é o mesmo que desistir da honestidade porque todos à nossa volta são corruptos, o mesmo que desistir da bondade porque existe o mal, é uma falta de caráter. Que muita gente tem, alguns possuindo um talentozinho muito especial.

É como eu digo, a beleza é a primeira e a última coisa que procuramos na pessoa amada. A primeira porque é o que nos chama atenção no imediato e a última, porque depois de se amar essa pessoa, a sua estética nem faz tanta diferença...
.
Autor desconhecido

Sem comentários: